Acontece Comer & Beber

Oficina de Comida Japonesa Caseira, Udon frito? Sopa de gyoza?

Gelatina de Goya

A cozinheira Marlene Fukushima mostra que dá para trocar papéis dos ingredientes. A 11º Oficina de Comida Japonesa Caseira, com a cozinheira Marlene Fukushima, vai ensinar seis pratos do dia a dia: yaki udon (macarrão udon frito), gohan (arroz japonês), sopa de gyoza (pastel japonês), berinjela com missô (pasta de soja fermentada), conserva de rabanete e gelatina de goyá. A Oficina acontece no próximo domingo, 14 de outubro, das 8h às 13h. No final, os participantes fazem um almoço de confraternização.

 

Sopa de Gyoza

 

Marlene ainda vai preparar um suco de boas-vindas de goya com acabaxi, típico da província de Okinawa, no extremo sul do Japão.

Conhecido por suas propriedades benéficas, os estudos mais recentes apontam que o goya (melão de São Caetano) ajuda a combater diabetes, câncer e é um dos fatores para a longevidade do povo de Okinawa.

 

Tsukemono de rabanete

 

Duas receitas ganham modos de preparo diferentes em relação ao que a maioria está acostumada. No yaki udon, a proposta é fritar o macarrão para dar maior crocância e sabor acentuado. Geralmente o udon, um tipo de macarrão grosso bastante popular na culinária japonesa, é utilizado para fazer sopa. O gyoza, um tipo de pastel chinês que se tornou comum no Japão, é servido no vapor ou frito. Na Oficina vai ser utilizado na sopa. “O udon e o gyoza estão trocando de papéis”, brinca Marlene.

Já a berinjela com missô e a conserva de rabanete mantém o estilo de pratos tradicionais do dia a dia.

 

Yaki Udon

 

Embora o gohan pareça ser de simples preparo, Marlene considera que é a receita mais complicada de ser feita. “O arroz é a base da alimentação dos japoneses”, diz a cozinheira. “Se o arroz não fica bom estraga toda a refeição”. Por isso, durante a Oficina ela dá dicas para lavar os grãos, forma correta de colocar a água na panela e como conservar no freezer.

A proposta da oficina é que mesmo quem não tenha experiência possa aprender. Por isso, todos que quiserem são convidados a colocar a mão na massa para preparar os pratos.
No final, ainda há sorteio de brindes.

 

Yakinasu Missô

 

 

Cardápio

– Yaki Udon (clássico macarrão japonês frito)

– Gohan (arroz japonês)

– Sopa de Gyoza – Gohan (arroz japonês)

– Berinjela com missô (pasta de soja)

– Conserva de rabanete

– Gelatina de goyá (melão são caetano) e abacaxi

Bônus: vamos experimentar o saudável suco de goya e abacaxi, típico refresco de boas vindas da província de Okinawa

 

 

Serviço

DOMINGO – 14 de outubro, das 8h às 13h

Rua 1º de Janeiro, 53 – Vila Clementino (ao lado do metrô Santa Cruz)

Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br

Whatsapp: 11-97130-3335

Valor: R$ 310 (inclui ingredientes, apostila digital e almoço de confraternização)

 

 

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ