Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura Entretenimento Karaokê Musica

O Taikai da Higashi, um evento diferenciado, tipo família (Kazoku)

Já considerado como dos melhores eventos de karaokê da comunidade nipo-brasileira, até devido à sua comissão organizadora formada por membros dedicados, simpáticos, além de muito unidos, razão pela qual até se autodenominam Kazoku (Família, em japonês), foi realizado, neste último dia 12 de fevereiro, o 37º Karaokê Taikai Higashi, na Associação Okinawa Vila Carrão (Praça Haroldo Daltro, 297 – Vila Carrão, São Paulo – SP), coroado de pleno sucesso.


Esta 37ª edição voltou ao formato presencial para a satisfação da maioria dos participantes dessa modalidade de canto por karaokê, somado à proximidade do Paulistão, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro, na cidade de Barueri, razões do número excessivo de cantores inscritos, 406!


Este ano a Regional Higashi, depois de dois anos sem realizar Taikai presencial, voltou aos palcos até para que os cantores já se sentissem no clima do Paulistão UPK 2023!, inclusive com a realização de dois Grand Prix (Master e Super) no mesmo, e presença de diversos cantores que participarão daquele maior evento de São Paulo, daqui a duas semanas”, justificou Haruo Nagahama, presidente da Regional Leste de São Paulo. Também fizemos uma premiação especial (oferecida pelo Colégio Exatus, grande parceiro de anos) em homenagem à saudosa Sensei Tereza Kato!”, complementou.
Como o Taikai Higashi é muito procurado, mesmo antes do encerramento das inscrições foram obrigados a recusar pedidos por excesso exagerado de inscritos. “Com 406 candidatos, extrapolando as expectativas do evento, registramos aqui nossas sinceras desculpas à presidente da UPK, dra. Tiyomi Takase, a quem tivemos de negar as inscrições que nos mandou e não sendo possível inclui-las. Gomen!”, justificou assim o ocorrido à Regional ABCD Bx Santista. “Para finalizar, só esperamos que o público e cantores tenham apreciado o evento que fizemos com bastante carinho”, concluiu.
Joel Zakimi, coordenador do evento, também concorda com as impressões de Haruo. “Conseguimos alcançar todos os objetivos programados, mesmo com a quantidade de cantores superando em muito o número que tínhamos programados para 350,  mas graças a Deus tivemos um taikai super bem organizado, que seguiu direitinho o cronograma, sem nenhum tipo de intercorrência”, confirmou. “Todos os cantores puderam participar sem nenhum problema com o som, ou seja, tudo parece que foi programado e realizado da forma como queríamos. Não houve nenhuma queixa da parte dos cantores, bem como da plateia por termos  conseguido deixá-los bastante confortáveis apesar do calor, compensando-os com ar condicionado. A parte do bufê, também bem-organizado, neste ano fizemos em local separado, na lateral do kaikan”, justificou. “Enfim, tudo o que havíamos programado desde o ano passado, desde as primeiras reuniões da diretoria, deu tudo certinho na prática agora, deixando-nos muito contentes, muito felizes”, mostrou-se satisfeito. “O grande fator positivo de tudo isso foi a união de toda a diretoria da Higashi, com eles sempre se doando um pelo outro, com todos colaborando para que a equipe tenha sucesso. Foi uma honra, fazer parte da coordenação, até por ter de substituir o Marino Uehara, que o foi até então, mas continua como parte básica da logística”, concluiu.
Confirmando a afirmação do coordenador, a Abertura Oficial ocorreu conforme o cronograma, pouco antes da primeira Premiação com a mesa sendo composta por Haruo Nagahama, presidente da Regional; João Nakazune, presidente da Associação Okinawa Vila Carrão; Neuza Sato, vice-presidente da UPK; Katsuyuki Sano, presidente do Júri; e Joel Zakimi, coordenador do evento.


O presidente da Okinawa Vila Carrão, Nakazune, também demonstrou satisfação pelo evento. “Antes de mais nada, gostaria de parabenizar o presidente da Higashi, sr. Haruo Nagahama, e toda comissão organizadora pela realização desse 37º Karaokê Taikai Higashi”, iniciou. Apesar do dia chuvoso, o público compareceu em massa e prestigiou o evento”, prosseguiu. “O Karaokê Taikai Higashi  é  mais uma concretização de um trabalho em equipe, em que diferentes setores se integram visando sempre a competição saudável, a superação de obstáculos, a valorização de talentos  e a preservação da cultura japonesa”, explicou. “Hoje passamos momentos inesquecíveis de alegria, confraternização  e novos laços de amizade. O evento, sem dúvida , foi um sucesso. Gratidão a todos!!!”, concluiu.

O Taikai
Teve início às 8 horas e se encerrou próximo das 21h30, cumprindo normalmente toda a programação graças à eficiência de sua Comissão Organizadora, com todas as seções compostas por número suficiente de colaboradores, desde a recepção dos CDs ou pendrives, encaminhamento dos cantores ao palco, entrega de troféus, settai, realização dos Grand Prix e Star Contest, até a confecção dos diplomas aos campeões por categorias.


O júri, composto por jurados de renome e que estarão presentes no Paulistão deste ano, foram Katsuyuki Sano (presidente), Yasue Kitsuwa, Elsa Fuchimi, Cláudio Tsutiya, Alexandre Hayafuji e Solange Miyagui, no formato de cinco julgando simultaneamente, diferentemente dos taikais normais com apenas três jurados.


A parte do cerimonial e apresentação dos cantores ficaram sob a coordenação de Tadashi Watanabe e Joji Izumi, que contaram com a colaboração de: Tieko Uehara, Makoto Okuda, Hideki Hayafuji, Fernando Asato e Marino Uehara, além deles próprios.


A Sonoplastia ficou sob a responsabilidade da Akira Kitsuwa Som e a Contagem dos Pontos a cargo da KaHo Informática (Eiko Hojo e Yoshie Kakeshita).


As crianças também receberam tratamento especial. “Fizemos questão de presentear e premiar todas as crianças para que se motivassem a preservar e encantar os pais, avós, porque serão eles o futuro do karaokê”, fez questão de lembrar e enfatizar, Haruo.


Conforme programação houve a realização de dois Grand Prix, um denominado Master, aos campeões do período matutino e o outro, Super, aos do vespertino ambos, complementados na denominação como Grand Prix Tereza Kato, uma homenagem póstuma da Regional Higashi, à professora e ex-presidente da própria regional. Além desses GPs (Master, Carlos Miyamoto e Super, Fernando Asato) houve também, antes, o Star Contest (Yuka Tokita), com a participação de onze cantores, grande parte deles vindos de  outras cidades.

Devido à quantidade de cantores, ultrapassando muito a nossa previsão, acabamos por não colocar apresentações shows, mas em compensação a categoria Star veio muito forte, com 11 cantores dos mais renomados e aos quais conseguimos dar premiações a todos, com cada um recebendo, além do prêmio, um troféu nosso de acrílico”, justificou o coordenador, Joel Zakimi. “Os premiados do Grand Prix também foram bem contemplados porque tivemos bons patrocinadores master que nos propiciaram melhorar a qualidade dos prêmios repassando-os aos cantores do Grand Prix”, complementou. “Enfim, o taikai foi um sucesso, muito gratificante, com esse timaço da diretoria que nos dá muita alegria fazer parte desse grupo”, concluiu satisfeito.
A lista dos campeões por categoria e dos Grand Prix, estão logo após as imagens dos cantores.

Lista dos Campeões por categoria e dos Grand Prix.

Categoria Cantor Música
B 9 e 8 e 7 SEIKO KAMIYA YUME OIZAKE
A 8 e 7 SHIGUEZO HASEGAWA TSUMUGUI NO HITO
ESP 9 e 8 AKIKAZU FUKATA SHUYO MIMOTONI
EXT 10 e 9 KAZUCO TAKEUCHI KAIKYO HISAME
SUP EXT 10 EICHI SUGAHARA OTOKO GOKORO
SUP EXT 9 NOBORU TAMADA JUDO ITIDAI
EXT 8 KATSUKO INOUE MATSUYAMA SHIGURE
SUP EXT 8 ITIRO SAKATA KAWATI NO JIROTYO
ESP 7 YUKIE TAKAHASHI HANA SHIRUBE
EXT 7 ISAMU TSUMURA AME NO URAMATI
SUP EXT 7 MIEKO NAGAYOSHI KATSURA HAMA AIKA
B 6 MITSUKO ADANIYA HOTARU
A 6 KEIKO TONAKI ZASSOU NO UTA
ESP 6 YUGI TAKAMOTO MACHI NO AKARI
EXT 6 KENZO HIGA BOKYO HONSEN
SUP EXT 6 CARLOS MIYAMOTO JINSEI NO BANKA
B 5 HATSUKO TERUYA SETO NO HANAYOME
A 5 MINAKO UEHARA ZASSOU NO UTA
ESP 5 MARIO MASSAMI KOTEKU NAGUISA NO ONNA
EXT 5 KAZUO SEKITO JINSEI NO TAKARAMONO
SUP EXT 5 EIJI ITO NASAKE GAWA
DOYO B YUJI ZAKIMI OOKINA KURI NO KI NO SHITADE
DOYO A MIWA NEGUISHI MIDORI NO SOYOKAZE
TIBIKO B PEDRO OSHIRO DYNAMIC RYUKYU
TIBIKO A YUDI MORITA MATSURI
SHINJIN 3 e 2 TELMA MIYAGUI KOI NI OTITE (FALL IN LOVE)
B 4 LOURDINHA TEIXEIRA TOKINO NAGARENI MIOMAKASE
A 4 CELINA IWAMOTO OHISASHIBURINE
ESP 4 SACHIE HIGA KAMI NO TSURU
EXT 4 CESAR TAIRA NOREN
SUP EXT 4 LENI YAMASHITA OWARINAKI TABI
B 3 e 2 SHIZUKO ASATO TSUGUNAI
A 3 MARCIA OSHIRO IZUMI NAKAHENWA
A 2 EISAKU TANAHARA SARASE FUYU NO ARASHI
B 1 RÂINA MAGDALON SHU NO MIMOTO NI TIKAZUKAN
A 1 MIWA ISHIMATSU AI KOTOBA
ESP 3 MAKOTO YOSHIOKA AI NO OWARINI
EXT 3 FABIO YAMAGUTI HAHA
EXT 2 SANDRO BARROS FUYU NO TABI
POP MEGO ANGELUS
SUP EXT 3 FERNANDO ASATO HAHA
ESP 2 e 1 MELISSA UEHARA KONO INORI THE PRAYER
EXT 1 FERNANDA NAKAI YASHA KAIKYOU
SUP EXT 2 e 1 SEITI TAKEDA HYAKU NO KOTOBA SEN NO OMOI
STAR YUKA TOKITA UMI TSUBAME
GP MASTER TK CARLOS MIYAMOTO JINSEI NO BANKA
GP SUPER TK FERNANDO ASATO HAHA

(texto: Silvio Sano – fotos: do próprio, de Márcio Ito Uehara, de Sérgio Gusukuma e de Walkiria Hayafuji)

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ