Cultura Exposição

5° Festival de Cerâmica no Casarão de Chá em Mogi das Cruzes

Oficina de torno. (Foto: Lucas L. Ruis)
Diversos ceramistas com centenas de peças de tamanhos, formas e cores diferenciadas compõem o 5° Festival de Cerâmica, uma das principais atrações do Casarão do Chá, a ser realizado no dia 05 de agosto (dom.), em Mogi das Cruzes.
Oficina de modelagem. (foto: Ernesto Stock)

 

Ao longo do dia os ceramistas estarão disponíveis ao público, com exibições e venda de seus trabalhos. O festival também contará com atrações demonstrativas e workshops. É esperada a visita da população local e de turistas de todo o Estado. O evento, com entrada gratuita, se consolida como um dos importantes encontros culturais da arte da cerâmica no Brasil. Artistas renomados com sólido trabalho, jovens artistas com designs diferenciados e iniciantes criativos estimulam entre si a troca de experiências e incentivam a formação de novos ceramistas.

O Festival será acompanhado de diversas barracas de alimentação, oferecendo comidas artesanais preparadas na hora, artesanatos diversos e plantas. O chá preto e o chá verde, produtos que originaram a construção da fábrica Casarão do Chá, inaugurado em 1942 e onde acontece o Festival, também poderão ser apreciados.

Oficina de RAKU (Foto: Uriel Baesso do Prado)

 

A entrada é franca. Porém não aceita-se cartões como forma de pagamento.

E para participar das atividades gratuitas, basta chegar e se inscrever com 30 min de antecedência. 
A novidade para este ano é o Bingo Beneficente, que premiará o público com muitas caprichadas peças cerâmicas doadas por diversos ceramistas.  

 

Ceramistas e ateliês participantes:

Acácia Azevedo
Ateliê do Quintal – Karina Ignacio

Atelier Raizes – Mateus Reis e Luciana Reis
Arte com Barro
Artes Gato de Ouro – Brune Hampf
Beth Shiroto Yen
Chá de Coisinhas – Ângela Florencio
Cleide Vieira
Cumbuca Chic
Dani Bedollo
Drikatê
Donizete
Eliana Kanki
Ely Marques
Eunice Coelho
Everton Santos
Fátima Rosa
Fernanda Gonçalves
Grupo Temtempu
Iweth Kusano
Jane H
Kazue Matsuoka
Kenjiro Ikoma
Makoto Fukuzawa
Marcelo Conegliam
Mariana Zoccoli
Marli Brejeiro Almeida
Miha Nakatani
MNK
Nilson Nicolini
Porcelana Kojima
Raquel Caseiro
Sergio Onodera
Studio Faby Cerâmica
Tatiane Kawata
Tony Chen
Tradef – Trabalho de Apoio ao Deficiente
Yas & Brisa – Brisa Rodrigues e Yas
Yuki
Yuuki Nakatani
 

Atrações:

 

• exposição e venda de mais de 2.000 peças de cerâmica


• oficinas e demonstrações gratuitas de cerâmica:

      – TEBINERI : oficina gratuita de modelagem com o grupo Temtempo. Horário 10 às 16h, inscrição por ordem de chegada com 30 min de antecedência.
     – OFICINA MÃOS NA MASSA : oficina gratuita de torno com o ceramista Sergio Onodera. Horário: das 10 às 11h e das 14 às 16h. Inscrição por ordem de chegada com 30 min de antecedência.
OBS: atividade com preferência para crianças. 

    – OFICINA E DEMOSTRAÇÃO DE QUEIMA – RAKU: com o ceramista Marcelo Conegliam. Horário: oficina das 10 às 11h (pago, com inscrição antecipada) e demonstração gratuita de queima e abertura de forno das 11 às 14h. Valor da oficina: R$ 20,00, inscrição pelo e-mail acasaraodocha@gmail.com ou pelo whatsApp 11 97222-7543

bingo beneficente pró Casarão do Chá com premiação em peças cerâmicas de alta temperatura. Horário: 12 às 14h.

degustação e venda de chás:
– chá preto artesanal nacional.
– chá verde artesanal nacional.

comida caseira: 
  – orientais: sushi, temaki (sushi em forma de cone), obentō (tipo de marmita japonesa para uma pessoa), oniguiri (bolinho de arroz japonês), tempurá (vegetais e mariscos fritos), nikuman (tipo de pão recheado cozido no vapor), gyoza (pastelzinho no vapor recheado com carne de porco, verduras e temperos), manju (doce japonês), ichigo daifuku (doce japonês de morango envolto por doce de feijão e mochi), karintō (petisco japonês) entre outros.
– diversos: pizza e lasanha no forno à lenha, porco no rolete, comida mexicana, bolos, biscoitos e pães artesanais, picolés caseiros, escultura flores em gelatina 3D, doces de laranjinha japonesa Kinkan e manjares com calda de Kinkan, biscoitos de polvilho caseiros, geléias, massas artesanais secas e congeladas, molhos, cogumelos Champignon e Portobelo, entre outros.

• bebidas: cervejas e licores artesanais, chás artesanais, sucos de frutas, entre outros.

• artesanatos diversos:Fantoches, jogos de desafio e brinquedos educativos; caprichados bonecos, chaveiros e imãs feitos de feltro; Oshibana (plantas desidratadas naturalmente) compondo brincos, colares, anéis, cadernos e chaveiros; Buquês, arranjos, brincos e bonecas de origami; Bolsas e acessórios; Toalhas de crochê e ponto cruz, entre outros.

• plantas: orquídeas, suculentas e outras plantas, animais.


Organização: Associação Casarão do Chá

Patrocínio :
Pascoal Equipamentos e Massas Cerâmicas Ltda.
Arte Brasil Ferramentas, Acessórios e Equipamentos para Cerâmica.

Apoio: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes 
 
Mais informações:
Associação Casarão do Chá
Tel: (11) 4792-2164
WhatsApp: (11) 97222-7543
E-mail : acasaraodocha@gmail.com
Site: www.casaraodocha.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/festivaldeceramica/
https://www.facebook.com/events/253672615369616/
Quem pretende VIR DE TREM E ÔNIBUS ao Festival deve: descer na Estação Estudantes (Estação final de trem em Mogi das Cruzes) e sair pela catraca da direita (sentido de quem chega em Mogi) e andar 40m até o Terminal de Ônibus Estudantes (atenção para não confundir com a Rodoviária que é próxima do local). Dentro do Terminal, pega o ônibus E494 Granja Nagao, desce no ponto final Granja Nagao e anda 300 m na Estr. do Chá até o Casarão do Chá. O ônibus de volta sai da Granja Nagao e pára no Terminal Estudantes. Como há poucos horários de ônibus no domingo, o visitante deve conferir o horário de ônibus do dia 05.08 com a Secretaria de Transportes de Mogi (tel:11-4798-5122), com a possibilidade de haver horários de ônibus especialmente para o dia do Festival.
Quem vem de APLICATIVO DE TRANSPORTE E GPS: Não há sinal de celular próximo ao Casarão do Chá. Na Estr. do Nagao, siga as orientações das placas e por fim entre na Estr. do Chá – combine bem com o motorista do aplicativo, o horário e o ponto do retorno na Estr. do Chá, pois de manhã costuma ser tranquilo para chegar de carro bem próximo ao Casarão, mas à tarde só é possível chegar até a Estr. do Chá, e mesmo este fica sem lugar para estacionar, sendo possível somente circular com carro.

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ