Acontece CAPA Cultura Entretenimento Exposição

Sesc Vila Mariana recebe a Exposição japonesa “Antípodas: Tão Distantes, Tão Próximos”

Tomoe Moriyama,curadora da exposição apresenta arte contemporânea e Tecnologia. (Foto: Luci Judice Yizima)

Com inovação e muita criatividade a exposição reúne jovens artistas japoneses que exploram os cruzamentos entre arte, tecnologia e ciência em 3 andares no Sesc Vila Mariana. Com curadoria de Tomoe Moriyama, a mostra parte das experiências de Cherish, your imagination e MOT Annual 2023 – Synergies, or between creation and generation, apresentando obras quânticas, robóticas e colaborativas, além de criações desenvolvidas com inteligência artificial que imaginam futuros compartilhados. A mostra tem interação com o público que se torna a peça da arte. Apresentação do taikô Setsuo Kinoshita Taiko Group, com uma performance de Shodô – arte japonesa da caligrafia – escrita com pincel e tinta.

A arte se une a ciência e dá movimento. (Foto: Luci Judice Yizima)

Realizada pelo Sesc São Paulo com o apoio da Fundação Japão, a exposição celebra os 130 anos de intercâmbios culturais entre Japão e Brasil, conectando São Paulo e Tóquio — cidades situadas em pontos quase opostos do globo, mas unidas pelo diálogo criativo.

Inteligência artificial em movimento na arte contemporânea. (Foto: Luci Júdice Yizima)

O conceito japonês “Ochikochi”, que inspira a curadoria, vai além da ideia de “aqui” e “ali”, abrangendo simultaneamente o longe e o perto, o passado e o futuro, e tornando-se o fio condutor da mostra. Em meio a um mundo marcado por crises e transformações, a exposição propõe manter viva a imaginação e a criatividade cotidiana, comuns à arte e à ciência.

A água em movimento na arte. (Foto: Luci Judice Yizima)

As obras apresentadas expandem a percepção do tempo, do espaço e do corpo humano por meio da tecnologia. Robôs de limpeza travessos, heróis efêmeros, rituais do chá em mundos virtuais e cidades reinventadas como ilusões urbanas compõem um mosaico poético de possibilidades.

São Paulo e Tóquio conectados pela arte “Antípodas: Lados opostos, aqui e ali, aqui e o lá, o presente e o passado”. (Foto: Luci Judice Yizima)

Entre os destaques, estão instalações que conectam batimentos cardíacos entre pessoas de Tóquio e São Paulo, transformam palavras sussurradas em imagens flutuantes e dão forma digital à caligrafia de escritores japoneses que visitaram o Brasil. Desenvolvidas por artistas de diferentes gerações, incluindo adolescentes, essas criações refletem sobre a presença, a distância e a colaboração no espaço digital.

Apresentação de Shodô – arte japonesa da caligrafia – escrita com pincel e tinta. (Foto: Luci Júdice Yizima)

Apresentação de Shodô

Apresentação do taikô Setsuo Kinoshita Taiko Group. (Foto: Luci Judice Yizima)

Em um momento em que se celebram 100 anos da pesquisa quântica mundial e o centenário da era Showa no Japão, Antípodas: tão distantes, tão próximos propõe um jogo simbólico entre “casa e fora”: um convite para que cada visitante encontre, em outro tempo e lugar, um reflexo de si mesmo — e descubra novas formas de conexão entre culturas aparentemente opostas.

Serviço:

Exposição japonesa “An

típodas: Tão Distantes, Tão Próximos” 

Onde: SESC Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo – Capital 

Quando: 9 de outubro de 2025 até 25 de janeiro de 2026 

Terça a sexta, das 10h às 20h 

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h  

2025年10月9日 – 2026年1月25日 

火曜日から金曜日 10:00AM〜8:00PM 

土曜日、日曜日、祝日 10:00AM〜6:00PM 

Sesc Vila Mariana 

 

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ