Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura Karaokê

Paulistão 2022: Sayuri Ohashi, bicampeã e REENCONTROS PRESENCIAIS!

(foto: Patrícia Nisie Tango Shiba)

Os dias 30 de abril e 1º de Maio, últimos, marcaram o retorno do Paulistão da UPK, pós pandemia, ao modo presencial, apesar de, ainda por prevenção, ter sido de forma híbrida (presencial e online).
E foi um sucesso porque a ansiedade pelo retorno dos eventos presenciais, tanto por grande parte dos cantores como da própria entidade, eram enormes.
Foi a 27ª edição, realizada fora da Capital, no auditório do Parque Maeda, em Itu, adaptado para esse tipo de evento. O parque, excepcionalmente, lotou bem mais do que o convencional deles.


A grande campeã desse evento foi Sayuri Ohashi, pela segunda vez, e consecutiva, que nessa grande final teve de superar 14 fortíssimos concorrentes, campeões desse dia em suas respectivas categorias que foram, pela ordem de apresentação: Hideo Tanaka, Luís Yabiku, Lirika, Laís Shiba, Nami Kuniyoshi, Eiichi Sugahara, Kunihiro Tanahara, Carlos Miyamoto, Tsuyako Kitajima, Kazuko Kawai, Yuji Hiroishi, Angelaísa Toyota, Akira Ikawa e Paula Hirama.
Com experiência e até conquista internacional (Concurso Latinoamericano da NHK) no currículo, Sayuri justificou plenamente e de forma incontestável mais essa, até pelo nível cada vez melhor dos cantores que se preparam para esse evento.

(Foto: Letícia Yabiku)

O título do Dantaisen, em caráter definitivo, foi para a Regional Leste!

(Foto: Fabio Ishimatsu)

Mas a grande estrela desse evento, de forma unânime, foi a emoção dos REENCONTROS PRESENCIAIS! E mais, causado pelo isolamento social que acabou criando eventos onlines, muita gente que, devido a isso, acabou se conhecendo virtualmente, sentiu também a mesma emoção ao se encontrarem, agora, de forma presencial. E isso valeu também a alguns membros da comissão, diretoria da UPK, jurados, entre eles mesmos, e também em relação aos cantores participantes e simpatizantes do karaokê.

Como um evento online tem alcance global, sendo que alguns possibilitam acompanhamento público simultâneo por comentários (Chat) dos espectadores, alguns acabaram se destacando e ficando populares. Como Kyoko Goyogi que, apesar de não ter cantado em nenhum evento online, sem dúvida, é a maior frequentadora do chat, além de a mais participativa. Até por isso deve ter sido também a mais premiada com os brindes oferecidos pelos organizadores. Esteve no Paulistão, onde foi muito procurada. Assim como o cantor Massahiti Shimada, também muito participativo nos chats, mas tem cantado nos onlines e participou desse Paulistão de forma presencial. Eles também se reencontraram nesse Paulistão.
O reencontro presencial foi muito emocionante para mim, mas imagino que mais ainda ao querido casal Takada porque a Sra. Kiyoko tem  92 anos e seu esposo 97. Ela participou do Veterano E-2 e se classificou em 10° lugar, mas disse não se importar com a classificação porque gosta mesmo é de cantar. Tanto que ficaram os dois dias aqui, até terminar”, observou Goyogi, que se sentou logo à frente do casal. “De minha parte, o encontro com os amigos do chat foi demais, me emocionei!!! Principalmente com Masahiti Shimada, super parceiro, alegre, educado e simpático. E teve outras como a Kazue Takahira, super apresentadora e cantora, muito simpática. Esses 2 dias que aqui estive presente serão inesquecíveis pra mim”, finalizou com muita satisfação.

Outro destaque foi a presença do cantor Kin Iti Eto, que mora no Japão e é líder do grupo GKKJ de cantores brasileiros no Japão. Graças a ele, o cantores desse grupo tem podido participar dos eventos onlines realizado no Brasil, com o suporte administrativo e financeiro de Lúcia Kikuchi. Ambos estiveram no sábado, no Paulistão, quando foram também muito assediados por quem os conheceram virtualmente.
Para mim, esse encontro presencial foi maravilhoso! Agradeço a cada uma das pessoas que me receberam com muito carinho. Foi uma imensa satisfação encontrar pessoalmente com essas pessoas maravilhosas!”, externou Kin Iti sobre sua satisfação por esse momento.
Esses encontros presenciais são incríveis e fiquei muito feliz em ser reconhecida e acolhida com muito carinho por vocês. Foi ótimo poder conversar um pouco com cada um e queria ter podido encontrar mais pessoas, só que devido a compromissos, não foi possível. Espero breve poder repetir a experiência. Muito obrigada a todos pela acolhida e carinho. Demais!”, complementou Lúcia, igualmente feliz por ter tido esta oportunidade.

Também esteve presente, e de forma inesperada, o cantor e professor de karaokê Massami Yano, visto que por motivo grave de saúde chegou a ser internado e, recentemente, teve alta, apesar de ainda em estado de recuperação.
“Nossa! Foi ótimo reencontrarmos os amigos do karaokê e podermos dar um abraço em todos eles para renovarmos nossas energias!! Gratidão a Deus e a todos por esse momento único de muitas alegrias!!”, explanou assim sua emoção, Yano, por ter podido rever os amigos, acompanhado de sua esposa Yoko Koga e de Diva Kunitake, filha de Kenji Kunitake.

De qualquer forma, mesmo sem razões especiais como as citadas, os reencontros foram a marca deste Paulistão híbrido, criando expectativas otimistas ao retorno definitivo dos eventos presenciais. Os aparentemente muitos exemplos abaixo são pouquíssimos em relação ao geral, ao todo, a todos os participantes após esses dois anos de isolamento social.

(Foto: Fábio Ishimatsu)

Agora, é esperar para ver… e torcer para que tudo volte plenamente ao normal!

(PS: O fato de este escriba e esposa aparecerem em muitas fotos foi devido a, nos momentos de tirá-las, alguns pedirem para sairmos juntos, já que o mote era REENCONTRO)

 

 

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ