Acontece CAPA Cultura Entretenimento Musica

Congregação Luterana Japonesa de São Paulo celebra 60 anos de suas atividades na Liberdade

Pastor Luiz Carlos Teixeira Melo, atual pároco da Igreja Luterana Nipo-Brasileira. (Foto: Luci Judice Yizima)

A Igreja Luterana Nipo-Brasileira foi fundada em outubro de 1965, pelo pastor japonês Hiroshi Fujii, no bairro da Liberdade em São Paulo. Sendo sua primeira sede localizada no número 355 da Rua Tamandaré, onde hoje é um estacionamento. A igreja passou por três endereços, hoje ocupa o número 54 da Rua Pandiá Calógeras no bairro da Liberdade, no centro da capital paulista.

 

Inauguração da Igreja Luterana Nipo-Brasileira na inauguração em 1965 na rua Tamandaré. (Foto: Arquivo da Igreja Luterana)

O desenvolvimento e expansão da igreja ao longo das 6 décadas registra muitas atividades na capital e em Diadema, como: aula de música, aula da língua japonesa, aula de tecnologia, aula de português para estrangeiros, aura de coral para crianças e adultos, aula de Kung Fu, aula de Samba, aula de culinária, catequese para crianças, churrasco no segundo sábado de cada mês, bazar beneficente toda quarta-feira, e grande bazar duas vezes ao ano.

Pastor Hirotaka Tokuhiro 12 anos de atividades na Igreja Luterana Nipo-Brasileira, “pastor high tech” . (Foto: Arquivo pessoal)

Desde a fundação a paróquia reuniu 100 fies, contabilizou 9 pastores, sendo o pastor japonês Hirotaka Tokuhiro vindo de Fukuoka, onde presidiu a Paroquia Luterana Nipo-Brasileira durante doze anos, a qual ficou conhecida internacionalmente por ser um “pastor high tech”. Hoje a igreja tem como pároco o brasileiro Luiz Carlos Teixeira Melo, mais conhecido como ‘Pastor Melo’, com cultos aos domingos em português e em japonês.

Pastor Melo entre fiéis no área cultural da Igreja. (Foto: Aquivo da Igreja)

De acordo com o pastor Melo a missão da paróquia é o meio de fortalecer a fé, validar a atividade da igreja e comemorar as bênçãos adquiridas, muitas vezes incluindo cultos e reuniões especiais, testemunhos, homenagens, atividades sociais no entorno para engajar a comunidade”, ressalta.

O Pastor Melo faz culto em português e japonês. (Foto: Luci Júdice Yizima)

“A data serve para reavaliar e renovar o compromisso da igreja com a missão e visão divinas. A comemoração e festa de Jubileu dos 60 anos da Congregação Japonesa de São Paulo é uma oportunidade para agradecer a Deus pela sua fidelidade e pelas maravilhas realizadas ao longo dos anos. Durante a celebração festiva, além do Culto Religioso Ecumênico será inaugurado o Órgão de Tubos, 10 anos do Coral da Comunidade Luterana e os 508 anos da Reforma Luterana”, conclui Pastor Melo.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ