Acontece Cultura

Fundação Japão traz para o Brasil Tezuma, a arte do ilusionismo tradicional japonês

A Fundação Japão em São Paulo traz, pela primeira vez ao Brasil, Taijyu Fujiyama, especialista em Tezuma, a arte do ilusionismo tradicional japonês. (Foto: FJSP)

A Fundação Japão em São Paulo traz, pela primeira vez ao Brasil, Taijyu Fujiyama, especialista em Tezuma, a arte do ilusionismo tradicional japonês.

As apresentações acontecem nos dias 20, 21 e 22 de julho, durante o 21º Festival do Japão, em São Paulo, tanto no estande da Fundação, como no palco principal.

A vinda de Taijyu Fujiyama é uma realização da Fundação Japão em São Paulo e conta com o apoio do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.

Antes de chegar a São Paulo, Taijyu Fujiyama fará uma apresentação em Porto Alegre, em 19 de julho, a partir das 20h, no Teatro Dante Barone, localizado no Centro Histórico da capital gaúcha.

 


 

Tezuma

Tezuma, a arte do ilusionismo tradicional japonês, é considerada patrimônio cultural intangível do Japão. A origem da arte data do início da era Edo (1603-1868) no Japão.

O conceito de ilusionismo baseia-se na expressividade figurativa em cada movimento, denominada “Mitate”, que é executada com precisão e leveza pelo ilusionista. Desta forma, ele dá vida aos elementos cenográficos, proporcionando, através de sua narrativa, uma experiência única ao espectador.

Por definição, Tezuma significa a arte de “manusear veloz como um raio”. O ideograma “Te”, significa mão, e “Zuma”, que provém de “Inazuma”, raio.

 


 

Taijyu Fujiyama

 

 

Taijyu Fujiyama é um dos discípulos de Shintaro Fujiyama, principal autoridade na arte do Tezuma atualmente no Japão.

Conquistou o prêmio especial no FISM ASIA, organizado pela Fédération Internationale des Sociétés Magiques, realizado na Coreia, em 2014. Também é detentor da 5ª colocação no campeonato mundial FISM 2015, organizado pela mesma entidade.

Desde então, tem difundindo a arte do Tezuma não somente no Japão, mas no mundo inteiro. Já esteve em mais de 10 países, como Bélgica, Inglaterra, México e Índia.

Mais informações em http://www.japanesemagic.jp/eng.html

 


 

Tezuma, a arte do ilusionismo tradicional japonês no 21º Festival do Japão

Data: 20, 21 e 22 de julho de 2018

Horários: sexta, 20/07, às 19h (estande da FJSP) | sábado, 21/07, às 15h50 (Arena 110 anos) | domingo, 22/07, às 12h30 (Arena 110 anos)

 

 


 

 

Festival do Japão

O 21º Festival do Japão será realizado nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, com o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e manter as tradições para as novas gerações.

O Festival do Japão é considerado o maior evento da cultura japonesa no mundo, tendo recebido na edição de 2017 um total de 182 mil visitantes.

Um dos pontos altos do evento acontece na Praça de Gastronomia, na qual estandes das 47 províncias do Japão trazem suas culinárias típicas.

Este ano, haverá a cerimônia de comemoração dos 110 anos de Imigração Japonesa no Brasil, com previsão de participação de autoridades brasileiras e também do governo Japonês.

Também estarão na programação o concurso Miss Nikkey Brasil, Akiba Cosplay Summit, exposições de ikebana, cerimônia do chá, shows de música, teatro, danças folclóricas, taiko (tambores), demonstrações de artes marciais,

Para as crianças, uma área exclusiva promoverá oficinas de cultura e recreação. Também a Terceira Idade terá um espaço exclusivo, com atividades culturais e práticas para vida saudável.

O evento conta com a colaboração oficial do governo do Japão, apoio da Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.

 

 

21º FESTIVAL DO JAPÃO – 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

20, 21 e 22 de julho de 2018
20/07 – sexta – 12h às 21h
21/07 – sábado – 9h às 21h
22/07 – domingo – 10h às 18h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo

Mais informações sobre ingressos, transporte e estacionamento em www.festivaldojapao.com.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ