Acontece CAPA Cinema | Teatro Cultura

“Minha Pequena Terra”, filme japonês premiado em Berlim será exibido no Belas Artes

O longa com muita delicadeza e sensibilidade, toca em questões humanitárias bastante urgentes e de interesse universal. (Foto: Divulgação)

No dia 24/08 às 19h30 o Petra Belas Artes e a rádio Alpha FM promovem uma sessão debate com a exibição do inédito filme japonês “Minha Pequena Terra” (My Small Land), o primeiro longa da diretora Emma Kawawada. O evento batizado de Cine Alpha no Belas, tem apoio da rádio Alpha FM e contará com a presença de Franthiesco Ballerini, professor de cinema, jornalismo e marketing no Centro Universitário Belas Artes, Suzana Vidigal, jornalista criadora do Cine Garimp e Liana Nakamura descendente de dekasseguis, já morou no Japão de 2005 a 2008 e é especialista em diversidade e inclusão pelo Instituto Singularidades.

O filme conta a história de Sarya, uma garota curda de 17 anos que deixou sua terra natal com a família e foi criada no Japão desde a infância. Ela é uma típica estudante do ensino médio, assim como todos os cidadãos japoneses comuns de sua idade. Mas, depois que o pedido de refúgio de sua família no país é rejeitado, suas vidas começam a se desfazer. Sem um status legal para permanecer no Japão, Sarya perde a liberdade de trabalhar, de ir à escola, e de ver o garoto de quem ela gosta, em Tóquio.

Com todas as portas fechadas para ela e seu pai, e com duas crianças pequenas em casa, como sobreviver? O seu desejo de permanecer no Japão seria um “crime”? Estas e outras questões fazem parte deste longa que, com muita delicadeza e sensibilidade, toca em questões humanitárias bastante urgentes e de interesse universal. Além da exibição única na sala de cinema, o filme também chega ao streaming Belas Artes À La Carte no dia seguinte (25/08).

MINHA PEQUENA TERRA (My Small Land)

Japão, 2022, cor, 114 min., drama, idiomas: japonês, turco e curdo (legendado).

Direção: Emma Kawawada

Elenco: Lina Arashi, Takashi Fujii, Sei Hiraizumi, Chizuru Ikewaki e Daiken Okudaira.

Sinopse: O filme segue uma refugiada curda de 17 anos no Japão chamada Sarya, que vive em Saitama com seu pai e dois irmãos mais novos. Sarya viveu no Japão a maior parte de sua vida. Ela sonha em se tornar professora e está se preparando para a universidade. Seus planos desmoronam rapidamente, no entanto, quando o pedido de status de refugiado de seu pai é rejeitado sem explicação e os cartões de residência da família são anulados.

Serviço Petra Belas Artes – Cine Alpha no Belas

Minha Pequena Terra

Data: 24 de agosto de 2022

Horário: 19h30 – Retirada de ingressos 1h antes

Entrada: Gratuita

Local: Cine Petra Belas Artes

Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação

Serviço À LA CARTE: Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente. Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90 Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs. Para assinar acesse: www.belasartesalacarte.com.br. Aplicativos disponíveis: Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku.

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ