Trocando Idéias

Dançar, cantar e alimentação balanceada são elixir dos 106 anos de Misue Sakamoto

Misue Sakamoto com seus 106 anos da idade, revela o segredo da longevidade. (Foto: Luci Judice Yizima)

Dizem que você é o que come e o que faz. Qual será o segredo da vida longa? O que dirá Misue Sakamoto de 106 anos moradora da Vila Prudente? Ela é a prova viva que somar a vida na roça, amor, dedicação, dançar, cantar e regados a Yakult, verduras e uma boa comidinha caseira e cuidados são essenciais para uma vida longa e saudável. Misue nasceu na Província de Kumamoto no Japão, quando chegou ao Brasil foi trabalhar em Marília, Tupã em plantio de algodão.

Em 1959 veio morar em Caucaia para plantar legumes e tomate. Há 35 anos está radicada no Jardim da Penha na zona Leste de São Paulo. Misue tinha uma vida entre trabalhar, cantar nos Taikais, participava da vida social do Clube Três Coroas na zona Leste, fazia parte do Grupo de Bon Odori do clube. Não fala português, só japonês. Sua rotina hoje é assistir aos programas e noticiários da NHK, Televisão japonesa.

 

Misue Sakamoto – 106 anos de idade e sua filha Maria Hiroko Mori – 74 anos. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Lúcida, e gozando de perfeita saúde, com exceção da visão prejudicada por medo não fez a cirurgia do glaucoma. Misue leva a vida cantando músicas no estilo Enka com repertório bem diversificado, em casa onde mora com o genro Yoshide Mori e uma das quatro filhas, a Maria Hiroko Mori, de 74 anos. Maria se divide em cuidar da mãe Misue e a barraca de pescados que tem há 20 anos na feira de quarta-feira, no bairro da Liberdade em São Paulo.

Maria conta a importância e o benefício da mãe receber o carinho, atenção e a dedicação de todos da família. “A minha mãe está sempre de bom humor, sempre sorrindo e cantando”, diz. “Minha mãe tem uma saúde de ferro, ouve que é uma beleza, come de um tudo, toma Yakult todos os dias. Adora um docinho como manju, yokan e moti frito com shoyu e açúcar. Graças a Deus não tem diabetes, sua pressão arterial é controlada”, destaca Maria Hiroko, que fala da mãe com orgulho.

 

Passaporte de Misue Sakamoto (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Enquanto entrevistávamos a Maria, a mãe cantava música aleatoriamente feliz da vida.

Confira o vídeo em que registramos Misue cantando o Hino do Japão.

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Parabéns para a Misue Sakamoto san, 106 anos, e sua família: vidas longas repletas de Felicidades!!
    Parabéns, querida e batalhadora Luci Júdice Iizima san: pelo agradável e belo vídeo!!!
    Abraços com admiração!!!
    Teruko Okagawa Monteiro, Rio de Janeiro

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ