Na tarde ensolarada do dia 11 de novembro, foi realizado um bate papo descontraído no “Chá com Arte” com o tema “O Papel da Gravura na Contemporaneidade” com o convidado especial Marcio Périgo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, no bairro da Liberdade no centro de São Paulo. O artista plástico, desenhista, gravador e professor da Unicamp, foi um dos premiados na 15ª Grande Exposição de Artes Bunkyo e falou sobre seu trabalho, trajetória e como vê a gravura na arte contemporânea.
No segundo tempo da roda de conversa, os artistas e convidados Carola Trimano (artista plástica) Hiro Kai (artista multimídia) e Enock Sacramento (curador da 15º Grande Exposição de Arte Bunkyo), falaram sobre a Gravura: por que a gravura está renegada no segundo escalão? Como a Gravura pode ser usada na Arte Contemporânea? Como apareceram as primeiras Gravuras? Quais os tipos de Gravuras e suas técnicas?
Também teve apresentação da artista nipo-coreana-brasileira Bruna Kim Oshiro mestranda na Unicamp, que desenvolve pesquisa com gravura experimental e expandida. Mostrou seus trabalhos e apresentou técnicas contemporâneas. Atualmente dá cursos e oficinas de gravura e marcenaria tanto para adultos quanto crianças.
O “Chá com Arte” teve um sabor diferenciado e democrático, se falou sobre a xilogravura no século II na China, em papel na reprodução da obra de arte. A litogravura é a obra mais próximo da imagem, diferente da litografia é o processo da impressão da arte. Em sua essência a obra de arte tem áurea e é única. A gravura é democrática, uma arte que se multiplica.
A Comissão de Arte do Bunkyo presidida pelo artista plástico Marcos Akasaki agradece a Acrilex, a Sakura pelos brindes sorteados, e do Chá Verde artesanal do Sítio Yamamaru servido durante o encontro.
Marcos Akasaki aguarda você no próximo “Chá com Arte” para um saboroso bate papo descontraído, aguarde!
Deixe seu comentário