Comer & Beber

Ryo Gastronomia traz estilo “Kaiseki” ao Brasil

Chef Edson com os sushimen Fernando Koike, William Maruyama e a patissie Vanessa Fujihara. Foto? Luci Judice Yizima

Localizado no centro gastronômico e comercial do Itaim Bibi, o Restaurante Ryo Gastronomia se destaca por ser o primeiro e único restaurante dedicado inteiramente à culinária “Kaiseki-Ryori” no Brasil sob o comando do Chef Edson Yamashita.

 

Chef Edson com os sushimen Fernando Koike, William Maruyama e a patissie Vanessa Fujihara. Foto: Luci Judice Yizima

 

O estabelecimento possui três ambientes sofisticados e com decoração moderna, não deixando de lado as tradições, uma tela ao fundo do sushibar oferece ao cliente os elementos da natureza, uma assinatura da artista plástica Erika Mizutani. As mesas e cadeiras convencionais ocidentais com 26 lugares e 10 lugares confortáveis no Sushibar, que aliás traz uma vitrine colorida de peixes na diagonal, onde o cliente aprecia a confecção dos sushis e sashimis, no térreo.

No piso superior possui mesas convencionais também e o famoso Zashiki, ambiente tradicional japonês onde se tira os sapatos para sentar no chão, com modelo Horizashiki (mesa com espaço para pôr as pernas) para reuniões privativas, muito aconchegante. Um detalhe que chama atenção é que, em cada mesa há uma muda de bambu, energizando o ambiente, harmonizado com uma régua de cerâmica e todos os pratos também são apresentados em cerâmicas produzidas sob medida pela ceramista Kimi Nii, uma combinação delicada com bonsais da bonsaísta Cecília Mizuno. Detalhe, os uniformes dos funcionários foram desenhados pela estilista Erika Ikezili.

 

Belíssima harmonização das cerâmicas da Kimi Nii. Foto: Luci Judice Yizima

 

Em um papo descontraído com o Chef Yamashita fala da importância de trazer ao Brasil o conceito Kaiseki. “Quero apresentar aos japoneses no Brasil, aos nipo-brasileiros e principalmente aos brasileiros a mais pura e verdadeira culinária japonesa”, afirma. “O conceito Kaiseki-Ryori consiste de uma sequência de pratos, harmonizados artisticamente criados ao modo tradicional japonês”, define Yamashita.

 

Chef Edson Yamashita exibe sua arte Kaiseki aos clientes. Foto: Luci Judice Yizima

 

De acordo com ele, o termo Kaiseki também se refere à coleta de habilidades e técnicas que permitem o preparo em forma de arte que equilibra o sabor, a textura, a aparência e as cores dos alimentos. Segundo ele, a sazonalidade e a qualidade dos ingredientes são essenciais no desenvolvimento dos pratos do dia. “No Ryo Gastronomia o cliente tem de cinco, sete ou nove opções de tempos, os pratos saúdam a curva gustativa dos sabores, indo do doce ao ápice do umami, em uma verdadeira experiência gastronômica, na qual o alimento sacia a alma e o paladar”, garante Yamashita.

O prato mais diferente da casa é o vegetariano, mas também tem Wagyu Kinniku Corn Cream (rabada ao molho preparado pelo chef Yamashita, acompanhado de creme de milho e chuchu em conserva) muito apreciado pelos clientes. Um exemplo de sucesso da casa são as entradas do conceito Kaiseki, da ostra crua, Sashimis, Kinogoshi Tofu, Guindara, Kaisen missô Nabê. Para complementar são servidas na sobremesa as frutas frescas da estação, Mocaccino (sorvete de creme de café e chocolate meio amargo).

 

Damgaki – Ostra crua ao molho especial do chef. Foto: Luci Judice Yizima

 

Para quem gosta de jantar fora, o espaço oferece conforto, cozinha tradicional japonesa, na qual são servidos pratos em sequência.   Também podem degustar shimeji especial, ceviche de peixe branco e sushi com ovas de salmão. Tudo pode ser acompanhado de um bom vinho ou saquê.

A proposta é preparar os pratos do cardápio, trazer a tradição da culinária japonesa de volta à mesa, com atenção especial à técnica de elaboração da comida. Além dos ingredientes especiais, o chef Yamashita busca as referências de tudo que aprendeu no Sushikan, com o lendário mestre Hideaki Sawamoto no famoso bairro de Ginza, em Tóquio.

 

 

Outro ponto diferente do Ryo Gastronomia são as curiosidades e tradições da culinária japonesa no conceito Kaiseki, os pratos são cuidadosamente finalizados com folhas e flores naturais. As ‘curiosidades do Ryo Gastronomia’ trazem uma breve história e terminam com um convite para os clientes. Ryo Gastronomia abre as portas com um ambiente aconchegante e acolhedor para que você tenha uma experiência única, inesquecível, impecável, apaixonante atendimento.

 

 

Ryo Gastronomia

Onde: Rua Pedroso Alvarenga, 665 – Itaim Bibi

Tel.: (11) 3881-8110
Funcionamento: Terça à Sábado
Horário: Das 18h às 23h

Estacionamento no local

ryogastronomia.com.br

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Arena Radical

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Arena Radical

%d blogueiros gostam disto: