CAPA Comportamento Perfil

Cônsul Noguchi completa um ano de gestão, 58 cidades visitadas, entre compromissos, eventos e 110 anos de Imigração Japonesa

Cônsul Noguchi conquista a comunidade Nikkei com sua simpatia, simplicidade, e com seu carisma. (Foto: Luci Judice Yizima)

Trabalha num dos pontos mais agitado da capital paulista, chega cedo ao escritório consular, com uma agenda cheia de compromissos e eventos, a vida de um cônsul não é fácil. Entre idas e vindas o cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi completou um ano de sua gestão, visitou 58 cidades, dentro de sua competência territorial, além dos eventos em comemorações aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Após a bem sucedida e carismática gestão do cônsul Takahiro Nakamae, pairava no ar um suspense de quem viria assumir o cargo tão importante e expressivo para a comunidade nipo-brasileira. No dia 17 de outubro fez um ano que o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, foi apresentado à comunidade nikkei em São Paulo. Sempre solícito, o jovem senhor Noguchi (50 anos de idade) assiste a todos com o mesmo carisma, aliás, é o mais novo dos cônsules a ocupar o cargo de Cônsul Geral do Japão em São Paulo.

 

Cônsul Noguchi faz aquecimento para iniciar a varrição na Liberdade – RevitaLiba (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Sem dúvida nenhuma o Cônsul Noguchi vem conquistando a comunidade nipo-brasileira com sua simpatia, simplicidade, carisma e suas ações como RevitaLiba, plantio no Jardim do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Termo do Memorial de Imigração Japonesa de Registro, Revitalização do Jardim Japonês da Universidade de São Paulo, entre outros. Em uma conversa informal o cônsul Noguchi conta um pouco da sua história e quais as suas perspectivas em São Paulo.

 

Consul no Jardim do Tribunal de Contas do Municipio de São Paulo. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Confira a entrevista:

Portal Oriente-se: Qual a sua formação acadêmica?

Cônsul Yasushi Noguchi: Sou Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de Kyoto

 

Portal Oriente-se: Onde o senhor nasceu?

Cônsul Yasushi Noguchi: Yamaguchi

 

Cônsul Noguchi conquista a comunidade Nikkei com sua simpatia, simplicidade, e com seu carisma. (Foto: Luci Judice Yizima)

Portal Oriente-se: Já conhecia o Brasil?

Cônsul Yasushi Noguchi: Sim, Brasília.

 

Portal Oriente-se: Qual o maior desafio de ser um cônsul?

Cônsul Yasushi Noguchi: O meu maior desafio é conhecer a comunidade japonesa no Brasil e ouvir as suas necessidades, e poder ajudá-la da melhor forma possível. Esse é um grande desafio e muito importante.

 

Portal Oriente-se: Quando foi indicado a vir ao Brasil, qual foi a sua primeira preocupação?

Cônsul Yasushi Noguchi: Acredito que foi a segurança, que é uma preocupação dos japoneses do Japão, quando pensam em vir ao Brasil. Mas, não tive essa preocupação. Apesar da violência que paira as grandes cidades brasileiras, o país tem coisas muito positivas para oferecer. O Brasil é um país maravilhoso, tem muita terra, uma população jovem e com uma economia muito promissora.

 

Portal Oriente-se: Devido à dimensão do Brasil, o Senhor tinha noção que a comunidade nipo-brasileira atingisse todo o território nacional?

Cônsul Yasushi Noguchi: Já tinha essa noção mais ou menos, mais fiquei impressionado morando aqui a gente tem outra visão, é mais real. É impressionante. Percebo o esforço das comunidades para preservar e manter a cultura japonesa viva no Brasil, é maravilhoso. Cada localidade tem uma história diferente que mexe com pessoas idosas, jovens e crianças é muito bonito, é um esforço contagiante.

 

Cônsul Noguchi em ação no RevitaLiba (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Portal Oriente-se: Dentro da culinária brasileira, qual o prato que o Senhor mais aprecia?

Cônsul Yasushi Noguchi: Percebi que a comunidade nipo-brasileira em especial as mulheres fomentam a culinária japonesa com muito orgulho e capricho. Meu prato predileto é peixe frito. Dentro da culinária brasileira gosto de churrasco da Churrascaria Fogo de Chão, feijoada e peixe de água doce, também aprecio muito. São Paulo tem uma gastromonia muito ampla e diversificada. O mundo inteiro está em São Paulo.

 

Portal Oriente-se: Tem alguma coisa no Brasil que o Senhor se identificou? Por exemplo: a música, a arte, o clima tropical.

Cônsul Yasushi Noguchi: O clima em São Paulo é muito agradável. Com a Comunidade japonesa tenho grande admiração.

 

Revitalização do Jardim Japonês da USP (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Portal Oriente-se: Para finalizar, o Senhor completou um ano de Brasil, qual o balanço que o Senhor faz de sua gestão?

Cônsul Yasushi Noguchi: Ainda tenho muito por fazer, tenho que atender muitas empresas japonesas. Temos que investir mais para promover a cultura, as relações entre Japão e Brasil. Agora é um momento muito importante para a sociedade brasileira, há muita mudança política no Brasil, precisamos atrair e dar mais atenção aos jovens nikkeis.

Antes mesmo de minha chegada, já ouvia muito a respeito da presença da comunidade nipo-brasileira e sua contribuição para a sociedade brasileira, mas superou muito a minha imaginação. As áreas de atuação dos descendentes de japoneses são amplas, incluindo desde a agrícola, medicina, educacional, econômica, militar, artística, esportiva, dentre muitas outras. Compreendi a quão longa e profunda é a sua história. Reitero o meu profundo respeito da contribuição de todos. Estou extremamente impressionado como isto tem sido transmitido para as novas gerações, ao mesmo tempo em que os laços que unem às províncias de origem têm sido preservados. Gostaria de expressar meus profundos agradecimentos a todos da sociedade brasileira que me receberam calorosamente desde o início. Continuarei fazendo o meu melhor para contribuir para o progresso da comunidade nipo-brasileira e gostaria de continuar a contar com o apoio de todos.

 

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Dica

Tradutor Juramentado

Tooru Nagashi de Registro

Itigo Itiê

Assessoria Contábil

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Dica

Tradutor Juramentado

Tooru Nagashi de Registro

Itigo Itiê

Assessoria Contábil

%d blogueiros gostam disto: