Aconteceu! Você viu? Cultura Notícias

14º Nippon Fest contou com presença de cônsul Yasushi Noguchi

Considerado o principal evento da comunidade nikkei em Tupã, além de ser uma das maiores festas japonesas da região, o Nippon Fest mais uma vez foi sucesso de público durante os três dias de realização

Considerado o principal evento da comunidade nikkei em Tupã, além de ser uma das maiores festas japonesas da região, o Nippon Fest mais uma vez foi sucesso de público durante os três dias de realização (6 a 8 de setembro). Organizado todos os anos pela Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT) com apoio da prefeitura, o evento celebrou neste ano os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

 

Evento comemorou os 110 anos da imigração japonesa no Brasil

 

Um dos grandes destaques da programação foi o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, que participou da abertura da exposição “Da Terra do Sol Nascente Para o Brasil: 110 anos da Imigração Japonesa”, instalada no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre.

De acordo com a gerente do museu, Tamimi Rayes Borsatto, para enriquecer ainda mais a exposição, o cônsul destinou ao museu diversas peças da cultura japonesa que fazem parte do acervo especial do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

 

Diversas atrações no palco.

 

“Temos expostas cerca de 45 peças que vieram do consulado e que são importantes porque são maquetes ou vitrines de vidro. São templos, cúpula da bomba atômica, castelos, vestimentas típicas, sombrinhas, leques, bonecas, horóscopo japonês, reprodução dos meses em madeira, além da parte para cerimônia do chá”, explicou.

Ela também destacou o carinho do cônsul pela cidade de Tupã, fazendo questão de participar da abertura da exposição e do Nippon Fest. “Para nós esta visita do cônsul foi de fundamental importância para que mostrássemos como nosso museu mantém viva a cultura japonesa”, completou Tamimi.

 

Apresentação de Taikô.

 

Vale lembrar que o público poderá apreciar a exposição itinerante que mostra parte da beleza do Japão no museu tupãense até o dia 20 de setembro. Em seguida Noguchi conheceu o Paço Municipal, onde recebeu do prefeito Ricardo Raymundo e do vice-prefeito Caio Aoqui, o título de Hóspede Oficial do Município.

“Estou muito feliz por ter visitado Tupã, conhecido o tradicional Nippon Fest e ver que estão conservando tão bem as tradições. Como cônsul, quero sempre apoiar esses esforços de manter a cultura japonesa viva e estreitar ainda mais os laços entre Tupã e o Japão”, disse Yasushi.

 

Além dos tradicionais “tiotins”, típicas lanternas japonesas de papel colorido, a decoração contou ainda com “torii”, portal de madeira, pintado de vermelho.

 

Fechando a agenda em Tupã, o cônsul também prestigiou a abertura do Nippon Fest. A exemplo dos anos anteriores, os visitantes puderam encontrar na Praça da Bandeira uma ornamentação típica japonesa, como se fosse um pedacinho do Japão no município.

 

Apresentadores mirins comando a festa.

 

Além dos tradicionais “tiotins”, típicas lanternas japonesas de papel colorido, a decoração contou ainda com “torii”, portal de madeira, pintado de vermelho para designar a entrada de um lugar sagrado e afastar os maus espíritos.

A decoração também contou com os famosos “koinobori”, faixas em formato de carpa colorida, em comemoração ao Dia dos Meninos, e que simbolizam força e sucesso.

 

A decoração também contou com os famosos “koinobori”

 

Outra atração da festa foi praça de alimentação, onde foi possível degustar diversos pratos típicos japoneses. O cardápio deste ano contou com guioza, harumaki, niguirizushi, omelete, oniguiri, sashimi de salmão, sashimi de tilápia, sorvete frito, sushi frito/hot roll, sushi mix, sashimi, temaki, tempurá, udon e yakissoba, além de churros, espetinho, isca de tilápia, pastel e bebidas em geral.

 

Yakisoba sempre faz sucesso na praça de alimentação.

 

Além da gastronomia, a cultura artística japonesa foi um dos pontos mais atrativos da festa, com diversas apresentações no Espaço Cultural “José Anselmo Filho – Zé Pretinho”.

 

Gastronomia sempre forte no Tupã Nippon Fest.

 

Durante todos os dias, a festa contou com apresentações de taiko; números de dança; apresentações de karaokê; cosplay e apresentações de mágica e ilusionismo.

 

Publico prestigiou a principal festa da cidade.

 

O presidente da ACERT, Newton Takahara, destacou o apoio para a realização do evento e agradeceu a colaboração da prefeitura, dos patrocinadores e destacou o empenho e a dedicação dos voluntários, que segundo eles são imprescindíveis para a realização da festa.

“Foi um evento muito bom, tudo ocorreu tranquilamente e com muita segurança e alegria. Agradeço a todos que nos ajudaram e dedicaram seu tempo na realização desta festa. Estas pessoas são ícones da cultura japonesa e graças a estes voluntários e à população que nos prestigia sempre o Nippon Fest dá certo”, disse Takahara.

 

Beisebol também fez parte da festa.

 

O vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Caio Aoqui (que também fez parte da comissão organizadora do evento) ressaltou que o Nippon trouxe dias de muita cultura japonesa para Tupã e região.

“Quero agradecer o total apoio do prefeito Ricardo Raymundo para a realização de mais um Nippon Fest e parabenizar a ACERT e todos os voluntários envolvidos. Não tivemos nenhum transtorno durante a festa e a Praça da Bandeira ficou lotada de visitantes. Isso com certeza demonstra o valor que a cultura japonesa tem e sua importância para o nosso município”, enfatizou Caio.

 

Tupã guarda grandes historias desta modalidade.

 

Já o prefeito Ricardo Raymundo destacou que além promover a integração entre brasileiros e japoneses e fortalecer o congraçamento da colônia japonesa de Tupã e região, a importância do Nippon Fest já ultrapassou as fronteiras municipais, sendo reconhecido em todo o estado.

“O Nippon Fest faz parte não só do calendário turístico de Tupã, mas também do calendário turístico do Estado de São Paulo, através da Lei 13.360/2009 de autoria do então deputado estadual Rodolfo Costa e Silva. Por isso, é nosso dever apoiar e preservar sua realização anualmente, tornando cada vez mais atrativo”, disse.

 

Autoridades presentes.

 

“Este ano o evento superou nossas expectativas, com uma organização impecável e totalmente agradável ao público. Todos os organizadores estão de parabéns pela festa e já estamos ansiosos para o próximo ano”, finalizou o prefeito.

 

 

Bazaristas.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ