A EMEF Irineu Marinho realiza uma iniciativa que reafirma seu compromisso com um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e acolhedor: o Dia da Não-Violência na Escola. O projeto, idealizado pelo Grêmio Estudantil “A Voz dos Estudantes”, nasceu a partir da necessidade dos próprios estudantes de criarem um espaço de reflexão, diálogo e práticas de convivência que contribuam para enfrentar situações de conflito e violência no cotidiano escolar. que contou com a colaboração do “Instituto Think Twice”, é uma organização de impacto social fundada em 2013, com a missão de promover a Educação para Paz e Direitos Humanos para interromper ciclos de violência e desigualdade, “O Dia da Não Violência”.
Inspirados pela ex-aluna Kemily, os estudantes desenvolveram a proposta que, durante sua elaboração, contou com a participação ativa do Instituto Think Twice (Link para um novo sítio). A entidade promoveu momentos de monitoria, oferecendo orientação e acompanhamento para transformar ideias em ações concretas e eficazes.
O trabalho dos estudantes foi reconhecido no concurso Grêmios pela Paz – Chama na Solução, no qual o projeto foi premiado com R$ 2 mil. Esse recurso possibilitou a realização de atividades inovadoras no Dia da Não-Violência, como oficinas de comunicação assertiva, espaços de escuta, práticas esportivas e artísticas, sessões de meditação e a iniciativa do Correio Gentil.
A ação, que ganhou força como expressão do protagonismo estudantil, fortalece a gestão democrática da escola e está alinhada ao seu Projeto Político-Pedagógico. O Dia da Não-Violência representa um importante passo para a construção coletiva de uma comunidade escolar comprometida com o respeito, a empatia, a segurança e a paz.
Deixe seu comentário