Colunas Krônicas

KRÔNICAS: Fim de ano? Bonenkais… Kouhakus… Natal! Ufa$!

 

Confraternizações de finais de ano é tradição no mundo inteiro, cada país à sua maneira ou formação cultural. No Japão, país que “gosta de copiar” tudo do mundo ocidental… e bem!, muitas vezes melhor… rs, essa manifestação também foi “adotada”. Se bem que, algumas, não tão bem copiadas. Explico.

Por exemplo, naquele país budista/xintoísta, lembro-me de que quando lá morei, não bem nas vésperas, mas exatamente no dia 24 de dezembro, ter ficado admirado ao ver, por todos os lados, nas ruas e vagões de metrô, cidadãos japoneses ao final de um dia de trabalho, cada qual com um bolo na mão.

Não resisti. Na primeira vez que vi isso, em 1985, estudando na Universidade Nagoya, perguntei a um colega japonês da faculdade. Estranhou minha pergunta. “Não é isso que o mundo todo faz nesse dia… reunir a família e, à meia-noite, cantar o Feliz Natal?”, respondeu-me.

Quase me estatelei ao chão! Até porque o dia 25 não é feriado no Japão (não era na época) e carregavam os bolos para comemorar a data e no dia seguinte voltavam ao trabalho!

E no Brasil, mais exatamente na comunidade nipo-brasileira?

Bom… talvez pelo DNA… somado à formação ocidental, do calor humano, é que haja tantas confraternizações, muitas das quais começando já em novembro. Além das formas.

Literalmente, bonenkai é a confraternização em si. E como tem! Recentemente, vi num grupo zap alguém recusando educadamente ao convite de outrem porque na mesma data teria o seu!

O Kouhaku é outra forma, no caso, aos cantores. Surgida no Japão, em 1945, após a Segunda Guerra Mundial (wikipedia), trata-se de uma disputa musical, de confraternização, entre equipes masculina e feminina.

Na comunidade, no Brasil, estamos em plena temporada. Começou em novembro. É muito divertido, bonito e compensador, se dentro desse espírito. Os protagonistas se produzem… e muito, para esses eventos.

Mas de tantos tipos de confraternização, se vacilar, Ufa$!… haja bolso! Ou seja, planejem! Como sugestão, por exemplo, neste Natal, deem de presente Kontos, Krônicas & Konflitos! Bom e barato… rs.

Silvio Sano

- Formado em arquitetura pela Univ. Mackenzie (1974), auge: ampliação do estádio Santa Cruz (Recife, 1981); conhece o Japão por quatro óticas (bolsista 1975, lua-de-mel 1980, Univ.Nagoya 1985/887 e decasségui 1989/1992); colunista e chargista desde 1996; escritor, com sete livros publicados (Kontos, Krônicas & Kanções foi o último); compõe versões em português de músicas japonesas (Youtube), mas também de outras línguas (Hallelujah=>HalleLULA, do inglês); cantor nas categorias Pop e Internacional e, palestrante (tema atual = conflitos nikkeis mesmo 110 anos depois);

- Vice-presidente do Conselho Deliberativo da ACA Mie Kenjin do Brasil, Assessor de Comunicação e Imprensa da UPK (União Paulista de Karaokê) e um dos adminiostradores dos sites Nikkeyweb e UPK. 

www.facebook.com/silvio.sano.7
twitter.com/silvio_sano
silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

%d blogueiros gostam disto: