Cultura Notícias

“Encontro das Estrelas” traz Música, Dança, Artes Marciais ao bairro da Liberdade em SP

Foto: Luci Judice Yizima

Para você que é amante da cultura japonesa, prepare os seus “tanzakos” (papeis coloridos) com seus pedidos às Estrelas. Como acontece sempre nesta época do ano, as ruas e a Praça da Liberdade em São Paulo são decoradas com dezenas de enfeites de Tanabata (grandes flores coloridas de papel), pendurados em aproximadamente 70 bambus de 13 metros de altura, com três Tanabatas com caudas longas em cada bambu. Os tanabatas são confeccionados durante cinco meses que antecede o evento pelas voluntárias da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL). Estarão à disposição dos visitantes os “tanzakus” coloridos para escreverem os seus pedidos e pendurarem nos  “sassadake” (galhos de bambus). É a homenagem do Bairro Oriental ao lendário sentimento de amor e carinho entre a princesa Orihime e seu amado, Kengyu.

A 40ª edição do Tanabata Matsuri, a lenda japonesa trará como tema os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil que acontece no próximo fim de semana (28 e 29), no Bairro da Liberdade. O evento, é uma realização da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal) em conjunto com a Prefeitura Municipal de São Paulo, espera receber um público estimado em cerca de 150 mil visitantes nos dois dias de programação. O público poderá apreciar na Rua Galvão Bueno o corredor gastronômico e de bazarista com produtos orientais.

 

Foto: Luci Judice Yizima

 

De acordo com os organizadores, o objetivo é fomentar a cultura oriental e levar entretenimento e lazer gratuito à população de São Paulo. A programação de palco terá apresentação de danças folclóricas orientais com participação de várias modalidades de diversas associações, apresentação de diversos grupos de taikô, shows musicais, karaokê e atrações dos jovens, além de oficinas de origami kirigami shodô, sumi-ê (pintura japonesa) e concursos de Cosplay, Parada de taiko, desenhos e poesias como haicai, tanka e haiku.

O presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki, lembra que, durante os dois dias, a tradicional Feira de Artesanato da Liberdade abrirá ao público normalmente. “É necessário e importante manter a tradicional Feirinha da Liberdade”, diz. Segundo Ikesaki, revela que uma das novidades desta edição é a importante comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Garante fazer uma grande festa com a ajuda de todos, e convida toda a população brasileira para prestigiar a festa.

 

 

Serviço

40º Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Quando: Dias 28 e 29 de julho (sábado e domingo), a partir das 10h

Onde: Praça da Liberdade – Liberdade – São Paulo – SP

Informações: (11) 3208-5090

 

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ