Acontece CAPA Comer & Beber Comportamento Cultura Entretenimento Musica

Bairro da Liberdade colore as ruas para o “44º Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas”

Cerimônia Xintoísta. (Foto: Luci Júdice Yizima)

Galhos de bambus e grandes flores de papéis de seda coloridos fazem parte da decoração do Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas que colorem e enfeitam as ruas do bairro da Liberdade.  O festival é uma realização da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, com o propósito de divulgar a cultura oriental e levar entretenimento e lazer gratuitos à população de São Paulo.

(Foto: Luci Júdice Yizima)
(Foto: Luci Júdice Yizima)

Prepare seus pedidos aos Deuses nos Tanzakos (tiras de papéis nas cores verde, amarelo, vermelho, azul e branco) e pendure nas árvores de bambus que enfeitarão as ruas do bairro da Liberdade durante o Tabata Matsuri ou Festival das Estrelas que acontece nos dias 15 e 16 de julho, das 10h30 às 18h00, na Praça da Liberdade – Japão, zona central de São Paulo. A cerimônia de abertura será às 14h no sábado (15), com corte da fita no Torii (Portal vermelho que fica na ponte da Amizade entre Brasil e Japão, o viaduto Osaka) e seguindo pela Rua Galvão Bueno com a tradicional cerimônia Xintoísta até a Praça da Liberdade – Japão.

Danças Folclóricas Japonesas. (Foto: Luci Júdice Yizima)

Em sua 44ª edição, o tradicional festival começa com a apresentação da Ginástica do Rádio Taisso Liberdade, apresentação de artes marciais como Confederação Brasileira de Aikidô – Instituto Takemussu, Artes Marciais Koryu Dojo da Ryujin Kai, Artes Marciais  Aikidô Maruyama, Artes Marciais Okinawa Goju-Ryu Karatê do Hozonkai.  Para as atrações musicais nipo-brasileiros estão os cantores  Ricardo Nakase, Sergio Tanigawa, Isa Toyota, Takeshi Nishimura, Diogo Miyahara, Joe Hirata, Banda Elisius, Guilherme Santiago e Akatsuka Band, entre outros.

Presença internacional da cantora japonesa Ayka Honma. (Foto: Luci Júdice Yizima)

Também terá apresentação de  dança folclórica Japonesa Represa Awa Odori, Shan Shan Kassa Odori, Lilly Mutai Buyo-Bu, Shinsei da Acal, Cia. Fujima de Dança Kabuki, , gisnástica de Kenko Taisô, Rizumo Taisso,  o destaque no festival este ano será Dança do Dragão da Província de Nagasaki e a parada de Taikô. O destaque  internacional fica por conta da carismática cantora japonesa, Aika Honma.

Grupo de Ginástica do Rádio Taissô Liberdade. (Foto: Luci Júdice Yizima)

Além das atrações, o público que visitar o festival poderá degustar das diversas comidas típicas orientais como yakisoba, tempeurá, gyoza, temaki, e outros pratos ocidentais como pastéis, churrasco, batata loka todos disponíveis nas tradicionais barracas da feira na praça, no corredor gastronômico da Rua Galvão Bueno e no Jardim Oriental. O evento conta também com bazaristas com artesanato oriental como origami, kirigami, leques, quimonos, acessórios de animê, entre outros.

Apresentação de Taiko. (Foto: Luci Júdice Yizima)

Tradição – O TANABATA MATSURI, originou de uma lenda, criada há quatro mil anos e inspirada nas estrelas Veja e Altair: conta a história de uma certa Princesa Orihime e seu amado Kengyu. A princesa Orihime era uma excelente tecelã e confeccionava a mais perfeita seda de que se tinha notícia.

O rico Taikô de Okinawa com look tradicional em harmonia com batidas e coreografia em uma só sintonia. (Foto: Luci Júdice Yizima)

Preocupado com sua excessiva dedicação, o rei ordenou que ela se distraísse, dando passeios diários pelo reino. Em uma dessas ocasiões, Orihime conheceu o pastor Kengyu e os dois se apaixonaram. Esquecendo-se completamente de suas obrigações, a princesa tecelã e o pastor dedicaram todo o tempo a esta paixão e por este motivo foram castigadas, sendo transformados em estrelas e separados pela Via Láctea. Comovido com a tristeza do casal, o Senhor Celestial permite um único encontro anual entre eles, num dia de julho. Em agradecimento à dádiva recebida, o casal atende aos pedidos feitos em papéis coloridos (irogami/tanzaku) e pendurados em bambus (sassadake). A festa foi introduzida no Japão pela Família Imperial no início do século IX com o nome de Tanabata Matsuri.

A Feirinha de Artesanato da Liberdade permanece durante os dois dias de eventos. (Foto: Luci Júdice Yizima)

Aqui no Brasil, neste TANABATA MATSURI, serão colocados nas calçadas da Praça da Liberdade – Japão, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes, dezenas de enfeites de Tanabata pendurados em 100 bambus de aproximadamente treze metros de altura, com três enfeites de papéis coloridos com longas caudas, em cada bambu. Estarão à venda os “Tanzakus”, papeletas para escreverem os seus pedidos e pendurarem nos ramos dos bambus chamados “Sassadake”.

SERVIÇO

44º Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Onde: Praça da Liberdade – Liberdade – São Paulo (Metrô Japão – Liberdade)

Datas: 15 e 16 de julho

Horário: Das 10h30 às 18h00

Entrada Gratuita

 

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ