Acontece Esportes

Academia Vila da Luta, de Demian Maia, sediará Seminário Internacional de Aikido com Sensei Donovan Waite

O seminário é voltado a todos os grupos e federações de Aikido no Brasil e contribui para a melhora do nível técnico nacional. (Foto: divulgação)

Para os amantes de artes marciais e principalmente do Aikido que é considerado a “arte da paz”, porque o objetivo da defesa é controlar a agressão sem lesar o oponente terá boa oportunidade para conhecer os grandes mestres dessa modalidade, no Seminário Internacional de Aikido que  será realizado no dia 30 de maio (quarta-feira) na Vila Leopoldina em São Paulo, na Academia Vila da Luta, que pertence ao atleta de jiu-jitsu Demian Maia. Trata-se de uma arte marcial não competitiva, que foca na neutralização e imobilização do atacante.

O evento terá a presença do atleta Demian Maia (ícone do Jiu-Jitsu e referência internacional do MMA) e do Sensei Donovan Waite (mestre 7 grau de Aikido que ministra seminários em diversos países no mundo) num formato inédito de integração em artes marciais. A iniciativa faz parte de um projeto inovador do professor de Aikido Kim Ruschel (que organiza o seminário itinerante que passará por diversas cidades do país) de tornar a arte marcial mais conhecida entre os brasileiros). Nos dias 26 e 27 de maio, o evento será realizado em Campinas.

 

Aikido é considerado a “Arte da Paz”. (Foto: divulgação)

 

“O seminário é uma excelente oportunidade de apresentarmos os conceitos e o fundamento dessa arte marcial tão especial para todas as pessoas, e não só para os praticantes de Aikido”, ressalta Kim Ruschel. Em junho, o Sensei Donoval Waite e Kim Ruschel seguem com o seminário para o Chile.

“Apesar da Academia Vila da Luta/Demian Maia Jiu-Jitsu ter como principal estilo o Jiu-Jítsu brasileiro, acreditamos no caminho marcial como uma ferramenta de aperfeiçoamento pessoal. E isso não se restringe a apenas um estilo. O principal objetivo da nossa academia é proporcionar bem estar e melhoria na vida dos que escolhem o caminho das artes marciais”, explica Demian Maia, proprietário da Academia Vila da Luta.

“O seminário é voltado a todos os grupos e federações de Aikido no Brasil e contribui para a melhora do nível técnico nacional”, ressalta o professor Kim Ruschel. Fora o Japão, o Brasil ocupa hoje a terceira colocação em número de praticantes de Aikido no mundo, perdendo apenas para a França e Estados Unidos, respectivamente. Apesar de não existir estatísticas oficiais, estima-se que o país tenha cerca de 15 mil adeptos desta arte marcial japonesa. No mundo, a estimativa é que existam dois milhões de praticantes de Aikido.

 

 

Defesa“O Aikido é uma arte que se especializou em técnicas de defesa. O objetivo é a imobilização do atacante, redirecionando o ataque de forma eficiente. Durante o treinamento, o ataque não deve ser revidado com violência, e sim, redirecionado de forma eficaz, aproveitando a força ou o movimento do atacante contra ele mesmo”, detalha o Sensei Donovan Waite.

O Aikido pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, sexo ou habilidade física. É indicado para adultos de todas as idades, e até para as crianças, que aprendem logo cedo a evitar o confronto e controlar eventuais agressividades.

Foi criado e desenvolvido no Japão após a segunda guerra mundial por Morihei Ueshiba, a quem os praticantes se referem carinhosamente como Ô-Sensei, ou “grande mestre”. Antes de criar o Aikido o fundador estudou uma antiga arte marcial chamada Daito-ryu Aiki-jujutsu.

O Aiki-jujutsu era usado para a defesa contra armas brancas e executa técnicas de arremesso e manipulação das articulações para subjugar e ferir o atacante. Ueshiba Sensei criou o Aikido baseado nos movimentos de Aiki-jujutsu, mas com uma “pegada” mais leve, atual e humana. Ele retirou as técnicas mais perigosas que podem machucar seriamente o praticante e criou o Aikido, que está constituído por movimentos dinâmicos e circulares, que como no Jiu-Jitsu utilizam alavancas para imobilizar o atacante.

Particularmente na disciplina do Aikido não existem campeonatos. Como a arte foca em técnicas de defesa e não de ataque, é muito difícil criar um formato competitivo. O seu conceito de competição é um pouco diferente da competição tradicional, já que a ideia é vencer a si mesmo, e não o seu oponente.

O Aikido procura encontrar uma solução pacífica para os conflitos diários da vida através do redirecionamento do ataque, seja ele físico ou mental. “Num mundo com tanta intolerância e violência, o Aikido pode ajudar as pessoas a conviverem em paz”, defende o professor Kim Ruschel.

 

Fora o Japão, o Brasil ocupa hoje a terceira colocação em número de praticantes de Aikido no mundo. (Foto: divulgação)

 

Budô

O Aikido foi criado como um caminho para a purificação do ser humano, que se chama Budô. O caminho da arte marcial é normalmente percorrido com intermináveis horas de treinamento, de repetição constante das técnicas, até se alcançar a perfeição, que nunca chega. Particularmente importante no Aikido é o “timing” da defesa, ou seja, o ajuste do tempo de execução da técnica de defesa. “Para que a defesa seja efetiva é necessário movimentar-se “antes” da finalização do ataque, redirecionando e neutralizando o atacante, usando o movimento de ataque contra o próprio atacante”, explica o professor.

O Aikido também se dedica ao estudo das armas. É praticado com a espada, bastão e faca, que normalmente são feitos de madeira por uma questão de segurança. Os praticantes treinam “katas” ou técnicas de corte com a espada, e os movimentos de ataque e defesa com o bastão. Os aikidokas também treinam defesas contra a espada, bastão e a faca.

 

 

Sobre Demian Maia: Ainda criança Demian Maia teve o primeiro contato com o mundo das lutas. Primeiro com o judô, depois com o karatê e, então, com o kung-fú, que praticou durante sete anos. Mas foi somente aos 19 anos, já visando a carreira de MMA, que o o atleta passou a lutar a arte marcial que seria sua grande paixão: o jiu-jitsu. Demian dedicou-se intensamente ao esporte, chegando a treinar três vezes ao dia. Da faixa branca até a preta foram 4 anos e 7 meses de treino, tempo recorde para os padrões da época, no Brasil. Tanta dedicação lhe rendeu 5 títulos mundiais, 1 panamericano, 2 norte-americanos, 1 ADCC, 1 brasileiro e 7 paulistas de jiu-jitsu. Paralelamente à arte suave, Demian Maia foi aos poucos vestindo as luvas de MMA. Sua primeira luta foi em 2001, na Venezuela. Depois foram mais cinco combates, incluindo a impressionante conquista do torneio Super Challenge em que Demian venceu três lutas na mesma noite ao fim de 2006, até que finalmente foi convidado para lutar no evento mais importante de MMA do mundo em 2007, o UFC.

 

Sobre Sensei Donovan Waite: O Sensei Donovan mora atualmente nos Estados Unidos e tem literalmente 50 anos no tatame treinando o Aikido, ele começou a treinar quando criança em Londres na Inglaterra com 8 anos de idade e hoje, aos 60 anos viaja o mundo inteiro ministrando seminários. O Sensei Donovan estudou com duas lendas do Aikido mundial, o falecido professor Kazuo Chiba e Yoshimitsu Yamada Sensei, ambos alunos diretos do fundador.

 

Sobre Kim Ruschel: é brasileiro e tem 42 anos de idade. Estuda artes marciais desde criança e é faixa preta em Tae Kwon Do. Em 1996, teve os primeiros contatos com o Aikido em São Paulo. Aos 24 anos, viajou para os Estados Unidos, onde morou por três anos como uchi-deshi (aluno interno) no New York Aikikai. Em 2005, recebeu a faixa preta de Yoshimitsu Yamada Sensei. Depois foi para o Canadá, onde estudou por sete anos como aluno de Kanai Sensei no Aikido de la Montagne. Em janeiro de 2017, foi promovido a 5º Dan por Yoshimitsu Yamada Sensei.

 

 

SERVIÇO

Seminário Internacional de Aikido

Quando: 30 de maio (quarta-feira)

Onde: Academia Vila da Luta – Demian Maia

***Estacionamento no local + lanchonete (pago à parte)

Endereço: Avenida Queiroz Filho, 886 – Vila Leopoldina – São Paulo

Horários: Das 20h às 21h – Aikido e das 21h às 22h – Armas – jô

Como se inscrever: (19) 98135 3815 (Kim Ruschel)

Valor da inscrição: R$ 95,00

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Arena Radical

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Arena Radical

%d blogueiros gostam disto: