Notícias

Ícone oriental na USP, Jardim Japonês ganha Portal e novo paisagismo

“A restauração do Jardim Japonês só foi possível com a união e o esforço de todos”, diz Shakuda. Foto: Luci Judice Yizima

Localizado no coração da USP entre os prédios do Instituto de Biociência, no Butantã, muito discreto, mas com muita imponência o ‘Jardim Japonês da Universidade de São Paulo’ ganha um Portal e novo paisagismo. Doado a USP há 51 anos pelo primeiro presidente da Associação de Flores Ornamentais e da Cooperativa Agrícola de Cotia, Kenkichi Shimomoto. Na época o casal herdeiro ao trono japonês fez o corte da fita inaugural (em 1967).

 

A doação do Portal foi feita pelos respeitados membros do Cotia Seinen de Vargem Grande Paulista.
Foto: Luci Judice Yizima

 

 

Autoridades japonesas e brasileiras.
Foto: Luci Judice Yizima

 

O Jardim Japonês possui uma área de cinco mil metros quadrados, está sendo restaurado pelos paisagistas Kinji Yoshida e seu filho  Daikichi Yoshida. Kinji Yoshida faleceu em março último, Durante um ano fez um trabalho reconhecido, notório e indelével. O filho Daikichi está finalizando o restauro e a reforma, com previsão de conclusão até meados de junho, para que em 29 de junho como quando será a inauguração total do jardim em comemorações aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

 

Autoridades recebem uma lembrança do Jardim Japonês.
Foto: Luci Judice Yizima

 

 

Buffet Arnaldo. Foto: Luci Judice Yizima

 

Além do “Portal”, o Jardim Japonês da Universidade de São Paulo vai ganhar três espelhos d’água com carpas coloridas, e a limpeza do lago com carpas coloridas que já faz parte do complexo. Para a cerimônia de inauguração do Portal foi colocado um Kamidana (um altar com oferendas) para realização do culto Xintoísta ministrado pelo membro do Cotia Seinen Sr. Fujii. O mestre de cerimônia foi Wilson Koto. O saque para o kanpai e o serviço de buffet  foi comandado pelo chefe Arnaldo que serviu salgados e doces aos convidados.

 

Culto Xintoísta ministrado pelo membro do Cotia Seinen Sr. Fujii.
Foto: Luci Judice Yizima

 

Culto Xintoísta para a inauguração do Portal. Foto: Luci Judice Yizima

 

O evento contou com as presenças do prefeito do Campus, Dr. Vanam Acopyan, Diretor do Instituto de Biociências Dr. Gilberto Xavier, Chefe do Departamento de Botânica Dra. Gladis Flávia Piva, pelos respeitados professores Dr. Ii-sei Watanabe, Dr. Pirani e Dr. Gregório e os alunos da USP. Também participou da cerimônia o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, presidente da província de Shizuoka, Nagato Hara, entre outros.

 

Jardim Japonês é símbolo da Cultura Japonesa na USP.
Foto: Luci Judice Yizima

 

Respeitados membros do Cotia Seinen de Vargem Grande Paulista apreciam o Jardim Japonês.
Foto: Luci Judice Yizima

 

Kamidana (um altar com oferendas) para realização do culto Xintoísta.
Foto: Luci Judice Yizima

 

 

 

A doação do Portal foi feita pelos respeitados membros do Cotia Seinen de Vargem Grande Paulista. De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses, Miyoko Shakuda, essa é a segunda grande reforma feita no Jardim Japonês, e teve o expressivo apoio da Fundação Kunito Miyasaka, das associações, grupos da sociedade japonesa no Brasil. “A restauração do Jardim Japonês só foi possível com a união e o esforço de todos da sociedade japonesa e brasileira para manter vivo esse legado  como símbolo da cultura japonesa esse magnífico jardim”, finaliza Shakuda.

 

Nagato Hara, Ii-sei Watanabe, prefeito do Campus, Dr. Vanam Acopyan, Diretor do Instituto de Biociências Dr. Gilberto Xavier, Consul Yasushi Noguchi.
Foto: Luci Judice Yizima

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ