Aconteceu! Você viu? Comer & Beber Cultura Entretenimento Novidades Sustentabilidade Turismo Turismo

Oito cidades com 325 km de aventura na rota exuberante da Mata Atlântica

Lançamento das Rotas do Cicloturismo Mata Atlântica.

Ontem (02) foi apresentado à imprensa novos roteiros turísticos constituídos pelos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Ibiúna e Vargem Grande Paulista, a região sudoeste tem boa parte de sua área sob o regime da lei de proteção aos mananciais, o que condiciona seu crescimento às diretrizes estabelecidas por esta legislação. Configura-se como uma das principais regiões produtoras de água e um dos mais expressivos redutos do bioma Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Conta com quatro municípios integralmente dentro da Área de Proteção aos Mananciais: Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Outros dois parcialmente: Embu das Artes e Cotia.

Hamburguer de shiitake desenvolvido pela Família Lira em parceria com Sebrae

Quem pedala por esporte, lazer ou buscar contemplar a exuberância da nossa Mata Atlântica vai ganhar uma nova opção de programa a menos de uma hora de São Paulo. Um dos circuitos mais esperados do ano, o Circuito Mata Atlântica Grande São Paulo inaugurou todos os trechos no dia 18 de agosto, véspera do Dia Nacional do Ciclista.

Em um um formato circular, o circuito se dá em Cotia, em um dos locais mais emblemáticos para o mountain bike nacional, o Parque CEMUCAM. Depois de Cotia a Rota segue para Vargem Grande Paulista, Ibiúna, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu das Artes e retorna para o CEMUCAM.

Cel. Camilo representa Prefeito Ricardo Nunes no encontro Circuito Mata Atlântica Grande SP. (Foto Luci Júdice Yizima)

A criação do Circuito Mata Atlântica Grande SP envolveu várias organizações, como a própria Aliança Bike e a Rede Trilhas, Além do SEBRAE, grupos de empresários da região e investidores privados como ACISE e a Sincoplastic, que patrocinaram parte de toda a sinalização do circuito.

“A região sempre foi conhecida por suas belas trilhas em meio à Mata Atlântica e por isso sempre foi bem movimentada. Com a pandemia, percebemos que a circulação aumentou, sobretudo de ciclistas que buscavam partes do atual circuito como um escape aos finais de semana. A partir daí, juntamos os municípios para conversar sobre o que poderíamos fazer para oferecer um trajeto mais estruturado e atrativo para os cicloturistas”, afirma Brígida Sacramento, Secretária Executiva do CONSUD.

“Apesar da Grande São Paulo figurar como a maior e principal  conurbação metropolitana do Brasil, parcelas importantes do território dos municípios envolvidos com o Circuito se encontram em áreas de proteção ambiental, culminando em uma região de alto potencial ecoturístico e, principalmente, cicloturístico” argumenta Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike.

Com exatos 315,2 km de extensão, o Circuito oferece boa diversidade de programas e atrações em seus diferentes trechos. O contato próximo com a Mata Atlânctica é uma das características que mais atraem os ciclistas e boa parte da rota está inserida em uma das áreas de proteção ambiental. São parques municipais e estaduais, áreas de mananciais, cachoeiras, nascentes de rios e bosques de mata nativa, além de sítios e produtores de alimentos e produtos agroflorestais que já chamavam a atenção de ciclistas e agora prometem atrair mais visitantes.

Daniel Fukuda (Vice-Prefeito de São Lourenço da Serra). (Foto: Luci Júdice Yizima)

É uma região privilegiada por seus recursos naturais, inserida na Reserva da Biosfera, Cinturão verde da Cidade de São Paulo, com seus atrativos naturais, turísticos, culturais e de negócios, a menos de 34 Km do centro da cidade de São Paulo. Nesse sentido torna-se fundamental a valorização do seu patrimônio ambiental, histórico e cultural como elemento primordial para o equilíbrio ecológico da RMSP, bem como para o incremento do turismo regional: ecoturismo, pesca esportiva, de aventura, religioso, de contemplação, arte e artesanato, entre outros.

O evento contou com as presenças do Coronel Álvaro Camilo (Subprefeito da Sé) representado o prefeito Ricardo Nunes, Daniel Fukuda (Vice-prefeito de São Lourenço da Serra), Angela Maluf (Vice-prefeita de Cotia), Daniel Gutti (Diretor Aliança Bike), Ayres Scorsatto (Prefeito de Juquitiba e Pres. Conisud), Jane Mary Albinati Malaguti (Consultora de Projetos do Sebrae/SP), Brígida Sacramento (Secretária Executiva Conisud), Sakura Ishibuchi Nanni (Secretária de Cultura e  Turismo de Ibiúna), Antonio Souza Neto (Presidente do Instituto Cultural Galeria do Rock), Hillmann Albrecat, Marcelo Magani (Associação dos Proprietários de Imóveis Tombados), entre outros. Detalhe do encontro foi a apresentação dos  produtores rurais com produtos da agricultura familiar como: Hortaliças, frutas (Cambuci, Amora e Banana), mel silvestre, cogumelos (Shimeji, Shiitake e Eryngui), Hamburgueres de shiitake.

 

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ