O encontro será de 14 a 16 de março no São Paulo Expo com expectativa de reunir 15 mil pessoas durante os três dias, além de 250 expositores e marcas brasileiras e internacionais. A novidade é o Bar Sirha, um espaço inédito onde marcas nacionais e internacionais vão expor seus produtos de forma atraente, através da apresentação de conteúdo exclusivo, palestras, demonstrações e harmonizações envolvendo temáticas de café, vinho, cerveja e mixologia. A ativação contará com a curadoria da Carolina Oda, professora e consultora para implantação de marcas e negócios, serviço de sala e de bebidas.
O Sirha conta ainda com o Terroir Brasileiro, uma oportunidade para pequenos produtores de diversos estados do Brasil mostrarem seus produtos aos chefs e compradores do mercado. Fruto de uma parceria estratégica com o Sebrae Nacional, o espaço ganhou destaque nas últimas edições, chegando a ir para Lyon em janeiro de 2017, na edição francesa do Sirha. Este ano serão 60 expositores de todo o país onde a aposta serão “ilhas” com queijos especiais, vinhos e cafés, além de produtos que apresentam um apelo gourmet e que são oriundos de localidades distintas do país, mas que retratam o jeito brasileiro de ser.
Em parceria com a CNC (Confederação Nacional do Comércio e apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), o Seminário Senac de Gastronomia: Saberes & Sabores – a hotelaria põe a mesa acontecerá durante os 03 dias de evento. Referência em educação profissional para o Turismo e a Hospitalidade, o Senac reunirá durante o Sirha renomados profissionais da Gastronomia para apresentar e debater as melhores soluções para incremento e valorização dos serviços de alimentação em hotéis, bares e restaurantes. Além dos concursos, inovações em maquinário e tecnologia, Terroir Brasileiro, Bar Sirha e Hotel Modelo são alguns destaques do Sirha São Paulo, de 14 a 16 de março. O Sirha (Salon international de la restauration, de l’hôtellerie et de l’alimentation), principal evento internacional para profissionais de e hotelaria chega a sua terceira edição brasileira.
O grande diferencial do Sirha é a programação tão diversificada que atrai profissionais do setor que querem ter acesso ao conteúdo, às inovações tecnológicas, concursos, aulas e degustações. Entre as diversas ativações que acontecem durante a feira, os concursos de gastronomia e confeitaria são de grande destaque e este ano trazem novidades. O Bocuse d’Or, um dos maiores concursos de alta gastronomia do mundo, passa a ser presidido por Giovanna Grossi. A jovem chef alagoana foi a vencedora brasileira e latino-americana das últimas edições e representou o Brasil na grande final mundial em 2017, em Lyon. Daniel Boulud, o chef francês à frente de um império de restaurantes e dono de diversas estrelas Michelin, será o presidente do júri.
O Talentos do Gelato, concurso exclusivo da versão brasileira do Sirha e que teve sua estreia na última edição da feira, terá nova etapa. As inscrições estão abertas para quatro duplas participantes através do e-mail gelato-sirha@fagga.com.br. Com coordenação do mestre sorveteiro Frederico Samora, o regulamento prevê a preparação de um item inusitado com o gelato, os finger food salgados, além de cubas decoradas e tortas geladas.
Para auxiliá-la neste trabalho, Giovanna convocou consagrados chefs de todo o Brasil para comporem o Comitê Bocuse d’Or Brasil: Bel Coelho, Geovane Carneiro, Guga Rocha, Ivan Ralston, Onildo Rocha e Thomas Troisgros. Durante a prova da seletiva brasileira, quatro competidores terão 5 horas e 35 minutos para executar dois pratos, um com peixe – o salmão – e um com porco mangalitsa, originário da Hungria.O vencedor desta etapa participará da Seletiva das Américas 2018 do concurso em busca de uma vaga na final mundial.
Uma das grandes inovações desta edição do Sirha é a apresentação de um Hotel Modelo, uma concepção pioneira desenvolvida em parceria pela Samba Hotéis, Eurobras e Pokt Design + Arquitetura. O projeto Samba in the Box levará ao público e aos possíveis investidores uma alternativa rápida e criativa para hospitalidade. Partiu-se do conceito que utiliza contêineres na produção de edificações residenciais, que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Considerando a ideia de que hotéis são casas de caráter temporário, o projeto tem a intenção também de criar ambientes em que os hóspedes possam se sentir confortáveis e seguros, como no interior de seus lares. Para isso, foram escolhidas definições claras e objetivas para os espaços de circulação e permanência, com materiais de acabamento clássico, como madeiras e carpetes, aliando-os à novidade das paredes e forro de materiais não convencionais.
A Coupe du Monde de la Pâtisserie também tem uma grande novidade. O chef confeiteiro Rafael Barros é o novo presidente da competição. Ele também escolheu um time de especialistas na arte da confeitaria para o comitê do concurso. São eles: Philippe Brye, Flavia Quaresma, Ramiro Bertassin, Tati Benazzi, Alexandre Augusto e Lu Neves. Este ano, o tema do concurso é “Floresta Encantada” e os quatro competidores terão seis horas para completar provas com foco em açúcar ou chocolate, dependendo da categoria em que se encaixem. O júri dará a palavra final sobre os dois confeiteiros que passarão para a etapa continental, no México.
Sobre o Sirha Lyon
Em sua última edição, em janeiro de 2017, o Sirha Lyon bateu recordes. Em cinco dias, foram mais de 200 mil profissionais, entre eles 25 mil chefs de cozinhas, aumentando em 10% o público presente em relação a edição anterior. O evento contou com mais de 3 mil expositores franceses e internacionais, com o que há de mais inovador em maquinários e tendências para os próximos anos.
Sobre a GL events
A GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon e faturamento de 942 milhões de euros em 2015. A companhia está presente em 53 cidades espalhadas por 19 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. Com 4250 colaboradores, o grupo já realizou mais de quatro mil eventos.
Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, a GL events administra um portfólio de 12 empresas e é o único grupo da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.
Deixe seu comentário