Acontece Cultura Entretenimento Novidades

Iguape:”Berço da Colonização Japonesa no Brasil” está em festa

Ikutaro Aoyagi responsável pela imigração japonesa em Iguape

Bela oportunidade para conhecer a história de Imigração Japonesa na cidade de Iguape considerada “Berço da Colonização Japonesa no Brasil”, no Vale do Ribeira no litoral paulista, nos dias 10 e 11 de novembro a ACNBI – Associação Cultural Nipo-brasileira de Iguape em parceria com a Prefeitura Municipal de Iguape promovem o IV KATSURA MATSURI, evento que comemora os 105 anos de instalação da Colônia Katsura, a primeira colônia japonesa no Brasil.

 

Escola na Colônia Katsura em Iguape – 1927 (Foto: divulgação)

 

A data de instalação da colônia é 09 de Novembro de 1913, o que dá ao município de Iguape o título de “Berço da Colonização Japonesa no Brasil”, conforme Lei Federal n. 11.642, de 11/01/08, o que leva à comemoração dos 105 anos de instalação da colônia.

 

 

O evento acontece no Centro de Eventos da cidade de Iguape, com abertura oficial prevista para as 15h de 10/11. Com o intuito de difundir a cultura e os valores da terra do sol nascente, estarão sendo apresentados grupos de dança, tayko, karaokê, além dos cantores Ricardo Nakase, Takeshi Nishimura, e Grupo Todos Nós. Também terá exibição da rica e tradicional gastronomia japonesa e local.

 

 

Fundador Colônia Katsura-Iguape

Ikutaro Aoyagi, melhor amigo de Wasaburo Otake, um dos precursores da imigração Japonesa no Brasil. Natural de Chiba, recebeu uma doação de terras do governo do Estado de São Paulo, das terras de Iguape, a parte daí começou uma das primeiras colônias japonesas no Brasil. Ikutaro Aoyagi foi aos Estados Unidos para estudar, explorou o Peru em 1893 e publicou o “Peru Jijo” no ano seguinte, e depois se tornou um gerente para um agente de imigração, Masataka Omi. Ele estabeleceu o Sindicato de Tóquio junto com Kantake Oura e outras províncias de projetos e foi enviado para o Brasil. Envolvido na seleção de terras e nas negociações com o Governo do Estado de São Paulo, ele fez importantes contribuições para o estabelecimento da Colônia de Iguape. Quando a Companhia de Colonização do Brasil foi criada em 1913, ele foi nomeado diretor da empresa. Aoyagi estava contra a fusão da Companhia de Colonização do Brasil com o Kaigai Kogyo (Empresa de Overseas Enterprise), mas sua opinião não foi aceita e ele se tornou diretor daKaigai Kogyo (Overseas Enterprise Company). Aoyagi morreu em sua casa de Tóquio em fevereiro de 1944.

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Dica

Tradutor Juramentado

Tooru Nagashi de Registro

Itigo Itiê

Assessoria Contábil

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Dica

Tradutor Juramentado

Tooru Nagashi de Registro

Itigo Itiê

Assessoria Contábil

%d blogueiros gostam disto: