Cinema | Teatro Cultura

Capela dos Aflitos, Largo da Polvora, Vila Claudina e Vila Jose Pereira farão parte do cenário de Spectros

Capela dos Aflitos (Foto: Luci Judice Yizima)

O bairro da Liberdade, além de um bairro turístico agora fará parte do cenário de uma serie que a Netflix anunciou a produção “Spectros”, sua nova série original brasileira. Douglas Petrie, produtor executivo de séries como Demolidor e Os Defensores e roteirista de Buffy: A Caça-Vampiros, com a produtora brasileira Moonshot Pictures que trabalha no projeto em Co-produção.

A série brasileira, com oito episódios na primeira temporada, Spectros é um thriller sobrenatural que vai desvendar histórias enterradas há séculos terá como cenário as ruas dos Aflitos, Rua Galvão Bueno, Largo da Pólvora no bairro da Liberdade, em São Paulo, conhecido por bairro oriental.

 

Rua dos Aflitos (Foto: Luci Judice Yizima)

 

A série da Netflix gira em torno de um grupo de cinco adolescentes acidentalmente atraídos para uma realidade sobrenatural que eles não podem compreender e que se conecta ao mesmo local da cidade em 1908. Quando confrontado por eventos cada vez mais bizarros e sombrios, o grupo chega a uma conclusão inevitável: alguém está trazendo a morte de volta e os espíritos querem vingança pelos erros cometidos no passado.

Tooro no Largo da Pólvora (foto: Luci Judice Yizima)

 

“Spectros é uma mistura incrível do folclore brasileiro e a história do bairro, com elementos dos contos de fantasmas japoneses mais assustadores que encontramos representada pelas ruas coloridas da Liberdade e vista pelos olhos de adolescentes”, disse o diretor e roteirista Doug Petrie. A produção começa em novembro deste ano e a estreia está marcada para 2019, na Netflix.

 

Não sabemos como será a série da Netflix, mas quem mora aqui conhece muito bem todos os mistérios e as lendas que envolvem o bairro, principalmente na Igreja dos Enforcados e a Capela dos Aflitos está ligada entre si.

 

Rua Galvão Bueno. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

 

A Capela dos Aflitos, também conhecida como Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, está localizada Rua dos Aflitos, uma rua curta, cheira de mistério e sem saída na Liberdade (bairro de São Paulo), entre a Rua Galvão Bueno e a da Glória, com acesso pela Rua dos Estudantes e ao lado da Estação Liberdade, local onde ainda resta um dos poucos becos ainda existentes em São Paulo (cidade), o Beco dos Aflitos. Inaugurado em 1775, período em que era costume que o sepultamento ocorresse no interior das igrejas, este cemitério a céu aberto era reservado apenas para o sepultamento de indigentes, escravos que não pertenciam à Irmandade do Rosário e para os condenados à morte na forca, conhecidos por supliciados.

 

Beco da Vila Claudina (Foto: Luci Judice Yizima)

 

A morte de Chaguinhas foi um marco para a cidade de São Paulo e reza a lenda que, ao ver o corpo desabar da forca pela terceira vez pois, nas primeiras duas tentativas de matar o soldado a corda do enforcamento arrebentou, a população reunida gritou “Liberdade!” e assim surge, então, o nome do bairro.

 

Vila Claudina (Foto: Luci Judice Yizima)

 

O primeiro Cemitério público da capital foi instalado no bairro da Liberdade, após a retirada do mesmo para o Cemitério da Consolação, o bairro recebeu a fama de assustador. Da mesma forma, a Capela dos Aflitos acompanha a reputação do local, estando presente em muitos roteiros ditos como “mal assombrado” da cidade de São Paulo. O bairro faz parte de um roteiro turístico do “Tour Além dos Túmulos”.

 

Vila José Pereira (Foto: Luci Judice Yizima)

 

São duas versões sobre o nome dado à capela. A primeira diz que foi criado em referência a Nossa Senhora dos Aflitos, já a outra, diz que foi criado em função dos familiares do condenado à forca ficarem aflitos com os que eram enforcados no Largo da Forca (atual Largo da Liberdade).

Muitos já alegaram terem visto vultos e terem ouvidos vozes durante visitas, dando crença à existência de almas dos condenados, e mesmo do espírito do soldado Chaguinhas.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ