Acontece Cultura Exposição

A influência portuguesa no Japão e a participação nikkei na política

Os temas abrem o ciclo de colóquios que será realizado na Biblioteca da Fundação Japão até 2019

 

A Fundação Japão e o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP) promovem, em 5 de setembro, o I Colóquio em Estudos Japoneses.

Duas exposições serão realizadas por pesquisadores de Estudos Japoneses, seguidas de um espaço para um bate-papo do público com os expositores sobre os temas apresentados.

A entrada para o colóquio é gratuita e as vagas limitadas. Os interessados poderão retirar as senhas meia hora antes do evento, no local.

Este evento abre uma série de colóquios com o mesmo formato, que será realizado ao longo deste ano e também em 2019 no espaço da Biblioteca da Fundação Japão. A programação completa será divulgada em breve, no site www.fjsp.org.br.

 

 

Influência da Presença Portuguesa no Japão

 

 

A primeira apresentação  intitulada “Influência da Presença Portuguesa no Japão (1543 ~ 1639)” será de Takeshi Suzuki, paulistano, filho de japoneses, formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (USP). O expositor é também professor de língua e cultura japonesas e fez o curso de mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa na FFLCH-USP.  Recebeu orientações da Profa. Dra. Eliza Atsuko Tashiro-Perez.

Sua palestra remonta os idos de 1543, com a chegada acidental de três mercadores portugueses ao Japão, portando armas de fogo, ainda na fase das Grandes Navegações. Seguirá com a entrada de missionários jesuítas da Companhia de Jesus, liderada pelo Padre Francisco Xavier, encarregado de evangelizar a religião cristã católica na Ásia e no Japão.

“A chegada dos portugueses no Japão foi bastante oportuna, pois os portugueses serviram de intermediários nas transações entre o Japão e a China, que estavam com as relações cortadas devido a conflitos políticos e comerciais”, explica o professor.

Ainda em sua fala, abordará o ponto de vista religioso e as religiões xintoísta, nativa e budista, que eram praticadas no Japão naquela época, explicando os motivos que possibilitaram uma receptividade favorável aos missionários jesuítas.

“Os missionários jesuítas enviados ao Japão eram dotados de uma formação extra-religiosa. Com conhecimentos refinados do mundo ocidental, promoveram a difusão desses conhecimentos nas áreas científicas, artísticas e culturais”, revela.

Por fim, comentará a introdução da arma de fogo no Japão pelos portugueses, considerado um importante elemento na história japonesa, tendo contribuído politicamente na rápida integração do país e na centralização do poder.

 

 

Participação nikkei na política

 

 

A segunda palestra será ministrada pelo professor Ricardo Vieira Bertoldo, licenciado em Letras pela Universidade de Sorocaba, em 2011. Atualmente faz o curso de mestrado, pesquisando sobre a participação nikkei na política brasileira, sob a orientação do Prof. Dr. Koichi Mori, no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela FFLCH-USP, tem como área de pesquisa a história da imigração japonesa, incluindo a historiografia da língua japonesa no Brasil.

Na palestra, apresentará suas investigações sobre a participação dos japoneses e descendentes na sociedade brasileira e alguns de seus achados, como, por exemplo, a lacuna encontrada na pesquisa sobre a participação nikkei na política em relação a demais áreas, como acadêmica, artística e esportiva.

Também explorará a participação nikkei na política da cidade de Mairinque, localizada no interior de São Paulo.   

 

 

I Colóquio em Estudos Japoneses (20 vagas)

Data: 5 de setembro de 2018

Horário: das 19h30 às 21h

Local: Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo

Endereço: Av. Paulista, 52, 3º andar

Mais informações: (11) 3141-0110

 

Necessário retirar senha (uma por pessoa) meia hora antes do evento

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

%d blogueiros gostam disto: