Colunas Krônicas

Feliz Natal?! Feliz Ano Novo?!

Todos os finais de ano, todos!, sem exceção, davam aquela olhadinha para trás, mais especificamente ao ano que se finalizava para se lembrarem mais dos momentos bons, até para justificarem a si mesmos que fora um ano que valera a pena. Né, não?!… rs.
Em especial porque o “clima” nessa época, de tão bom, até induzia muitos a fazerem questão de não se lembrarem dos maus momentos e, para alguns até mesmo dos trágicos. Se bem que no costume japonês, no ano em que algum familiar de conhecido falece não se pode comemorar nada vinculado a ele, muito menos enviar-lhe votos relativos ao final de ano.
Não no Brasil… bem como em quase todo resto do mundo, porque a apenas cinco dias de finalizar o ano tem também a festa do Natal, a mais reverenciada dentre os cristãos.
Por isso, até o ano passado era natural sair da boca de todos, numa “tacada” só, os votos de Feliz Natal e Ano Novo aos respectivos círculos de amizades.
Pois é. Até o ano passado!!
Ao deste será difícil encontrar bons momentos porque mesmo esses, logo após, foram ofuscados por algum muito ruim ou mesmo trágico.
No meu caso, por exemplo, tenho mantido uma foto, no perfil de uma rede social, com o rosto tapado por um lenço enegrecido em respeito à perda da filha de um amigo muito querido, vitimada pelo “mardito vírus”, como o tenho chamado. E fiz a promessa de mantê-la, lá, até o final real dessa pandemia. Ou seja, ficará lá por muito tempo ainda. Até porque perdi outros amigos pelo mesmo motivo e imagino que o mesmo tenha ocorrido com todos.
Mas como também sempre fui otimista, para enviar energias positivas a todos, sem tirar a foto do perfil apenas lhe acrescentei a frase #VaiPassar!, com hashtag para dar maior ênfase! Mas o vírus é danado! Após nova trágica notícia, troquei-a por #PasseLogoPô!
Para manter o otimismo neste final de ano inédito porque teremos de manter distanciamento até mesmo de entes queridos, apesar do “mardito”, Kazue e eu, retomamos os tradicionais votos, com a diferença de que, dessa vez, mesmo que virtualmente, o fazemos de mãos fortemente dadas com todos!

#FelizNatal, sim! E… #FelizAnoNovo, também, oras!

Silvio Sano

- Formado em arquitetura pela Univ. Mackenzie (1974); conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista 1975, lua-de-mel 1980, Univ.Nagoya 1985/887 e decasségui 1989/1992); escritor (sete livros, sendo Kontos, Krônicas & Kanções, o último); colunista e chargista desde 1996; jornalista (2012);
- Compõe versões em português de músicas estrangeiras, em especial da japonesa;
- um dos administradores dos sites UPK, Nikkeyweb e, agora, Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual = Konflitos Nikkeis, mesmo mais de um século depois);
- Tem páginas no Facebook, Twitter e Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Silvio brilhante currículo e atividades benéficas a todos , tenho orgulho de ser seu amigo desde os velhos tempos acadêmicos, continue a sua trajetória com Kazue e família; Feliz Natal e um 2021 muito melhor!!!

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ