Acontece CAPA Cultura Entretenimento Exposição

“Concurso Artístico Temático” traz arte e vida ao amuleto japonês em Salvador

O desenho ““Koinobori no Céu da Bahia”” garantiu 1º lugar a Jojo Fraga. (Foto: divulgação)

Dizem que baiano não nasce, estreia. Partindo dessa premissa, os 80 participantes do Concurso de Ilustração do ‘Concurso Artístico Temático’ com o tópico “Os Amuletos Japoneses da Sorte nas Terras da Bahia”, não economizaram na criatividade e capricharam nas obras. A mentora do concurso, Ana Luiza Rocha Bélico (Kiki Bélico) que é atual Coordenadora do Espaço Cosplay, Curadora e Coordenadora do Artist’s Alley e Concurso Artístico Temático (CAT), e Coordenadora do Palco Mirai pela produtora Mega Hero, que atua em Salvador há mais de uma década promovendo eventos culturais.

Em entrevista a Kiki Bélico ressalta a importância do ‘Concurso Artístico Temático’ para o Festival de Cultura Japonesa de Salvador. “O concurso é uma forma de ampliar o alcance à comunidade artística baiana, com menos exigências e podendo incluir artistas mirins, que inclusive tenho propostas para ativar de forma mais assertiva, porque acredito que o Festival seja uma oportunidade para trabalhar a arte e a cultura desde cedo com as crianças que gostam da cultura japonesa e de arte em geral”, afirma.

“Nosso objetivo é promover não só o Festival, mas a cultura japonesa em si, através da expressão artística dos artistas baianos criando uma mistura de culturas e crenças que geraram trabalhos belíssimos nesta primeira edição. Somos muito gratos a todos que participaram” destaca Kiki.

De acordo com a curadora, a ideia do concurso de ilustração surgiu de outro projeto que iria ativar a comunidade de artistas locais, mas acabou sendo descartada. Porém, como já havia acionado a comunidade, sugeriu que poderiam fazer um concurso com a mesma temática do evento, pois eles já estavam familiarizados com o conceito de uma arte temática desde 2024, quando criou a arte temática no portfólio do Artist’s Alley.

“Sendo a 1ª Edição, criado um regulamento do zero, exclusivo para o Concurso Artístico Temático, a ideia é que, a cada ano ele seja incrementado e ampliado para alcançar mais pessoas. Também estamos planejando ativar mais artistas nas próximas edições, pois é muito difícil escolher apenas uma arte dentro de tantas propostas belíssimas e notáveis que recebemos”, enfatiza.

Para finalizar, quem garantiu o primeiro lugar foi a Jojo Fraga com sua obra “Koinobori no Céu da Bahia”. A artista uniu um dos maiores cartões postais da cidade com o amuleto Koinobori, se atentando aos detalhes, sobre o significado do amuleto. Uma delicadeza na representação e estilo que conversa muito com a estética do Festival hoje. A Jojo é uma artista completa e trouxe o tema amuletos japoneses da sorte nas terras da Bahia a vida com sua arte.

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ