CAPA Comportamento

K-pop, J-pop ritmos do Oriente viram febre entre adolescentes

K-pop, J-pop ritmos do Oriente viram febre entre adolescentes. Foto: divulgação

Menudomania? Não. Beatlemania? Também não. Quem na adolescência não já dançou ou cantou as músicas de seu ídolo? Pois é, agora os sons que embalam e agitam os adolescentes no Brasil ecoam de muito além dos oceanos, são grupos musicais jovens da Coréia e do Japão que estão conquistando e fazendo a cabeça, ou melhor, a voz de milhares de adolescentes em todo Brasil. Os pontos de encontros em São Paulo são o Centro Cultural São Paulo e o bairro da Liberdade. Tem muitos jovens se especializando nos ritmos K-Pop (Korea Pop) e J-Pop (Japão Pop), fazem encontros, trocam ou compram bottons, blusões e camisetas de grupos e bandas famosas coreanas e japonesas. Esses encontros, os jovens ensaiam passos, aprendem as músicas novas, pasmem tudo no idioma coreano e japonês. Detalhe, o visual é prá lá de despojado. As apresentações geralmente são em espaços públicos com grupos de no mínimo 5 integrantes, dançam e cantam com passos uniformes, maquiagem extravagante e cabelos coloridos em sua maioria. Os grupos também capricham nos vídeos.

 

K-pop, J-pop ritmos do Oriente viram febre entre adolescentes. Foto: divulgação

 

Morella (Main Vocal), Maeve (Visual Vocal), Chaeyon (Main Dancer), Yuminy (Main Rapper), o nome artístico do nosso grupo é ‘Red Lipstick’ . Foto: divulgação

A exemplo disso, é a paulistana Giovanna Jady de Oliveira Carlos, estudante de 17 anos de idade, inspirada na dança e música coreana – K-Pop, criou seu próprio estilo, o B-Pop (Brasil Pop). “Danço desde os 10 anos de idade, comecei com a dança do ventre, coreografia RBD, Street Dance, estou criando o primeiro grupo feminino B-Pop”, afirma. “Sempre gostei da Cultura Oriental, a japonesa que mais me atraia, fiz curso de mangá, teclado e flauta. Acredito que a música e a dança me aproximaram mais ainda do estilo. Nós somos em 4 meninas; Morella (Main Vocal), Maeve (Visual Vocal), Chaeyon (Main Dancer), Yuminy (Main Rapper), o nome artístico do nosso grupo é ‘Red Lipstick’ treinamos duas vezes por semana no Sesc Interlagos e na Fábrica de Culturas no Metrô Belém. Há dois anos me dedico ao K-Pop, mas estou fazendo uma versão em português da música coreana TT do grupo Twice. Meu grupo predileto é o grupo coreano BTS. Mas também admiro os outros grupos como Exo, Seventeen”, conclui Giovanna.

 

Giovanna fazendo sinais de carinho que os ídolos fazem para os fãs. Foto: Luci Judice Yizima

 

 

Outra estudante que é amante dos grupos orientais, Anna Carolina Pereira de 12 anos de idade, mora na Vila Prudente e sempre vem ao bairro da Liberdade para comprar acessórios com fotos dos grupos de K-Pop. “Para mim esses grupos são demais, principalmente o BTS, eles são adoráveis”, idolatra. “Eles são animados, dançam muito bem! As músicas e os gestos de carinho que eles fazem são demais”, conclui Anna Carolina.

 

 

Fãs faz gestos de carinhos para ídolos Kpop cercada de bottons. Foto: Luci Judice Yizima

 

Para Maria Eduarda Messias, de 12 anos, mora em Suzano e veio a Liberdade para pesquisar os preços das roupas com estampas dos grupos de K-Pop e J-Pop. “A minha amiga me apresentou e eu gostei do estilo e das músicas dos grupos. A música, o estilo e os meninos são lindos! Meus preferidos são Big Bem, Monsta X, Got 7, Twice, Black Pink, Shinne, Red Velvet, Super Junior e Kard”, finaliza Maria Eduarda.

 

Maria Eduarda Messias também é fã de Kpop e veio de Suzano para comprar acessórios do BTS. Foto: Luci Judice Yizima

 

Durante a visita num shopping na Liberdade, não foi difícil identificar os adeptos ao K-pop, J-pop, pois a procura por acessórios e vestuários é impressionante, as lojas ficam lotadas de jovens hipnotizados pelos estilos. “O primeiro passo é com certeza ouvir as músicas, e maior motivo do vício da grande maioria dos adolescentes são os trechos curtos e repetitivos. Daí eles vem atrás dos CD’s, DVD’s e acessórios”, garante um comerciante do shopping que prefere ficar no anonimato.

 

Acessórios e vestuários com nomes e imagens dos ídolos. Foto: Luci Judice Yizima.

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

%d blogueiros gostam disto: