Acontece CAPA Cultura

São Paulo exibirá o Japão no Brasil, no maior festival fora do Japão

Verdadeiros sabores do Japão (Foto: Luci Judice Yizima)

Se você é amante da cultura japonesa, não perca a grande oportunidade de apreciar tudo que há de melhor no Japão através do “22º Festival do Japão em São Paulo”, que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de julho, com o tema “Cultura sem Fronteiras”, simbolizando a Internet e o mundo conectado, sem fronteiras, unindo as pessoas em prol da cultura, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na zona Sul da capital paulista. Serão três dias de exibição do Japão no Brasil com shows musicais, danças tradicionais, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições Ikebana, workshops de origami, kirigami, oshibana, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.

A força das Entidades Beneficentes, culinária peculiar. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Organizado pelo KENREN, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, desde 1998, o evento chega à sua 22ª edição. A realização do Festival do Japão auxilia na manutenção das 47 associações de províncias (kenjinkais) e de 07 entidades beneficentes da comunidade nipo-brasileira. O evento não tem fins lucrativos, e é organizado por mais de 15 mil voluntários. O Festival do Japão conta com o patrocínio do Bradesco, apoio cultural da GL Events / São Paulo Expo, e patrocínio do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Toyota, Banco Toyota, Mitsubishi Corporation, Honda, Nissan, Turkish Airlines, Sakura Nakaya, Rádio Bandeirantes, Mitsubishi Electric, Sanrio, Kirin Ichiban, Ajinomoto, Yakult e Júlio Okubo.

 

Dança Típica Japonesa (Foto: Luci Judice Yizima)



O evento tem colaboração oficial do governo do Japão, através do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Jetro, JICA, Fundação Japão, MAFF (Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries), Ministério do Meio-Ambiente, e Japan House São Paulo, além do apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo, CET, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo e PROAC.

 

O encanto das maçãs de Aomori (Foto: Luci Judice Yizima)



Dentre os apoiadores, destaque para Sansuy, Aisin, Hospital Nipo-Brasileiro, Hospital Santa Cruz, Hinomoto, Panco, Hirota Food Express, Threebond, Daikin, Hisamitsu, Itiban Service, Yamaha, Ajinomoto, Azuma Kirin, Denso, Instituto Ciclo Br, Sompo, Café Brasileiro, Maruchan, Nesic e Corrida Amiga.

 

As culinárias típicas das 47 províncias que formam o Japão estarão presentes no evento, com pratos típicos, regionais, de características familiares. O festival é uma excelente vitrine para expositores, reunindo cerca de 300 empresas de diversos segmentos.

 

O mundo mágico dos Animes. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Com dois palcos nos três dias, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas apresentam-se durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas. Atividades dinâmicas, apresentações com participação do público, demonstração de artes marciais, esportes e danças folclóricas japonesas como o Bon Odori, “Cosplay”, uma abreviação de “costume & play”, que consiste no ato de se fantasiar e interpretar um personagem de um filme, do mangá ou desenho de anime. O Akiba Cosplay reúne os melhores cosplayers do Brasil. Também tem o tradicional concurso Miss Nikkey, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, elege a mais bela representante de toda a comunidade nikkei, com cerca de 30 candidatas de todo Brasil. O festival oferece as mais diversas manifestações culturais como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops diversos.

 

Uma ampla Praça de Alimentação com verdadeiros sabores do Japão (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Um espaço especial para as crianças, com oficinas culturais, atividades culinárias, contos e lendas japonesas e brasileiras, esportes e recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas. Refletindo a preocupação social do evento, o festival mantém uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso.

 

 

Serviço

“22º Festival do Japão”

Onde: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo

Quando: 05/07 – sexta – 11 às 21 horas

                   06/07 – sábado – 09 às 21 horas

                   07/07 – domingo – 09 às 18 horas

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Acontece

Associação Hokkaido

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Acontece

Associação Hokkaido

%d blogueiros gostam disto: