Cultura Esportes

“Campeões para Sempre” é título do livro de Edson Teramatsu

Edson Teramatsu lança "Campeões para Sempre" no Museu do Futebol. (Foto: Luci Judice Yizima)

Ás vésperas da Copa do Mundo, o jornalista paranaense, Edson Kazushigue Teramatsu deu palestra e lançou o livro “Campeões para Sempre – A Saga da Seleção Pentacampeão do Mundo em Infogols”, no Auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol em São Paulo, no sábado (9) no encontro mensal do MemoFut –Memória e Literatura do Futebol. A obra traz 311 páginas de muitas Histórias, os Gols, as Conquistas das cinco conquistas da Seleção Brasileira em 1958, 1962,1970, 1994 e 2002 com narrativas de locutores de estádios, ilustrações, fotografias e infográficos das trajetórias dos gols dos craques como Mané Garrincha, Amarildo, Tostão, Zagallo, Pelé, Vavá, Didi, Rivellino, Gerson, Romário, Zico,Dunga, Rivaldo, Ronaldo Gaúcho e Ronaldinho.

 

Um clássico da Infografia Esportiva Futibolística. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Em entrevista, o nikkei Edson Teramatsu destaca seu trabalho como uma atividade exercida exclusivamente como forma de lazer, de distração e passatempo. “Eu não tenho habilidade em desenho, então tive que me especializar em desenho digital, tenho mais habilidades com tecnologia, foi mais fácil do que desenhar a mão livre”, afirma. “Esse livro narra os movimentos dos grandes craques em campo, desenho dos gols, trajetórias das bolas, os uniformes, as expressões, os grandes lances, as técnicas e arte do futebol no mundo”, ressalta o autor.

 

“Eu não tenho habilidade em desenho, então tive que me especializar em desenho digital”, diz Edson. (foto: Luci Judice Yizima)

 

Marcelo Barreto, jornalista do Sport TV, que escreve o prefácio do livro comenta que, “o texto da obra ajuda a memória contextualizar como era moderno o esquema tático de 1958, como era versátil o Garrincha de 1962, fez gol de esquerda e de direita, de falta de cabeça, de dentro e fora da área, e não tem um drible sequer representado por uma linha reta. Na Copa de 1970 as jogadas do Pelé e Carlos Alberto, em 1994 a espinha dobrada do Romário para deixar passar a bomba de Branco e o biquinho de Ronaldo”.

 

Encontro mensal dos amantes do Futebol no Museu do Futebol, MemoFut – Memória Literária do Futebol (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Teramatsu com o lendário Profº Helio Maffia (boina) e Alexandre Andolpho. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

O autor é apaixonado por futebol, é botafoguense de coração e confessa que nunca foi aos estádios em Copas do Mundo, porém é grande torcedor quando a Seleção Brasileira entra em campo.

 

“Com tanta tecnologia o futebol está cada vez mais exigente tecnicamente, porém a qualidade do atleta antigamente era melhor”, diz professor Hélio Maffia. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Palestra sobre Infografia Esportiva e as trajetórias da bola. (foto: Luci Judice Yizima)

 

Radicado no Rio de Janeiro há 10 anos, jornalista de formação, atua no setor público carioca, criador e editor do site Infogol – Futeblog E Infografia, Edson Teramatsu contabiliza cinco e-books. “Campeões para Sempre – A Saga da Seleção Pentacampeão do Mundo em Infogols” é seu primeiro livro impresso. Quem tiver interesse em adquirir um exemplar está à venda pelo site www.infogol.com.br.

 

 

Encontro mensal do MemoFut – Memória e Literatura do Futebol. (foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Haru Matsuri

Arena Radical

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Haru Matsuri

Arena Radical

%d blogueiros gostam disto: