Foi realizado no dia 17 de novembro de 2024, o 34º KAYO KARAOKÊ TAIKAI INTER SHIBUS, promovido pela AOKB (Associação Okinawa Kenjin do Brasil) e CCOB (Centro Cultural Okinawa do Brasil), em seu salão nobre, na Rua Dr Tomás de Lima, 72, no bairro da Liberdade, São Paulo, com a participação de 340 cantores inscritos de 17 shibus, mais grupos de danças se apresentando com caráter de competição e também seus respectivos presidentes cantando e valendo para a contagem final..
“O evento, diferenciado, contou com 340 apresentações de cantores representando 17 Shibus (clubes subsedes da AOKB) de diferentes regiões da Capital Paulista, Grande Sâo Paulo, Interior e até de Campo Grande MS, que veio com uma delegação de 39 pessoas”, informou, Marino Uehara, presidente da Comissão Organizadora do evento, satisfeito por essa realização. “Dentre estas apresentações, destacamos a categoria Show, onde puderam ser mostradas diferentes atividades culturais desenvolvidas por estas agremiações”, revelou. “O Taikai Inter Shibus é uma saudável competição interclubes, onde se torna vencedor com direito a troféu especial a equipe com maior número de pontos entre as apresentações dos cantores e, inclusive, shows. Além disso, os presidentes de 11 subsedes também se apresentaram no palco, alegrando o ambiente e ajudando suas respectivas equipes na pontuação, já que suas apresentações valeram pontos de primeiro lugar”, acrescentou. “Também foi premiada a torcida mais vibrante durante o evento; o vencedor por equipes deste ano foi o Shibu de Vila Carrão, sendo a torcida mais animada a do Shibu da Vila Prudente e o melhor Show foi o do Shibu da Vila Alpina”, complementou. “Vale destacar que o Taikai transcorreu num ambiente harmonioso e alegre, onde se cumpriu seu objetivo maior que é o de promover a integração e união entre os Shibus e seus associados”, concluiu.
O evento
Com uma Comissão Organizadora composta por cinco membros experientes, também cantores, apoiados por staffs, igualmente experientes, advindos de todos os 17 shibus participantes, o evento transcorreu dentro do programado, tendo se iniciado exatamente às 8h, para o último cantor, de número 340, se apresentar muito próximo das 19h30, podendo se considerar, dentro do programado.
O Corpo de Jurados foi formado por quatro professores, todos associados à UPK (União Paulista de Karaokê: Yasue Kitsuwa (presidente), Alexandre Hayafuji, Kiyomi Kanashiro e Solange Miyagi.
A Sonoplastia foi da responsabilidade da Kitsuwa Som (Akira Kitsuwa e Kevin Kuwahara) e a Contagem a cargo da Kimiko Taniguchi Informática.
À Abertura Oficial, que ocorreu a partir das 12h30, foram chamados ao palco para comporem a mesa, todos os presidentes dos 17 shibus, além do presidente da AOKB, Ritsudata Takara; do representante da UPK, Joji Izumi; da presidente do Júri, Yasue Kitsuwa; e, do presidente da Comissão Organizadora, Marino Uehara.
Logo após a Abertura Oficial teve início uma competição inédita de karaokê entre os presidentes de cada shibu, valendo pontos à Contagem Final, assim como a seguir foi a vez dos grupos de danças apresentarem seus shows ao público, também valendo pontos e que foi vencido pelo shibu Vila Alpina. Mas também houve premiação para a torcida mais animada, shibu Vila Prudente; e o Dantaisen foi para o shibu Vila Carrão.
Os dezessete shibus participantes foram: ACEOMA (São Mateus), AOKB/CCOB, Campo Grande (MS), Campo Limpo, Casa Verde, Itariri, Jabaquara, Kiyowa/Cachoeira, Mauá, Patriarca, Penha, Santa Maria, Suzano, Uruma (Santo André), Vila Alpina, Vila Carrão e Vila Prudente.
Após a exposição de fotos a seguir, confira a Lista dos Campeões, por categoria e música.
LISTA DOS CAMPEÕES, POR CATEGORIA E MÚSICA
(Texto: Silvio Sano – fotos do próprio, de Sachie Akamine e de vários outros colaboradores)
Deixe seu comentário