Notícias Saúde & Bem Estar

São Paulo pode sediar o primeiro hospital chinês da América Latina

São Paulo- SP, Brasil- O Governador de São Paulo, participa de reunião para Construção de Hospital Chinês em São Paulo. Foto: Diogo Moreira/A2img

Alckmin recebeu delegação médica do governo da China na manhã desta segunda-feira (30)

 

O governador Geraldo Alckmin recebeu na manhã desta segunda-feira (30) o ex-ministro da Saúde Nacional e Planejamento Familiar Wang Guoqiang acompanhado de uma comitiva de autoridades da área médica do governo chinês. O encontro, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, teve como pauta principal o projeto de construção do primeiro hospital chinês da América Latina em São Paulo, além de parcerias com o estado no setor de saúde.

De acordo com o vice-ministro, o projeto, intitulado Hospital Huo Tuo e Complexo Chinês, prevê uma grande área que envolveria o conceito de “hospital parque”, com capacidade para 250 leitos,  UTI com 50 leitos, 7 centros cirúrgicos, com atendimento em português e mandarim, da rede pública e privada.  O complexo também incluiria shopping Center, centro de convivência para a 3ª idade, centro de lazer com Tai Chi, Culinária e Kung Fu, Acupuntura, centro de assistência para imigrantes chineses, supermercado com produtos e comidas orientais.

 

São Paulo- SP, Brasil- O Governador de São Paulo, participa de reunião para Construção de Hospital Chinês em São Paulo. Foto: Diogo Moreira/A2img

 

De acordo com o governador, no estado de São Paulo “há um grande interesse pela medicina chinesa e podemos através das nossas universidades fortalecer ainda mais essa parceria. A tendência é unir a experiência da medicina ocidental e a orienta. O investimento da China em São Paulo nos setores da indústria, serviços e agronegócio é muito grande, então vamos estreitar nossos laços na área da saúde”, concluiu o governador.

“A comissão veio iniciar as tratativas para  trazer o complexo para São Paulo, mas principalmente para ampliar a disseminação da Tradicional Medicina Chinesa, uma das principais determinações do presidente da  China Xi Jinping”, diz Ana Paula Fava, chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo paulista.

Um dos países que mais crescem no mundo, a China ainda tem seu bom desempenho vinculado à indústria energética, de construção e agronegócio e quer ampliar os investimentos para a área da saúde, principalmente na disseminação da Medicina Tradicional Chinesa (MCT).

 “Com abundantes fontes de material de ervas terapêuticas chinesas (12.807 tipos) e mais de 100 mil fórmulas patenteadas, há grande espaço de desenvolvimento para novas drogas ou produtos de cuidado com a saúde, com potencial aumento de mercado”, afirma documento da Câmara Brasil-China.  “É também uma nova tendência a substituir drogas químicas por drogas naturais, e isto também será um importante valor da MTC no desenvolvimento moderno”, conclui.

A delegação que reuniu-se com o governador faz parte da Administração de Medicina Tradicional Chinesa do governo da República da China. Além do vice-ministro, participaram do encontro,  o diretor-geral do escritório de Controle de Doenças Yu Jingjin, o diretor-geral de Cooperação Internacional Wang Xiaopin, o diretor-geral de Cooperação Internacional Nie Jiangang, o diretor do escritório europeu e americano de Cooperação Internacional Lu Ming, e a cônsul-geral da China em São Paulo Chen Peijie.  Pelo lado paulista, o secretário estadual da Saúde David Uip e a assessora da AEAI Ana Paula Fava acompanharam o governador.

 

 

Últimos encontros

Desde a audiência do governador Alckmin com a  vice-primeira-ministra da China Liu Yandong no Palácio dos Bandeirantes, em agosto do ano passado, o governo paulista recebeu 11 delegações chinesas.  O último encontro do governador com um representante do governo da China aconteceu em setembro deste ano,  quando foi anunciado o consório chinês Temoinsa-Sifang/CRRC como o vencedor da concorrência para fabricar os trens da Linha 13 do metrô que vai levar os passageiros até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Durante o anúncio, a nova cônsul-geral da China no Brasil Chen Peijie enfatizou a importância das parcerias com o governo paulista.

 

Relações São Paulo e China

São Paulo e China, desde 2007, têm assinados 8 acordos de cooperação nas áreas de meio ambiente, agricultura e esporte prioritariamente.

O estado de São Paulo é o maior parceiro comercial e de investimentos da China na América Latina e possui uma colônia de 300  mil chineses,

No primeiro bimestre deste ano, os chineses importaram das indústrias da região do Vale do Paraíba quase R$ 1 bilhão a mais do que os americanos. O maior aumento de um único país comprador na balança comercial da região metropolitana do Vale do Paraíba.

A China já é o principal comprador dos produtos feitos em Jacareí, o segundo maior em São José (perde para os EUA) e o 13º maior em Taubaté (Argentina lidera).

 

Fonte: www.saopauloglobal.sp.gov.br

 

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ