Colunas Krônicas

KRÔNICAS: Nacredito!! Um vírus mudando hábitos!

Nacredito!! Um vírus mudando hábitos! (Foto: Silvio Sano)

O assunto do momento é o COVID-19… e, agora, mudando até os hábitos das pessoas. Quem diria? Ainda mais dos brasileiros que, de modo geral, não levam a sério nem mesmo as novidades que lhes são favoráveis. Mas não começarei pelo vírus, já que citei hábitos.

Pois bem, sou nissei e convivi muito com a comunidade nipo-brasileira desde que nasci. Afirmei “convivi” porque teve um período em que me mantive afastado (coisas da rebeldia juvenil). Já escrevi sobre isso.

Não por isso, mas quando fui ao Japão pela primeira vez, como bolsista-estagiário (kenshusei), fui pego de surpresa, várias vezes, por fatos banais ao cotidiano nipônico.

Pior foi minha receptividade, “à brasileira”, a esses fatos. Também escrevi sobre isso, aliás tema do meu primeiro artigo, De Pazinha e Saquinho na Mão, há 24 anos, no São Paulo Shimbun, em referência aos apetrechos que os donos de cães carregavam quando passeavam com eles pelas ruas. No Japão achava ridícula essas posturas dos japoneses… até pisar “num”, de volta ao Brasil. Foi uma forma não muito agradável para entende-las. Hoje, no Brasil, muitos donos de cães já adotam esse hábito.

No contraponto, achava ridículo estrangeiros elogiarem a “gentileza” dos motoristas japoneses em relação aos pedestres, porque sabia que, naquele país, a multa e consequências eram exorbitantes em caso de atropelamentos. E se desse óbito então, naquele país das aparências, o motorista poderia até perder o emprego… se não fosse preso antes. No Brasil, com multas altas, ocorreu o mesmo aos cintos de segurança.

Adivinhe o que pensava ao ver os japoneses, nas ruas, com aquelas máscaras “ridíc… ops!”, quando se sentiam resfriados ou com gripe? Hoje… uso-as, e é o que mais vejo… no Brasil!!

Recentemente, Francisco Sato, jornalista e historiador, escreveu artigo interessante sobre o costume japonês de se tirar os sapatos antes de entrar em casa ter sido forte aliado no combate a esse vírus. Postei-o no Facebook anteontem e, até o momento (26/03), já estava com mais de 400… compartilhamentos! Novo hábito ao brasileiro?

Serviço: http://www.culturajaponesa.com.br/index.php/o-habito-de-tirar-sapatos-pode-estar-salvando-vidas-do-covid-19-no-japao/

 

Silvio Sano

- Formado em arquitetura pela Univ. Mackenzie (1974), auge: ampliação do estádio Santa Cruz (Recife, 1981); conhece o Japão por quatro óticas (bolsista 1975, lua-de-mel 1980, Univ.Nagoya 1985/887 e decasségui 1989/1992); colunista e chargista desde 1996; escritor, com sete livros publicados (Kontos, Krônicas & Kanções foi o último); compõe versões em português de músicas japonesas (Youtube), mas também de outras línguas (Hallelujah=>HalleLULA, do inglês); cantor nas categorias Pop e Internacional e, palestrante (tema atual = conflitos nikkeis mesmo 110 anos depois);

- Vice-presidente do Conselho Deliberativo da ACA Mie Kenjin do Brasil, Assessor de Comunicação e Imprensa da UPK (União Paulista de Karaokê) e um dos adminiostradores dos sites Nikkeyweb e UPK. 

www.facebook.com/silvio.sano.7
twitter.com/silvio_sano
silvio.sano@yahoo.com

2 Comentários

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Parabéns Silvio !!!
    Um ótimo escritor com livros muito bem redigidos ….( li todos)
    Artigos impecáveis .
    Aliás , o primeiro acesso que tive as suas escritas , foi nas colunas do São Paulo Shimbum , em que lia com assiduidade os seus artigos , nos jornais de meu falecido pai …..e so fui conhece- lo pessoalmente nos karaokês .
    Na época vc assinava Silvio Sam .

    De lá pra cá a gente se encontra sempre nos taikais e tenho acompanhado as suas postagens no site da UPK , inclusive os que coordeno ……. obrigada !!!!

  • Arigatou, Shizue-san, uma das minhas primeiras leitoras, mas assídua desde há 24 anos até hoje, só você mesma… acho. E tomei conhecimento disso graças ao karaokê que possibilitou nos conhecermos, quando me contou… que me lia… rs. Depois, em contrapartida, comecei também a admirá-la pelo que tem feito em prol do mesmo e da associação que ora preside, a ACENSA. Omedetooouuu!!

OPORTUNIDADE PARA 2020

PROCURANDO EMPREGO?

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

OPORTUNIDADE PARA 2020

PROCURANDO EMPREGO?

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ