Akira Saito Colunas

AKIRA SAITO: APENAS RESPEITO

“O grau de evolução de um praticante de Budo é facilmente percebido pelo seu respeito.”

 

Bom dia, boa tarde, boa noite, sim obrigado, não obrigado, sim senhor(a), não senhor(a), palavras simples e que um dia eram sinônimos de uma boa educação e que hoje andam tão em desuso. Não entendo de verdade a relação entre o sentimento de igualdade para com o outro e simplesmente não ter um mínimo de respeito. Chamar uma autoridade ou uma pessoa mais velha, por você ou pelo nome, a meu ver não conota igualdade e sim, a mais pura falta de educação mesmo.

Acredito na receita de que respeito gera respeito, e que isso se faz necessário em qualquer circunstância (no Budo, por exemplo, em um embate pela própria vida, os adversários se cumprimentavam de forma a constar o respeito que tinham um pelo outro, mutuamente, sem diferenças). Acredito ser difícil viver em sociedade com um pensamento de democracia, com pessoas que não cultivam o respeito entre si. Igualdade deixa de ser um direito e passa a ser, na visão destas pessoas, uma imposição, o que na verdade, passa a não diferir em nada de qualquer sistema autoritário, abusivo e ditador.

Se houvesse mais respeito, muito dos problemas atuais simplesmente não existiriam. Se respeitassem mais a opinião contrária à sua, o direito do outro, as regras de convivência, as leis de forma geral, o meio ambiente, etc…. Apenas respeito, já seria um grande avanço.

A sociedade pode se transformar em algo muito melhor, mas é preciso que cada um faça a sua parte.

GANBARIMASHOU!!!!!

AKIRA SAITO

Saito Akira 齋藤 明
Renshi-Shihan (Mestre) 6 Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial em 2013
Kyoshi Jun-8 Dan de Kenbu/Shibu Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp: (11) 98462-6797
www.saitobrothers.com
www.artesdojapao.com.br

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ