Acontece Cultura Entretenimento Musica

Diversidade de ritmos e compositores embala os shows instrumentais e gratuitos do Sesc Santo Amaro

Quarteto de Cordas Metropolitano. (Foto: Divulgação)

Com apresentações que mesclam a música popular e erudita numa experimentação de sons e melodias, Música ao Cair da Tarde acontece sempre às sextas-feiras, às 19h, na área de Convivência, do Sesc Santo Amaro. Neste mês, o projeto conta com o Quarteto de Cordas Metropolitano em duas apresentações, dias 2 e 30 de setembro; Carlinhos Antunes e Maiara Moraes, nos dias 9 de setembro e 14 de outubro; Abner Phelipe e Lucas Salles, nos dias 16 de setembro e 28 de outubro; e o Gaio da Rosêra, no dia 23 de setembro.

Com apresentações que mesclam a  música  popular e erudita. (Foto: Divulgação)

O quarteto de cordas dos integrantes da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro (Ofisa), o Quarteto de Cordas Metropolitano interpreta períodos da música instrumental com um repertório diversificado abrangendo compositores como Jean Sibelius, Carlos Gardel, Ary Barroso, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Nino Rota, Mozart, Bach, Vivaldi, entre outros. O grupo é formado por Eber e Paulo Martins, Renato Cruz e Renato Moura.

O duo, formado pelo multi-instrumentista de cordas Carlinhos Antunes e a flautista Maiara Moraes, traz ritmos e melodias do continente americano com destaque para o Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia, Bolívia Paraguai e Chile com composições de Antônio Lauro, Piazzolla, Garoto, Carlinhos Antunes, Violeta Parra, dentre outros. A instrumentação variada colore as interpretações com os timbres da viola, tiple, violão, flautas em C e G, flautim, pífano, cuatro, ronroco, charango e kora.

Já Abner Phelipe e Lucas Salles mostram um repertório com arranjos de standards de músicas brasileiras e temas autorais. O duo visa trazer uma nova estética ao unir uma apresentação com guitarra e saxofone sem deixar de lado as raízes dos ritmos e claves brasileiras. Em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19, o duo ganhou o primeiro concurso do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da EMESP- Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo, na qual ambos os músicos se formaram. Em junho de 2021, o duo fez sua primeira apresentação no Theatro São Pedro. Em novembro de 2021, o duo ganhou o Festival FR/BR da Aliança Francesa e se apresentou no evento.

O Gaio da Rosêra se apresenta com Paola Andrade Gibram (acordeom) e Carla Pronsato (Piano) com um repertório composto por algumas obras autorais e arranjos de Radamés Gnattali, composições de Paulo Braga, Léa Freire, Hermeto Pascoal, Nenê, entre outras. O show também conta com novos ritmos como o choro e o baião, por meio de composições de Chiquinha Gonzaga, Orlando Silveira, Anacleto de Medeiros, Toninho Ferragutti e Adelmo Arcoverde.

Quarteto de Cordas Metropolitano

Dias 2 e 30/9, sextas, das 19h às 20h.

Área de Convivência. Grátis. Livre.

https://www.sescsp.org.br/programacao/quarteto-de-cordas-metropolitano/

Carlinhos Antunes e Maiara Moraes

Dias 9 e 14/10, sextas, das 19h às 20h.

Área de Convivência. Grátis. Livre.

https://www.sescsp.org.br/programacao/carlinhos-antunes-e-maiara-moraes/

Abner Phelipe e Lucas Salles

Dias 16 e 28/10, sextas, das 19h às 20h

Área de Convivência. Grátis. Livre.

https://www.sescsp.org.br/programacao/abner-phelipe-e-lucas-salles/

Gaio da Rosêra

Dia 23/9, sexta, das 19h às 20h.

Área de Convivência. Grátis. Livre.

https://www.sescsp.org.br/programacao/gaio-da-rosera/

Sesc Santo Amaro  

Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP) 

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30. 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ