Acontece Notícias

Liberdade vai ganhar reforço na limpeza neste final de semana

Mais de 300 voluntários se mobilizam para limpeza na Liberdade (Foto: Luci Judice Yizima)

No dia 15 de setembro, das 7h30 as 13h, uma ação do Projeto RevitaLiba com mais de 350 voluntários limparão uma distância de 3km do bairro da Liberdade, entre praças, becos e ruas. Em sua segunda edição, será mais importante devido à ação global de limpeza chamada “Clean Up Day” e em homenagem aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Organizada pela JCI Brasil Japão, Consulado Geral do Japão em São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

Crianças também fazem parte da ação (Foto: Luci Judice Yizima)

 

A presidente da JCI Brasil Japão, Patricia Murakami quer conscientizar as pessoas frequentadoras do bairro com os valores da limpeza e organização dos japoneses que é tão cultivada e valorizada no Japão, mas não tanto no Brasil. Valores esses que foram reforçados no discurso do cônsul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Takahiro Nakamae e que foi apreciado pela maioria dos lojistas da região.

“A primeira edição teve início em 28/08/17 através do projeto RevitaLiba onde sua primeira ação foi mobilizar jovens para fazer um mutirão de limpeza no Bairro Liberdade e conscientizar toda a comunidade sobre a cultura do Oosouji (limpeza) do Japão”, comenta. “As ações de limpeza são apenas algumas das atividades que serão feitas para esse Projeto tão necessário para um bairro turístico e que muito representou a nossa comunidade oriental”, destaca a jovem Murakami.

 

conscientizar as pessoas frequentadoras do bairro com os valores da limpeza e organização dos japoneses que é tão cultivada e valorizada no Japão (Foto: Luci Judice Yizima)

 

O RevitaLiba faz parte de um programa de revitalização do bairro da Liberdade. O projeto foi idealizado pelo cônsul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Takahiro Nakamae com o objetivo de mobilizar jovens líderes da comunidade Nikkei a fazerem um mutirão de limpeza do bairro da Liberdade. Adicionalmente, um dos intuitos do projeto é de resgate da cultura japonesa no bairro da Liberdade que continua sendo um ícone da comunidade japonesa no Brasil, manifestada em vários aspectos: gastronomia, arquitetura, lojas japonesas, centros culturais, entre outros.

 

Conscientizar toda a comunidade sobre a cultura do Oosouji (limpeza) do Japão (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Outro objetivo proposto pelo cônsul é da criação de um legado para a comunidade de descendentes de japoneses ou não, principalmente para as pessoas que frequentam o bairro, pessoas que moram no bairro ou para turistas que vêm de diversas partes do Brasil para conhecer a fiel representação da cultura japonesa. A JCI Brasil Japão foi escolhida pelo cônsul para liderar o projeto com o apoio de mais duas entidades jovens, o Interkaikans e a Comissão de Jovens do Bunkyo. A cada dia que passa mais entidades e líderes têm declarado o apoio ao projeto.

 

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ