Foi realizado, no dia 25 de janeiro de 2026, no imenso auditório da Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Vila Carrão (ACREC), o 10º Kitsuwa Ongakusai, ou seja, a décima edição de um evento que conta com cantores acompanhados, em suas apresentações, pela Kitsuwa Gakudan (banda), que é composta exclusivamente por membros da família, desde a sua origem. Aliás, esse décimo Ongakusai teve uma conotação especial pela perda, no ano passado, do principal membro, o “papai” Oswaldo Kitsuwa, guitarrista da banda. Mas, ao menos, para minimizar, justamente o net,o Kevin Kuwahara, assumiu seu posto com plena vontade de corresponder ao vovô, à banda e até editou e diagramou a história da banda (https://youtu.be/-ncS7deeups?si=ve7mQY6koc317okQ).

Por essa razão, essa décima edição correu grande risco de não ocorrer. Mas como essa família é queridíssima dentre cantores e amigos,
por carinhosa pressão dos mesmos que também sempre guardaram carinho pelo Oswaldão (como também era tratado), sua realização foi inevitável e a satisfação da família em relação ao evento está bem expressa nas palavras da matriarca, Yasue Kitsuwa: “O 10° Festival de Música Kitsuwa Ongaku, para mim, foi SURREAL! Quando tocamos a primeira música, que sincronizamos com o do primeiro Festival, no telão, já sentimos uma grande emoção.
A vibração positiva, estava nas apresentações de cada cantor, nas bailarinas e na plateia lotada. Nós tocamos tão felizes, até porque tínhamos o mais novo integrante da banda, meu neto Kevin… e com a guitarra do Osvaldo. Emoção total, pois ele deu conta do recado. Sentimos muita alegria contagiante entre todos. E o Silvio ainda cantou a música do grupo de Mihara Tsunaki, guitarrista e maestro, que o Osvaldo era muito fã dele. Enfim foi uma festa linda e não tenho palavras para agradecer. Só sei dizer que tenho uma família abençoada e muitos amigos que nos abraçam e sentimos, realmente, abraçadas por todos com muito carinho ❤️ ARIGATOU!! GRATIDÃO!!!!!”

Da mesma forma, com o mesmo sentimento, mas com muita emoção, com lágrimas incontidas, saudou o público na Abertura Oficial, momento em que subiram também ao palco para formarem a mesa, a presidente da UPK, Tiyomi Takase; o presidente da ACREC, Yoshiaki Suzuki; o futuro presidente da Regional Higashi, Hideo Tanaka; Leni Yamashita, uma das coordenadoras; e… os filhos Kitsuwa, Sanae e Akira, cuja saudação ao público também foi carregada de muita emoção.

A lembrança plena ao Sr. Oswaldo ficou evidente durante todo o evento, mas foi ainda realçada, por interpretações de duas de suas músicas favoritas: Blue Chateau (1967), por Silvio Sano; e Mugibatake (1989) por Fernando Asato e Kuniko Yonaha.

Alguns comentários no grupo 10º kitsuwa Ongakusai 2026 (whatsapp):
Tamie Aoyagui: “Esse ano foi a terceira vez que tive honra de participar desse grandioso KITSUWA ONGAKUSAI! Minha profunda gratidão a Professora YASUE KITSUWA e toda família da BANDA KITSUWA pelo convite para poder
fazer parte desse grandioso KITSUWA ONGAKUSAI!!! 🙏🙇♀️ O sucesso foi tão grande que o salão ficou lotado do começo ao fim e só ouvi comentários de pessoas que ficaram encantadas e vidradas pela beleza do festival; com a perfeita execução de cada música tocada pela banda; e no rosto de cada cantor aquela expressão de felicidade e sorriso por estar participando desse maravilhoso Festival!!! Tenho certeza que o Professor OSWALDO KITSUWA ficou super feliz e orgulhoso da família pelo sucesso do Festival!!! Agradeço e parabenizo toda Comissão Organizadora e pessoal do Settai da Engenheiro Goulart que estão batalhando desde início dos ensaios pelo sucesso do 10°KITSUWA ONGAKUSAI!”
Naeko Yogui (em japonês): “Parabéns pelo 10º KITSUWA ONGAKUSAI, pelo enorme sucesso!
O auditório estava lotado! Foi um festival de música verdadeiramente maravilhoso! Tenho certeza de que seu marido, Oswaldo Kitsuwa, ficou muito feliz. Sua família e eu nos divertimos muito com as apresentações incríveis. Foi fantástico! Obrigada por nos permitirem participar. Obrigada a todos da KITSUWA GAKUDAN, à equipe e aos anfitriões. Obrigada pelo trabalho árduo!”
Celia Tamashiro: “O 10⁰ Festival de Música Kitsuwa foi mais do que um evento… foi um encontro de almas através do som. Cada melodia
trouxe luz, cada voz contou uma história, e cada silêncio entre as notas também falou ao coração. Saímos tocados pela beleza, pela entrega e pela sensibilidade de todos que fizeram desse dia, um verdadeiro presente. Que a música continue ecoando em nós, como memória viva e afeto compartilhado. Minha gratidão por ter participado dessa linda festa e parabéns a todos que transformaram o Festival Kitsuwa em pura poesia sonora.”
Hideo Tanaka: “Parabéns à família Kitsuwa e à comissão organizadora!
Como sempre, um evento maravilhoso de muita energia boa. O omotenashi (hospitalidade) é o grande diferencial que faz com que todos os presentes fiquem por todo o evento. Gratidão por poder fazer parte deste momento único! 🙏🏻👏🏻🥰”
O evento:
O evento teve início no horário programado e com o auditório já com muita gente presente, muitos dos quais não cantores, apenas simpatizantes. Por isso tudo, mesmo contando com uma eficiente Comissão Organizadora formada por pessoas técnicas, mas também amigas, com exceção do clima de festa que causou um pouco de atraso no final, o evento todo transcorreu na mais absoluta normalidade… e agradabilidade. O sucesso dessa realização está bem estampado nos comentários de próprios participantes, no grupo Kitsuwa Gakudan, no whatsapp do dia seguinte, conforme acima, que ficou repleto de comentários com agradecimentos dos cantores pela oportunidade de terem podido participar do mesmo, bem como de elogios à Comissão Organizadora.

O fato de o auditório ter ficado lotado do começo ao final, é prova incontestável desse sucesso. E mais, tirando os cantores, os grupos de danças e membros da Comissão, pela lotação plena, ficou evidente que mais de 50% do público presente era composto por não participantes diretos e que o evento foi, realmente, do agrado geral.

A propósito disso, no dia, o termo família não ficou restrito à banda, o que seria literalmente, mas estendido aos cantores, coadjuvantes e também ao público presente como a Grande Família Kitsuwa, como foram chamados nesse dia. Talvez por isso, a partir de um certo momento, antes do final, o evento se transformou numa grande festa… de família. Assim aconteceu essa décima edição do Kitsuwa Ongakusai com bom austral do início ao final.

O sucesso do evento contou também com a contribuição da participação dos grupos de danças (Okinawa Vila Alpina e Okinawa Casa Verde) por suas coreografias enriquecendo ainda mais as apresentações dos cantores, dos grupos shows de danças, como dos Hibisco e Hula; mas excepcionalmente das apresentações dos alunos de teclados e coral, da professora Sanae Kitsuwa

Há que se destacar também as excelentes apresentações dos alunos de teclado e coral da professora Sanae Kitsuwa, muito aplaudidos pelo público presnte.

E como não poderia deixar de ser, o público presente do começo ao fim também foi contemplado com inúmeros bons e úteis brindes de dar inveja a muitos bingos grandiosos.

Depoimentos dos coordenadores:
Kuniko Kohakura Yonaha (coordenadora): “Gostaria de expressar a minha gratidão por fazer parte dessa família
que forma Kitsuwa Gakudan. Esse 10º Kitsuwa Ongakusai foi uma festa grandiosa e linda! Com tantas emoções que, tive a impressão que ninguém conteve suas lágrimas. De minha parte tenho muito orgulho dessa família maravilhosa e ainda mais poder fazer parte dela!!!”
Mitico Matsumoto (decoradora): “Este 10º KITSUWA ONGAKUSAI foi fantasticamente emocionante, uma energia surreal do início ao fim!! Os festivais da Kitsuwa sensei sempre são especiais não apenas pelo talento técnico, mas o alicerce inabalável de amor e respeito mútuo
que sustenta cada ensaio e cada apresentação. O diferencial se torna ainda mais evidente na forma como recebem os convidados que são envolvidos pela atmosfera calorosa da família. O respeito que a familia têm entre si transborda, criando um ambiente de acolhimento onde o convidado se sente parte do clã. A Banda Kitsuwa não faz apenas música, ela projeta fraternidade. É o reflexo de que a harmonia no palco só existe porque a união fora dele é absoluta. Gratidão à Kitsuwa Sensei e toda a família, foi maravilhoso fazer parte desta 10ª edição, que ficará gravado em nós com carinho por todos os nossos dias….
(Texto: Silvio Sano – fotos: do próprio e de Ney Nakamura)















Deixe seu comentário