Acontece Cultura Exposição

Museu de Arte Brasileira da FAAP recebe a exposição “TOYOTA – O Ritmo do Espaço”

Toyota e o Espaço Cósmico 1979-Hokkaido Japão (Foto Gianni Toyota)

Exposição resgata a participação de Toyota no movimento cinético internacional e seu pioneirismo na arte interativa no Brasil. Apresentada anteriormente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a mostra teve grande sucesso de público e surpreendeu a crítica.

 A abertura para o público será no dia 23 de junho e a exposição poderá ser visitada até 02 de setembro de 2018

 

Espaço Harmonia, 2014 vermelho. (Foto: divulgação)

 

 

Em 1969, Toyota apresentou na X Bienal de São Paulo, uma das mais comentadas e premiadas participações da mostra. Um conjunto de obras que convocava o espectador à interação e uma instalação que hoje chamaríamos de imersiva. Os trabalhos despertaram a atenção do público e da crítica e refletiam a permanência do artista por três anos na Itália, período no qual participou de algumas das mais emblemáticas exposições dos cinéticos, ao lado de Lucio Fontana, Bruno Munari, Vasarely e Le Parc.

Nascido no Japão em 1931, Toyota chegou ao Brasil no final da década de 1950 e naturalizou-se brasileiro em 1971. Começou sua carreira como pintor logo recebendo alguns dos mais importantes prêmios do circuito de arte brasileiro, como o do Salão Esso, em 1965, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que o levou à Itália. A partir daí voltou-se para a escultura e suas obras adquiriram características óticas, cinéticas e imersivas – partido adotado até hoje. Aos 86 anos Toyota continua em pleno vigor criativo, sendo um dos raros escultores brasileiros a dominar a relação escala/espaço, essencial para a criação de obras ao ar livre. Não por acaso ao longo dos anos, ele semeou mais de cem obras públicas entre o Brasil e o Japão.

Com curadoria de Denise Mattar, a exposição TOYOTA – O Ritmo do espaço resgata esse percurso do artista, apresentando cerca de 80 obras, reunindo trabalhos dos anos 1960, uma recriação da instalação imersiva Quarto Escuro, da X Bienal, obras premiadas no Panorama do Museu de Arte Moderna de São Paulo, na década de 1970. A mostra traz ainda obras pertencentes a acervos de instituições como Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Palácio Itamaraty, Coleção Roberto Marinho, além de importantes coleções particulares. Dentro do núcleo histórico tem destaque um ensaio fotográfico realizado por Alair Gomes sobre a obra de Toyota.

A mostra apresenta, ainda, painéis das obras públicas de sua autoria, realizadas entre os anos 1980 e 2010, no Brasil e no Japão e esculturas recentes, de grandes dimensões, concebidas pelo artista especialmente para a exposição.

“Trabalho há mais de sessenta anos e durante esse período criei milhares de obras entre desenhos, gravuras, pinturas, instalações, painéis escultóricos e esculturas de todos os tamanhos, desde pequenos múltiplos a imensos monumentos, mas sempre fui fiel às mesmas indagações que me fizeram mergulhar no universo das artes, ainda no Japão. Aos 15 anos recebi, em Yamagata, o primeiro prêmio de pintura no Salão de jovens artistas. Na ocasião o critico japonês Atsuo Imaizumi me disse: ‘mantenha sempre as mesmas ideias e perguntas interiores assim encontrará sua verdadeira arte e produzirá obras verdadeiramente suas, obras originais’, e foi o que fiz. O que me interessa verdadeiramente é a conexão entre o Homem e o Universo. A cultura ocidental responde a essa questão através da física quântica e a oriental através da espiritualidade. Aceito os dois significados e ambos estão no meu trabalho” diz, Yutaka Toyota.

A curadora Denise Mattar destaca o pioneirismo do artista: “Yutaka Toyota faz parte do grupo de artistas que, na década de 1960, decretou o fim da pintura de cavalete e da escultura figurativa, convidando o público a participar de novas experiências estéticas, interativas e sensoriais. Sua obra convoca dualidades: positivo-negativo, visível-invisível, sólido-evanescente, volume-leveza. As múltiplas possibilidades do reflexo são a matéria prima da qual Toyota se utiliza para ‘compreender o significado do espaço’, e, nessa opção podemos apontar um expressivo parentesco da obra de Toyota com a de Anish Kapoor, não por acaso, também um oriental-ocidental.”

Na exposição a curadoria privilegia a produção escultórica de Toyota estabelecendo seu percurso e as principais questões que permeiam sua obra, sem se ater a uma montagem cronológica.

A escolha do Museu de Arte Brasileira da FAAP para a apresentação da mostra em São Paulo reflete uma antiga parceria de Toyota com a instituição que tem em seu campus algumas obras monumentais do artista, integradas ao dia a dia dos alunos. Coincidentemente a mostra chega à cidade, em junho, mês da comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

 

 

SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA X BIENAL

Em 1969 Yutaka Toyota participou na X Bienal de São Paulo ocupando três salas. Utilizando acrílico e luz negra com uma tinta especialmente desenvolvida para ele (que na época não existia aqui), o artista criou uma cabine pintada de preto, que chamou de Quarto Escuro. Quando o espectador entrava nesse ambiente mergulhava em uma experiência ótica produzida por duas formas transparentes em movimento, uma esfera e um cubo, sobre as quais era projetada uma luz negra criando efeitos cinéticos. Segundo Toyota, em reportagem da época: “o espaço situa o visitante no limite entre o positivo negativo, entre o real irreal, no momento aqui-e-agora”. No outro ambiente, Espelho, utilizou duas grandes madeiras côncavas, uma verde e outra vermelha e um espelho esfumaçado. Ao entrar o visitante via apenas um espelho e sua imagem refletida nele e acabava fazendo caras, bocas, caretas, etc. Entretanto, ao passar por trás, percebia que agora podia ver as pessoas que estavam à frente do espelho – o que indicava que também tinha sido visto. No espaço seguinte havia uma esfera listrada, branca e preta, Positiva e Negativa, girando sobre uma superfície de aço inoxidável polido, criando formas que remetiam a um infinito movimento. Sua comunicação com o público era intensa, surpreendente, e o reconhecimento da crítica se fez através de muitas matérias positivas reiterando a nova visão que sua obra trazia para a Arte brasileira. Toyota recebeu também duas premiações: o “Prêmio Itamaraty” e “Prêmio Banco de Boston”.

Uma recriação de Quarto Escuro e a obra Positiva e Negativa, pertencente ao Itamaraty, integram a exposição na FAAP.

https://www.yutakatoyota.com/

 

 

SERVIÇO

TOYOTA – O Ritmo do Espaço

Museu de Arte Brasileira da FAAP
Período expositivo: de 23 de junho a 02 de setembro de 2018
Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP, 01242-902

Telefone: +55 11 3662-7198
Horário de visitação: Segundas, quartas, quintas e sextas: das 10h00 às 19h00 – última entrada às 18h00. Sábados, domingos e feriados: das 10h00 às 18h00 – última entrada às 17h00. Fechado às terças-feiras mesmo quando feriado.

Entrada: gratuita

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ