Aconteceu! Você viu? Notícias

Jardim Japonês na USP marca os 110 A anos da Imigração Japonesa no Brasil em grande estilo

Família do paisagista Kinji Yoshida marca presença na reinauguração. (Foto: Luci Judice Yizima)

A Cidade Universitária ganha o mais novo ponto turístico Zen, Jardim Japonês da USP, localizado no Herbário do Instituto de Biociências da USP, reinaugurado em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa, uma parceria da Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses do Brasil (ABIJA – Associação Brasileira do Imigrante Japonês) e a Prefeitura do Campus USP da Capital promoveram a reforma do local. Uma cerimônia Xintoísta, realizada no dia 29 de junho, marcou a reinauguração do espaço e contou com a participação do prefeito do Campus da Capital, Hermes Fajersztajn; a presidente da ABIJA,  Miyoko Shakuda; Vice Presidente do Bunkyo, Teruco Mitsuji; professor Ii-sei Watanabe; o paisagista Daikichi Yoshida e sua família com foto do patriarca Kinji Yoshida que faleceu em março último, Durante um ano fez um trabalho reconhecido, notório e indelével. Além de outros representantes da ABIJA, convidados da comunidade japonesa e da comunidade Uspiana.

 

Cerimônia Xintoísta purifica o local. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Professor Ii-sei Watanabe e Hermes Fajersztajn (Prefeito do Campus da Capital) (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Foto do paisagista Kinji Yoshida, felecido em março.

Ocupando um espaço de aproximadamente 5 mil metros quadrados, o Jardim Japonês ganhou um novo Portal, doado pela comunidade nipo-brasileira de Vargem Grande Paulista, além de pinheiros japoneses (matsu) distribuídos, 50 carpas coloridas (nishikigoi), doadas pelo Pavilhão Japonês do Ibirapuera e tartarugas (kame), azaleias e flor de cerejeiras (sakuras).

 

Professores, convidados e autoridades fazem um minuto de silêncio em memória do paisagista Kinji Yoshida, felecido em março. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Uspiano recebe homenagem da ABIJA (Foto: Luci Judice Yizima)

 

O jardim foi construído pelos imigrantes japoneses e inaugurado, em 1967, pelos então príncipes Akihito e Michiko (atuais Imperador e Imperatriz do Japão, respectivamente), que vieram ao Brasil para a celebração do 60ª aniversário da Imigração Japonesa. Em 2017, a Abija deu início à restauração do espaço para comemorar tanto o 50º aniversário do Jardim quanto os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

 

Professores da USP recebem homenagem da ABIJA (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Professores da USP recebem homenagem da ABIJA (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Professores da USP recebem homenagem da ABIJA (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Professores da USP recebem homenagem da ABIJA (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Paisagista Daikichi Yoshida recebe homenagem em nome de seu pai Kinji Yoshida (Foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ