Acontece CAPA Cultura Entretenimento

Fabio Toma dirige “Show da Imigração Japonesa” no Bunkyo SP

Pela primeira vez em São Paulo, o espetáculo traz nove cantores, trinta figurantes, quatro grupos de Taikos. (Foto: Luci Judice Yizima)

Após trinta e uma apresentações por todo o Brasil, finalmente chega a vez de São Paulo se emocionar com o “Show da Imigração Japonesa” dirigido pelo produtor paulista Fábio Toma, no dia 09 de fevereiro, em duas sessões; a primeira às 11h e a outra às 16h, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, no bairro da Liberdade, no centro da capital. 

Pela primeira vez em São Paulo, o espetáculo traz nove cantores, trinta figurantes, quatro grupos de Taikos; Kien Daiko, Shinkyo Daiko, Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Rainjin Taiko que farão um musical que terá no repertório 18 músicas, em especial “Seto No Hanayome” de Hirao Masaaki. Toda a renda do espetáculo será revertida para a Assistência Social Dom José Gaspar – Jardim de Repouso São Francisco – Ikoi-No-Sono.

Natural de Juquiá no Vale do Ribeira e radicado em São Paulo, o produtor Fabio Toma destaca a emoção e a importância de exibir para a sociedade nipo-brasileira uma super produção. “O espetáculo em São Paulo foi uma solicitação do dono do Hotel Taiyo, e não poderia ser em outro lugar senão no Bunkyo, maior centro de cultura japonesa no Brasil. O show vai contar tudo aquilo que era contado por nossos avós, nossos pais e que nós vivemos quando crianças, as histórias de muito trabalho, muitos desafios, como muitas dificuldades com o idioma, adaptação ao clima e a nova terra, mas o mais interessante é o legado que herdamos da honestidade, lealdade, respeito aos mais velhos, respeito a hierarquia e principalmente estudar bastante para não passarmos pelo sofrimento que eles passaram”, lembra. 

Fabio Toma (Foto: Luci Judice Yizima)

“O público vai se emocionar com o repertório, com os desafios e o grande legado deixado pelos nossos antepassados serão contados através da música e encenação dos nove cantores juntamente com os quatro grupos de taikos e os trinta figurantes espalhados entre o palco e a plateia”, garante Toma.

De acordo com o produtor, o show que teve a venda de ingressos esgotada desde dezembro para a primeira sessão, e foram obrigados a abrir uma sessão extra. “Para nossa surpresa a primeira sessão logo esgotou, pois houve uma demanda muito grande, graças a Deus! Estamos com 40% já vendidos na sessão extra e espero lotar quem sabe…”, desafia Fabio.

Durante a apresentação do projeto “Show da Imigração Japonesa”, vieram alguns residentes da instituição. O Diretor-Superintendente da Assistência Social Dom José Gaspar – Jardim de Repouso São Francisco – Ikoi-No-Sono, Izumu Honda destacou que a história da entidade faz parte da história Imigração Japonesa. “Para nós da Ikoi-no-Sono é importante a história. É a inserção da história do Ikoi-no-Sono. Dona Margarida foi uma personagem muito importante e um exemplo a ser sempre lembrada e seguida. O que a gente sente é a necessidade das pessoas recordarem, e para que os nossos jovens tenham orgulho dos antepassados”, comenta Honda.

 

Diretor-Superintendente da Ikoi-No-Sono, Izumu Honda apresenta imigrantes da instituição. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

No show farão parte do elenco os cantores Pedro Mizutani, Eunice Mizutani, Isa Toyota, Vilma Akemi Okamoto, Takeshi Nishimura, Yasmim Yamashita, Takahata Shoji, Sergio Tanigawa e Paula Hirama com uma mistura de drama, comédia e dança com os tambores japoneses (Taiko). 

“Será uma emoção muito grande traduzir e reforçar a oportunidade de apresentar através da música, representação lúdica e áudio visual a história dos nossos antepassados a fixar na cabeça das pessoas fica fácil repercutir”, conta Pedro Mizutani.

 

“Será uma emoção muito grande traduzir e reforçar a oportunidade de apresentar através da música, representação lúdica e áudio visual a história dos nossos antepassados”, diz Pedro Mizutani (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Para Sergio Tanigawa destaca que, “o show vai representar o encontro dos meus pais e antepassados, sinto muito lisonjeado com amigos artistas tão talentosos Isa Toyota, Takeshi, Yasmim, Paulinha, Pedro, Eunice, Akemi  e Takahata Shoji ‘nosso sempai’(mestre dos mestres). E pela liderança e convite do nosso produtor Fabio Toma da valorização aos nossos antepassados”.

Takeshi Nishimura além da música revela a apresentação lúdica do elenco. “É uma honra e orgulho fazer parte de um time muito unido e motivado. Foram 30 shows que já apresentamos, porém em São Paulo é a primeira vez que vamos apresentar com duas horas de show cada sessão, explorando a parte teatral e o cenário é uma coisa nova a ser explorado”, contabiliza Nishimura.

A cantora e apresentadora Londrinense, Isa Toyota acostumada a participar dos matsures de Norte a Sul do país revela que, “é a primeira vez em São Paulo que irá cantar e representar no show. Fiquei surpresa pela super procura de ingressos para o show, graças a Deus! Estamos preparando com muito amor e carinho para emocionar o público de forma lúdica e com canções que provavelmente muita gente irá se identificar”.

Akemi Okamoto, veterana no palco diz que, “O grupo se completa, devido ao tema do show por se tratar da história da família em diferentes fases pelos artistas terem idades diferentes”.

A cantora Sul-mato-grossense Paula Hirama a caçula do grupo, detalha que começou a cantar aos 3 anos de idade por influência dos pais e avós. Radicada em Piracicaba, interior paulista fez canto, dança e toca taiko uma das heranças dos antepassados. “Eu sinto muita honra e gratidão pelo aprendizado, será uma grande satisfação fazer parte desse projeto com grandes feras, vou dar o meu melhor”, se orgulha Paula.

Ainda há ingressos para a segunda sessão no valor de R$35,00, garanta já o seu! Com patrocínio da Honda, Sakura, Harada Advogados, Sacolão Saúde, Alfa Alimentos, Hotel Taiyo, Sansuy, Nikkei Palace Hotel.

 

 

Serviço

“Show da Imigração Japonesa”

Onde: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Grande Auditório – Liberdade – São Paulo – SP

Quando: 09 de Fevereiro

Horário: Ás 11h00 e às 16h00

Ingressos: R$ 35,00

Informações: 11 3208-7248

 

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ