Acontece Cultura Notícias

Historiador japonês ministra palestra em comemoração aos 110 anos da imigração

As experiências a bordo dos navios, curiosidades das travessias e as lembranças dos primeiros japoneses a desembarcarem no Brasil levam o público a um mergulho no universo da imigração

 

 

Para celebrar os 110 anos da imigração japonesa, a Fundação Japão e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo convidam o público a uma viagem no tempo, no interior dos diversos navios que, a partir de 1908 desembarcavam no Brasil. Esta viagem será conduzida pelo historiador japonês Sachio Negawa, que ministrará a palestra Rumo ao Brasil a bordo da terceira classe: as experiências dos imigrantes japoneses em 1º de setembro, às 15h, no auditório do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

No evento, o pesquisador Negawa revelará as experiências vividas pelos imigrantes japoneses a bordo dos navios Kasato Maru, Ryojun Maru, Santos Maru, Buenos Aires Maru, Burajiru Maru, entre outros que atracaram no Brasil entre 1908 e 1941.

Ilustrada com muitas imagens, a apresentação permitirá ao público conhecer mais sobre as travessias dos mares em viagem de terceira classe realizadas pelos japoneses, que geraram histórias e lembranças que unem as famílias até os dias de hoje. Também trará informação sobre os tipos de navio, período das viagens e detalhes sobre a vida a bordo.

O palestrante adianta algumas curiosidades, como por exemplo, o fato de que não somente trabalhadores das províncias japonesas eram transportados pelos navios da imigração, mas também “noivas da imigração”, medalhistas olímpicos, artistas, flores de cerejeiras e animais raros da Manchúria.

A palestra contará com dados resultantes da pesquisa “Perspectiva do Processo de Civilização vista através de Navios de Emigração como Tempo e Espaço Transnacional e Mídia (JP 17K02043), realizada com auxílio do programa da JSPS Grant-in-Aid for Scientific Research (C).

O evento é gratuito, com vagas limitadas. Para participar, interessados deverão efetuar inscrição através do email m.souto@museudaimigracao.org.br.

 

 

Sachio Negawa

Historiador especialista na área de estudos de migração, nasceu em 1963, em Osaka, no Japão. Apaixonado pela MPB, veio ao Brasil em 1996, quando também percorreu outros países sul-americanos.

Obteve o título de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Japonês (FFLCH), da Universidade de São Paulo, em 2001; foi professor da Universidade de Brasília, de 2002 a 2014, ministrando disciplinas de Literatura Japonesa, Sociedade Japonesa Contemporânea, entre outras.

Depois de viver no Brasil por 16 anos, retornou ao Japão. Em 2014, obteve o título de doutor pela Universidade Nacional SÔKENDAI (The Graduate University for Advanced Studies).

É autor do livro Burajiru nikkey imin no kyoikushi (História da Educação de Imigrantes Japoneses no Brasil, Tóquio, MISUZU-Shobô, 2016).

Atualmente é Research Fellow do NICHIBUNKEN (International Research Center for Japanese Studies), em Quioto, e coordena o projeto “Pesquisa histórica da civilização vista através de navios da imigração como tempo e espaço transnacional”, com apoio da Sociedade Japonesa para Promoção da Ciência.

 

 

 

“Rumo ao Brasil a bordo da terceira classe: as experiências dos imigrantes japoneses”, com o prof. Sachio Negawa
Data: 1º de setembro de 2018
Horário: 15h
Local: Auditório do Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Endereço: R. Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, São Paulo
Evento gratuito. Vagas limitadas. Necessário inscrição através do e-mail m.souto@museudaimigracao.org.br
Mais informações: (11) 2692-1866

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ