Equipe na fachada com Steve e Renato. Foto: divulgação
Saúde & Bem Estar

Hospital Santa Cruz recebe palestra do CEO da Toyota

Executivo da maior montadora automobilística do mundo vai falar sobre como a aplicação desenvolvida pela empresa desde a década de 1950 vem se mostrando no sistema hospitalar. Fruto da bem-sucedida parceria entre o Hospital Santa Cruz e a Toyota do Brasil, acontece no próximo dia 25 de maio a palestra “Como o Sistema de Produção da Toyota – TPS Contribui para Melhoria Contínua na Área da Saúde”, que chega pela primeira vez ao público tendo o CEO para América Latina e Caribe da companhia, Steve St. Angelo, a frente de um abrangente panorama e estudo sobre todos os benefícios obtidos até agora.

 

Equipe na fachada com Steve e Renato. Foto: divulgação

 

A iniciativa pioneira no país em aplicar numa Instituição médica um sistema onde o objetivo final fosse atender às necessidades dos clientes no menor prazo possível, com o menor custo e o alcance da mais alta qualidade, era mais um passo do Hospital em busca de sua excelência. E em setembro de 2015 iniciava-se a implementação do Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS) no Santa Cruz, primeiro e único do Brasil a contar com a metodologia.

Com uma equipe de especialistas da montadora e colaboradores do HSC, a área de Pronto Atendimento foi o ponto de partida para observação e análise. Do tempo de espera a qualidade de atendimento e forma como os pacientes se deslocavam pelo local, pôde-se planejar a primeira economia de tempo e recursos. E os resultados foram animadores.

As intervenções realizadas reduziram em 22% o tempo que um enfermeiro levava para montar o kit de medicamentos dado aos pacientes. A espera por atendimento ficou em tempo médio 30 minutos menor que antes. O profissional passou a iniciar a medicação mais rápida e ganhou 11 minutos por turno com essa agilidade. Já o deslocamento do paciente foi reduzido em 80 metros.

E os preceitos do sistema não poderiam estar mais de acordo com a filosofia empregada pelo HSC em seu dia a dia. O TPS segue à risca o conceito Kaizen de liderança focada na melhoria contínua, que também faz parte da gestão da entidade nipo-brasileira.

Desenvolvido no pós-Segunda Guerra Mundial por Taiichi Ohno, chefe de produção da Toyota na época, o TPS começou a ser empregado nas décadas de 60 e 70, sempre operando sob dois pilares: o Just-In-Time, ou seja, produzir e transportar aquilo que é necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária; e o Jidoka, conceito que propõe 100% de qualidade de produção sem permitir que um defeito ou falha siga sem ser identificado.

Case de sucesso em entidades dos Estados Unidos e Canadá, o TPS foi responsável por otimizar os atendimentos hospitalares da cidade de New Orleans após a passagem do furacão Katrina, além de ter sido empregado até mesmo para a reconstrução de áreas destruídas.

 

 

Sobre Steve St. Angelo

CEO para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina desde 2013, o executivo começou na companhia em 2005 e há 42 anos está inserido no setor automobilístico. É Bacharel em Engenharia da Computação pelas Universidades americanas de Madonna (Detroit), Mestre em Gestão de Produção pelo Instituto General Motors, Universidade de Kattering (Michigan) e possui em seu currículo o programa de Desenvolvimento executivo na Wharton School of Business, da Universidade da Pensilvânia.

A palestra, ministrada em inglês e com tradução simultânea em português, irá abordar os aspectos do Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS), reconhecido mundialmente como uma das mais eficazes metodologias na indústria de contribuição no gerenciamento e otimização da organização de processos, além dos conceitos fundamentais e experiência pessoas que obteve ao longo de sua carreira com o sistema.

 

 

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado com o compromisso nipo-brasileiro em oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, em 2016, completou 77 anos dedicados em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente é referência em Oftalmologia, Ortopedia, Neurologia e Cardiologia, sendo reconhecido também pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, e atendimento humanizado com profissionais bilíngues.

São mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 50 especialidades no Ambulatório, além do Pronto Atendimento e de um Centro Cirúrgico capacitado para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 04 salas de cirurgias oftalmológicas, 09 salas de cirurgias em geral e 170 leitos, sendo: 138 de internações, 10 UTI Coronariana, 10 UTI Neurológica, 10 UTI Geral e 02 de TMO (Transplante de Medula Óssea).

 

 

 

SERVIÇO

Palestra*: Como o Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS) contribui para a produtividade e melhoria contínua na área da saúde

Data: 25 de maio de 2017 (quinta-feira)

Hora: 19h às 21h (Palestra) | 21 às 22h (Coquetel)

Local: Auditório do Hospital Santa Cruz

Rua Santa Cruz, 255 – Vila Mariana – São Paulo

Inscrições: (11) 5080-2057 | rsvp@hospitalsantacruz.com.br

Idioma: inglês com tradução simultânea para o português

* vagas limitadas

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Arena Radical

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Arena Radical

%d blogueiros gostam disto: