CAPA Cultura Musica

O Cowboy Nikkei Joe Hirata canta “Arigatô Brasil” em comemorações aos 110 Anos de Imigração Japonesa no Brasil

O cowboy nikkei atrai legiões de fãs por onde passa. (Foto: Luci Judice Yizima)

Cantar para a maioria dos japoneses é uma tradição, para o nipo-brasileiro Joe Hirata não foi diferente. Foi no período que esteve no Japão que Joe Hirata descobriu sua verdadeira identidade. Um nikkey descendente de japoneses com muito orgulho, mas nascido em Maringá, no interior do Paraná, no Brasil. Hoje Joe faz Shows pelo Brasil atraindo legiões de fãs com seu estilo “Cowboy Nikkei” cantando sertanejo universitário e música tradicional japonesa para não perder as raízes. Para as comemorações aos 110 Anos de Imigração Japonesa no Brasil o cantor promete grande show no Festival do Japão em São Paulo em julho com a canção tema “Arigatô Brasil” e vêm surpresas no maior evento da comunidade japonesa no Brasil.

Em entrevista Joe Hirata fala um pouco sobre o seu trabalho e porque adotou o estilo country. Confira a entrevista com o cantor nipo-brasileiro, e de quebra a letra da música tema “Arigatô Brasil”.

 

Portal Oriente-se – Qual foi à inspiração para fazer a canção?

Joe Hirata – A inspiração foi colocar o sentimento de nós filhos, netos e bisnetos de japoneses. O sentimento de gratidão ao Brasil por acolher a comunidade japonesa há 110 anos.

 

Portal Oriente-se – Existe alguma relação com a sua carreira?

Joe Hirata – Gratidão sempre fez parte de minha vida, pois toda minha carreira foi construída com muita ajuda de pessoas que acreditaram em meu sonho. Sou eternamente grato a todas essas pessoas.

 

Portal Oriente-se – Qual o motivo que levou você a adotar o estilo  country nas suas apresentações?

Joe Hirata – Sou de Maringá e cresci em rodeios e assistindo aos shows do Chitãozinho e Xororó que começaram a carreira em Maringá. E por ser um tenor, foi o estilo que mais me identifiquei.

 

Portal Oriente-se – Pensando nos 110 anos o que mudou de lá para cá?

Joe Hirata – Hoje a comunidade japonesa está mais aberta para a sociedade brasileira, e a integração é visível principalmente nos eventos, onde a grande maioria do público é de brasileiros sem descendência japonesa. Antes eram eventos mais direcionados aos associados dos kaikans (associações japonesas).

 

Portal Oriente-se – Podemos esperar alguma surpresa no festival do Japão?

Joe Hirata – Estarei apresentando a música tema dos 110 Anos da Imigração Japonesa “Arigatô Brasil” e também participarei das festividades oficiais dos 110 anos em Maringá, São Paulo no Festival do Japão e em Promissão. Estarei nos três eventos oficiais que Sua Alteza Imperial Princesa Mako participará.

 

Portal Oriente-se – Você pretende lançar alguma outra música,  além da música oficial dos 110 Anos?

Joe Hirata – Sim, já estamos trabalhando neste projeto.

 

Portal Oriente-se – Qual sentimento de participar desse clip?

Joe Hirata – Foi uma superprodução que duraram meses de trabalho e empenho de vários grupos que fizeram questão de ajudar e a união de todos transformou o projeto em um acontecimento inédito e grandioso. Foi maravilhoso!!!

 

Portal Oriente-se – Para finalizar, você é muito querido na comunidade, como você lida com essa receptividade?

Joe Hirata – Eu canto desde meus oito anos de idade, e a maior riqueza que tenho, são as amizades que cultivei durante toda vida. Quem acompanhou de perto sabe que não foi um caminho fácil chegar até aqui, e o reconhecimento do público é muito importante para mim. O mínimo que posso fazer é retribuir o carinho recebido.

 

 

Joe Hirata com Karen Ito, Edson Saito e Mariana Suzuki no show Jantar das 4 Entidades. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

A Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil tem como Presidente: Harumi Goya Vice-presidentes: Akeo Yogui, Yasuo Yamada, Aiichiro Matsunaga e Yokio Oshiro Presidente do Comitê Executivo: Yoshiharu Kikuchi. Essa música representa o sentimento de gratidão dos imigrantes e descendentes japoneses ao Brasil.

 

 

 

Arigatô Brasil

(Joe Hirata/Julinho Bogajo)

 Ôôôôô

Uôôôôô

Ôôôôôôôôuô

Essa história começou

Há 110 anos atrás em um país distante, o Japão

Um povo cheio de esperança, partindo com suas

memórias

E carregando sonhos no coração

Enfrentando oceanos

Tempestades e males, no caminho da imigração

Com alegria no peito

Fé e determinação

No horizonte surgindo

O sonhado destino

Ao chegar ao porto no Brasil

As lágrimas escorreram de emoção

 

Refrão:

Dômo arigatô

Do sol nascente é esta nação

Dômo arigatô, ao meu Japão

Dômo o arigatô A essa pátria mãe gentil

Dômo arigatô, nosso Brasil

 

Ôôôôô

Uôôôôô

Ôôôôôôôôuô

E hoje somos unidos

E agradecidos

Com mais vitórias pra conquistar

Por esse país que hoje é o nosso lar

 

Refrão 2 x

Ôôôôô

Uôôôôô

Ôôôôôôôôuô

Arigatô Brasil!!!

 

Joe Hirata, com agenda lotada de shows roda o Brasil de Norte a Sul (Foto: divulgação)

 

Sobre Joe Hirata – Desde cedo Joe Hirata organizava shows e cantava em várias cidades do Brasil. Ele sempre sonhou em ser cantor desde seus 8 anos e seu amor pela música já vinha de família. Seus pais e irmãs já cantavam e o incentivaram na música. Conquistou vários títulos em concursos amadores no Brasil e no Japão: Bi-campeão brasileiro – doyo, Campeão brasileiro – Pop, Shinsain Tokubetsu sho – NAK Zenkoku Taikai – Tokyo. Sua grande conquista foi participar do maior concurso amador da canção japonesa, o NHK Nodojiman, organizado pela rede estatal TV NHK. Foram mais de 80.000 pessoas participando e Joe Hirata cantou a música SHINING ON KIMIGA KANASHII e conquistou o título de Campeão (Nippon Iti) da TV NHK e foi o primeiro estrangeiro a vencer na história do Japão.

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Dica

Tradutor Juramentado

Discover Nikkei

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Dica

Tradutor Juramentado

Discover Nikkei

%d blogueiros gostam disto: