Amigo Pet & Eu Comportamento Empresas & Economia Sem categoria

Como proteger o pet dos fogos e ruídos nas festas de fim de ano

Grandes preocupações dos tutores de cães e gatos é o barulho das queimas de fogos, rojões. (Foto: Divulgação)

Quando chegam as festas de fim de ano, uma das grandes preocupações dos tutores de cães e gatos é o barulho das queimas de fogos, rojões e outros efeitos sonoros que podem gerar uma série de transtornos para os pets.

Sabe-se que os cães e gatos têm a capacidade de ouvir sons em uma faixa de frequência bem mais ampla do que os humanos. Ou seja, sons graves e agudos que sequer são percebidos pelas pessoas podem gerar alto nível de estresse, ansiedade e medo nos animais.

Estresse de cães e gatos com o barulho. (Foto: Divulgação)

E, ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os fogos de artifício que têm esse efeito. Os animais sentem medo de diversos outros ruídos, como trovões, tempestades, gritos e até mesmo o barulho de carros, que deixam os bichinhos estressados. Os barulhos podem causar reações como tremores, taquicardia, salivação excessiva, fuga e outros comportamentos relacionados.

Áudios para reduzir o estresse de cães e gatos com o barulho

Com o objetivo de aliviar os efeitos nocivos dos ruídos aos pets, a PremieRpet® oferece gratuitamente no YouTube três áudios que mascaram e reduzem ruídos de alta, moderada e baixa intensidade.

O áudio de baixa intensidade é indicado para reuniões de família ou encontros com poucas pessoas. O de média intensidade, para barulhos próximos ao local em que o pet está (como festas no vizinho, por exemplo) e tempestades. Já o de alta intensidade é recomendado para fogos de artifício a uma curta distância ou festas no mesmo local em que o pet está.

Os áudios foram desenvolvidos utilizando a técnica do ruído branco (White Noise), unindo sons de diferentes frequências em uma só combinação. O chiado da TV, o rádio e o barulho do ventilador são alguns exemplos de ruídos brancos, pois são sons constantes e conseguem “mascarar” ruídos externos. Esses sons mais brandos e familiares se sobrepõem aos barulhos que causam ansiedade aos pets, minimizando a sensação de medo e desconforto.

Como utilizar os áudios

· Logo que o barulho dos fogos começar (e não antes), dar o play no áudio e colocar o cão ou gato a poucos metros da caixa de som.

· Não é aconselhável utilizar o áudio por mais de 30 minutos. Ou seja: nada de deixar o som em looping!

· Não deixar o animal sozinho e mantê-lo em ambiente protegido, se possível com janelas e portas fechadas.

· Agir normalmente para que o pet entenda que está em um ambiente seguro.

Se necessário, procure orientações do médico veterinário. E boas festas para você e seu melhor amigo!

Sobre a PremieRpet®

Desde 1995 a PremieRpet® existe para tornar a relação das pessoas com seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível. Uma empresa orgulhosamente brasileira, especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos, é detentora das marcas PremieR, GoldeN e Vitta Natural. Com uma trajetória pautada pela inovação constante e direcionada pelo consumo consciente em todos os níveis de atividade, a PremieRpet® prioriza a alta qualidade dos insumos e o bem-estar animal. É destaque no segmento super premium por oferecer a melhor nutrição para cães e gatos em todas as fases da vida. O portfólio da marca inclui alimentos secos, úmidos e cookies, com mais de 300 itens comercializados exclusivamente em pet shops e clínicas veterinárias. Mais informações no site www.premierpet.com.br e pelo PremieRpet® Responde: 0800 055 6666 (de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30).

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ