CAPA Comportamento Cultura Empresas & Economia Notícias Perfil

Cônsul Yasushi Noguchi cumpre sua missão no Brasil e se despede

Após dois anos e nove meses na gestão no Consulado Geral do Japão em São Paulo, cônsul Yasushi Noguchi se despede da comunidade nipo-brasileira e do Brasi (Foto: Luci Judice Yizima)

Após dois anos e nove meses na gestão no Consulado Geral do Japão em São Paulo, cônsul Yasushi Noguchi se despede da comunidade nipo-brasileira e do Brasil, quando retorna ao Japão no final de julho. Tímido, o diplomata com a simplicidade de um monge cativou por onde passou, com carisma e simpatia conquistou a comunidade japonesa no Brasil. Sempre muito solícito o cônsul participou de várias festividades, reuniões, palestras, conferências, exposições e simpósios.                                                    

Confira a entrevista com o Cônsul-Geral Yasushi Noguchi onde destaca a difusão da cultura tradicional japonesa como tem sido fomentada, o que o impressionou na comunidade no Brasil, experiências e a apreciação pela culinária brasileira como churrasco e feijoada.

Portal Oriente – Cônsul Noguchi gostaria de saber qual a impressão e sua experiência no Brasil? 

Cônsul Yasushi Noguchi – Esta foi a primeira experiência profissional no Brasil e senti um grande potencial no país que ultrapassou 200 milhões de habitantes e possui abundante recursos naturais. Além disso, presenciei a expressividade dos nikkeis cujo número é de cerca de 2 milhões de pessoas e isto me fez perceber a relação especial de amizade entre o Japão e o Brasil. Desejo que essa relação fraterna tenha continuidade por longo tempo e que as atividades econômicas das empresas japonesas no Brasil se desenvolvam rapidamente. 

Portal Oriente – O senhor teve acesso a vários segmentos, gostaria de saber o que o senhor viu aqui no Brasil que gostou e que irá ter como referência e exemplo??? 

Cônsul Yasushi Noguchi – Pelo fato do Brasil ser um país de imigrantes, é compreensível e generoso em relação a outros povos. Acho magnífica a postura dos brasileiros em receber generosamente os imigrantes japoneses. A cultura e a culinária japonesa foram bem aceitas, tanto é que podemos encontrar sushi e sashimi na mesa de buffet das churrascarias. Em segundo lugar, gostaria de mencionar o avanço da internet no Brasil pois o pagamento eletrônico e as redes sociais são mais desenvolvidos que no Japão. Há o perigo do avanço das fake news porém, as startups estão em crescimento e a inovação também. Em terceiro, faço menção do futebol. Após os anos 90, o Japão convidou muitos jogadores e técnicos brasileiros, criou o J-League e assim pôde elevar o nível do futebol no país, participando de 06 edições da Copa do Mundo. Os japoneses são imensamente gratos aos brasileiros por essa contribuição. 

Portal Oriente – O que senhor viu no Brasil e não gostou? 

Cônsul Yasushi Noguchi – Acredito que seja a falta de segurança. São Paulo é uma cidade com clima ameno, a comida é saborosa, é cheia de vegetação e agradável de se viver, no entanto, a falta de segurança é o maior problema. Resolvendo-se essa questão, atrairá mais turistas japoneses e também o investimento do Japão. 

 

Cônsul Noguchi em ação no Festival do Moti Tsuki (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Portal Oriente – Dentro da cultura japonesa aqui no Brasil o que mais lhe impressionou? O que chamou atenção? O que foi diferente do que o Senhor já viu no Japão??? 

Cônsul Yasushi Noguchi – No Brasil, a cultura tradicional japonesa representados pelo Ikebana, Cerimônia do Chá, Judô, Kendô, Taiko, entre outros, ainda prevalece e é interessante que se propagou entre os não-descendentes. Além disso, em várias partes do Brasil são realizados os Festivais do Japão e dessa maneira a difusão da cultura tradicional japonesa tem sido fomentada. O yakisoba que se come no Brasil é um pouco diferente do Japão, porém compreendo que este resultado se deve ao abrasileiramento. Justamente por isso, é um prato muito apreciado e avalio isso positivamente. 

Portal Oriente – Como o Senhor definiria a comunidade japonesa no Brasil? 

Cônsul Yasushi Noguchi – Pelo trabalho árduo até o presente, expresso meu profundo respeito à comunidade nipo-brasileira que conquistou o respeito da sociedade brasileira. Eu me orgulho disso, como cidadão japonês. Devido a esse fato, o Japão ocupa um lugar privilegiado no Brasil, facilitando o desenvolvimento dos negócios. 

Portal Oriente – Dentro da culinária brasileira o que mais o senhor aprecia, gosta??? 

Cônsul Yasushi Noguchi – Churrasco e feijoada. 

Portal Oriente – A Japan House sem dúvida nenhuma é um Centro Cultural muito importante para a comunidade japonesa e para São Paulo. O que o senhor acha que faltou apresentar na Japan House e não deu tempo na sua gestão?? 

Cônsul Yasushi Noguchi – A JAPAN HOUSE São Paulo alcançou 2 milhões de visitantes em fevereiro, tornando-se uma presença icônica em São Paulo e por isso estou imensamente satisfeito. Lamentavelmente teve que fechar suas portas devido à disseminação da Covid-19. Acredito que seja difícil manter o mesmo número de visitantes logo após a reabertura, mas atualmente vem realizando eventos on-line e podcasts frequentemente e gostaria que continuassem a divulgar os atrativos do Japão aos brasileiros. 

Portal Oriente – Que esporte é praticado dentro da comunidade japonesa e que o senhor achou uma surpresa ter aqui no Brasil??? 

Cônsul Yasushi Noguchi – Não tinha conhecimento de que o judô é um esporte amplamente difundido no Brasil. Soube também que os praticantes de judô são 2 milhões de pessoas e é o primeiro no mundo. Além disso, é o esporte que mais rendeu medalhas ao Brasil nos Jogos Olímpicos. Isso também se deve à contribuição dos descendentes de japoneses. 

Portal Oriente – O Senhor conheceu os políticos nikkeis no Brasil, participou do simpósio do Movimento Político Nikkei. O que o Senhor acredita que falta no perfil dos políticos nikkeis para chegar a cargos mais expressivos (ministro, secretário ou governador)??? 

Cônsul Yasushi Noguchi – Acho lamentável que nas Eleições de 2018 tenha diminuído o número de deputados federais nikkeis eleitos. Por outro lado, no estado de São Paulo há muitos prefeitos e vereadores nikkeis e além disso, muitos secretários nikkeis do desenvolvimento econômico nas prefeituras. A seriedade e sinceridade dos nikkeis são aprovadas aqui no Brasil. Espero que no futuro muito mais nikkeis possam atuar na política. 

Portal Oriente – Para finalizar, se tivesse que descrever o Brasil e o brasileiro para um japonês o que diria??? 

Cônsul Yasushi Noguchi – O brasileiro é alegre, tem hospitalidade e é generoso. Outrossim, graças aos nikkeis, a confiança ao Japão é alta. Por isso, por favor, convido-os a terem mais interesse pelo Brasil.

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ