Cultura Esportes

“Campeões para Sempre” é título do livro de Edson Teramatsu

Edson Teramatsu lança "Campeões para Sempre" no Museu do Futebol. (Foto: Luci Judice Yizima)

Ás vésperas da Copa do Mundo, o jornalista paranaense, Edson Kazushigue Teramatsu deu palestra e lançou o livro “Campeões para Sempre – A Saga da Seleção Pentacampeão do Mundo em Infogols”, no Auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol em São Paulo, no sábado (9) no encontro mensal do MemoFut –Memória e Literatura do Futebol. A obra traz 311 páginas de muitas Histórias, os Gols, as Conquistas das cinco conquistas da Seleção Brasileira em 1958, 1962,1970, 1994 e 2002 com narrativas de locutores de estádios, ilustrações, fotografias e infográficos das trajetórias dos gols dos craques como Mané Garrincha, Amarildo, Tostão, Zagallo, Pelé, Vavá, Didi, Rivellino, Gerson, Romário, Zico,Dunga, Rivaldo, Ronaldo Gaúcho e Ronaldinho.

 

Um clássico da Infografia Esportiva Futibolística. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Em entrevista, o nikkei Edson Teramatsu destaca seu trabalho como uma atividade exercida exclusivamente como forma de lazer, de distração e passatempo. “Eu não tenho habilidade em desenho, então tive que me especializar em desenho digital, tenho mais habilidades com tecnologia, foi mais fácil do que desenhar a mão livre”, afirma. “Esse livro narra os movimentos dos grandes craques em campo, desenho dos gols, trajetórias das bolas, os uniformes, as expressões, os grandes lances, as técnicas e arte do futebol no mundo”, ressalta o autor.

 

“Eu não tenho habilidade em desenho, então tive que me especializar em desenho digital”, diz Edson. (foto: Luci Judice Yizima)

 

Marcelo Barreto, jornalista do Sport TV, que escreve o prefácio do livro comenta que, “o texto da obra ajuda a memória contextualizar como era moderno o esquema tático de 1958, como era versátil o Garrincha de 1962, fez gol de esquerda e de direita, de falta de cabeça, de dentro e fora da área, e não tem um drible sequer representado por uma linha reta. Na Copa de 1970 as jogadas do Pelé e Carlos Alberto, em 1994 a espinha dobrada do Romário para deixar passar a bomba de Branco e o biquinho de Ronaldo”.

 

Encontro mensal dos amantes do Futebol no Museu do Futebol, MemoFut – Memória Literária do Futebol (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Teramatsu com o lendário Profº Helio Maffia (boina) e Alexandre Andolpho. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

O autor é apaixonado por futebol, é botafoguense de coração e confessa que nunca foi aos estádios em Copas do Mundo, porém é grande torcedor quando a Seleção Brasileira entra em campo.

 

“Com tanta tecnologia o futebol está cada vez mais exigente tecnicamente, porém a qualidade do atleta antigamente era melhor”, diz professor Hélio Maffia. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Palestra sobre Infografia Esportiva e as trajetórias da bola. (foto: Luci Judice Yizima)

 

Radicado no Rio de Janeiro há 10 anos, jornalista de formação, atua no setor público carioca, criador e editor do site Infogol – Futeblog E Infografia, Edson Teramatsu contabiliza cinco e-books. “Campeões para Sempre – A Saga da Seleção Pentacampeão do Mundo em Infogols” é seu primeiro livro impresso. Quem tiver interesse em adquirir um exemplar está à venda pelo site www.infogol.com.br.

 

 

Encontro mensal do MemoFut – Memória e Literatura do Futebol. (foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ