Notícias

3º Simpósio do Movimento Político Nikkei teve a participação de Claudio Kurita e Toshio Ichikawa

De olho nas próximas eleições, e preocupado com a situação dos nikkeis na política, o ex e sempre deputado, Hatiro Shimomoto durante o ano de 2019 tem organizado simpósio Movimento Político Nikkei (]Foto: Luci Judice Yizima)

De olho nas próximas eleições, e preocupado com a situação dos nikkeis na política, o ex e sempre deputado, Hatiro Shimomoto durante o ano de 2019 tem organizado simpósio Movimento Político Nikkei com o objetivo de fortalecer a união dos políticos nikkeis com a comunidade. A reunião gera conversa, palestra, discussão com representantes de associações, da comunidade jovem e um debate com políticos japoneses e ou nipo descendentes. 

Em sua terceira edição, o Simpósio do Movimento Político Nikkei aconteceu em agosto, no prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo no 5º andar – na Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Com participação do jovem executivo Cláudio Kurita (Diretor de Operações da Japan House São Paulo), o empresário e atualmente presidente do Toyama Kenjin do Brasil, Toshio Ichikawa. Dentre os políticos compareceram: o vice-prefeito de Guaratinguetá/SP, Régis Yasumura (PTB) e o vereador de Bastos/SP, Yutaka Kimura (PTB), além dos assessores do vereador Aurélio Nomura (PSDB), Orídio Shimizo e do vereador George Hato (PMDB) Olímpio Kosonoe.

 

Com participação do jovem executivo Cláudio Kurita (Diretor de Operações da Japan House São Paulo), o empresário e atualmente presidente do Toyama Kenjin do Brasil, Toshio Ichikawa (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Na ocasião, pela primeira vez, o vereador de Bastos, Yutaka Kimura participou e destacou a importância de se combater a corrupção. “Para combater a corrupção, o primordial é modificar o caráter de votar, e pensar em melhorar o nosso país. O cidadão tem que votar nos políticos que trazem benefícios para a sua própria região”, diz. De acordo com Kimura, usar o poder de incumbir um cargo a uma pessoa que é representante do povo, visando o futuro, a prosperidade e o bem da sua região e do país.

O tema principal do simpósio foi à atuação dos jovens na política e na comunidade, a palestra se concentrou na importância da participação dos jovens nipo descendentes na comunidade e nas eleições de candidatos políticos nikkeis. Para Claudio Kurita é muito importante a participação dos jovens tanto na política quanto a presença dos jovens nas associações nipo-brasileiras. “Os jovens em algumas associações nikkeis já têm uma posição e uma participação mais ativa, porém em algumas entidades há necessidade de um trabalho de preparação dos veteranos para atrair e incentivar os jovens em uma atuação mais eficaz, mais participativa”, lembra Kurita.

 

O vice-prefeito de Guaratinguetá/SP, Régis Yasumura (PTB) e o vereador de Bastos/SP, Yutaka Kimura (PTB)tem participado dos seminários (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Para o empresário Toshio Ichikawa tem que fazer adequações nas associações para trabalhar melhor as atuações dos jovens nas associações nikkeis. “Para lidar com as novas gerações é necessário se manter atualizado e mente aberta para o novo. Adequar os kenjinkais as novas tecnologias, fomentar cursos, eventos e palestras para incentivo do crescimento pessoal e profissional”, destaca Ichikawa.

Durante o evento os temas mais recorrentes dos políticos se concentraram no combate à corrupção, educação, saúde e segurança e diminuição de gastos públicos, e sobre o imposto IPVA e guarda de veículo na garagem pelos moradores, principalmente nas grandes metrópoles, como São Paulo. Porém a preocupação geral retorna para os jovens e sua atuação na sociedade. O próximo encontro está marcado para 06 de dezembro com encerramento do ano de 2019.

 

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ