Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura Karaokê Musica

Higashi e Norte realizam Seletiva ao Paulistão 2023 com muita eficiência… e alegria!

Neste ano, a Regional Higashi resolveu fazer sua Seletiva ao Paulistão de 2023, em parceria com a Regional Norte e, aproveitando o ensejo, também um Irokai pelo sucesso do Bingo, realizado em julho, e da conquista em definitivo do troféu Dantaisen do Paulistão UPK, em abril deste ano, reforçada logo após, em julho, pela já primeira conquista do novo troféu transitório do Brasileirão ABRAC.
O evento foi realizado no Kaikan de Vila Matilde (Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira Vila Matilde), no dia 11 de setembro com a participação de 79 cantores inscritos pela Higashi e 19 pela Norte, além de convidados também às comemorações relativas ao Irokai.


O Yosen (Seletiva)
Presença maciça, apesar de apenas 98 cantores inscritos dando a mesma impressão de um taikai comum presencial, cuja média girava em torno de 300 cantores! Poderia se afirmar que a razão teria a ver também com convidados, mas a verdade é que o auditório permaneceu lotado do começo ao fim, causando essa impressão.


O Corpo de Jurados foi composto de dois grupos, sendo sete à Higashi: Katsuyuki Sano (presidente), Yasue Kitsuwa, Alexandre Hayafuji, Solange Miyagui, Satie Akamine, Reiko Watanabe e Haruko Ichida; e cinco à Norte: Yasue Kitsuwa (presidente), Kiyomi Kanashiro, Tamie Aoyagui, Yukihiro Sakai e Kazue Kakazu.


A Comissão Organizadora que cumpriu o cronograma conforme programado foi composta por colaboradores de ambas as regionais; a sonoplastia ficou sob a responsabilidade da Kitsuwa Som (Akira Kitsuwa); e a Informática, a cargo de Jonatas Tanaui e Luciano Kanamori.


As apresentações dos cantores transcorreram sem anormalidades e de forma alternada com troca de jurados relativos aos cantores de respectivas regionais.


Encerrada as participações e, após anunciado os classificados de cada regional, deram início ao Irokai a partir do conhecido grito de guerra da Higashi e dos brindes de vivas por essas comemorações, com participação plena de todos os presentes.

Listas dos classificados
Os classificados dessa Seletiva pela Regional Norte, em ordem alfabética, foram:
Veterano D2: Amélia Anzai, Haruka Sato e Katsuko Sakugawa
Veterabo D1: Kiyoshi Kobo, Kuniko Yonaha e Massako Morikawa
Veterano C1: Leni Yamashita, Mitico Matsumoto, Sergio Mitsuru e Suemi Shiroma

Os classificados dessa Seletiva pela Regional Higashi, em ordem alfabética:
Veterano E1: Itiro Sakata e Tsuneshige Toku
Veterano D2: Fumiko Kishimoto, Masanori Chibana e Naeko Yogi
Veterano D1: Junko Honda, Kuniko Kinjo e Mário Tanaka
Veterano C2: Akimitsu Utiyama, Joji Izumi, Tieko Uehara e Yoshihiro Takara
Veterano C1: Emilia Gusukuma, Haruo Nagahama, John Woodward e Sérgio Gusukuma
Veterano B: Alexandre Uehara, Fábio Yamaguchi, Lica Ishimatsu e Marcello Tamashiro
Veterano A: Jimmy Nagayama, Makoto Okuda, Meiry Akamine e Naomi Tanaka
Juvenil B: Felipe Kanamori e Diego Kanamori
Juvenil A: Lucas Kokuba e Miwa Ishimatsu
Adulto A: Fernanda Nakai, Luiggi Dias e Yumi Uehara

Alguns depoimentos
O que falar do nosso  Yosen? Foi simplesmente maravilhoso! Apesar de trabalhoso organizar e fazer correr o cronograma”, contou com entusiasmo o presidente da Regional Higashi, Haruo Nagahama. “Acho que ficou bastante transparente e menos cansativo para todos… E juntando o irokai dos eventos passados ficou melhor ainda pois, no final, acabou tudo em festa, como devem ser os eventos de karaokê! E dava pra sentir todo esse clima no sorriso das pessoas presentes. Gratidão”, concluiu.
Segundo ele, sua regional conquistou 14 troféus transitórios do Paulistão UPK e 12 do Brasileirão ABRAC

Marino Uehara, um dos organizadores desse multi-evento, também se mostrou satisfeito pela realização e sucesso alcançado. “Neste domingo, 11 de setembro, realizamos as seletivas para o Paulistão 2023, das regionais Higashi e Norte. Tivemos 98 cantores participantes (79 do Higashi e 19 da Norte), mostrando que, aos poucos, vamos retornando à normalidade, mas ainda com cuidados a serem observados”, começou explicando. “Tenho que ressaltar que testemunhamos apresentações de níveis muito alto, com todos se esforçando ao máximo para conseguir as tão desejadas vagas para representarem suas Regionais. Por isso, parabéns para todos os participantes. Foi um evento tranquilo, sem quaisquer problemas”, prosseguiu. “Logo após anunciado os classificados, oferecemos o Irokai comemorativo ao sucesso do nosso Bingo, realizado no dia 9 de julho, e também à conquista em definitivo do troféu do Paulistão e o primeiro do novo troféu transitório do Brasileirão”, reforçou. “Foi uma festa bastante animada. Com muita gente alegre e matando a saudade destes encontros. Com muita comida gostosa e animação. Enfim, um domingão memorável a ser lembrado por bastante tempo!”, concluiu

A presidente da Regional Norte, Leni Yamashita, também se mostrou muito satisfeita pelo resultado alcançado por essa parceria com a Regional Higashi. “Nós participamos dessa Seletiva para o Paulistão 2023 a convite da Regional Higashi, com muita satisfação”, enfatizou. “Apesar de ser um dia de avaliação estressante, para compensar foi também de integração. Até porque fomos muito bem recebidos com muito carinho por todos da Higashi”, e prosseguiu: “Ouvir das pessoas presentes, de ambas a regionais, que foi um dia maravilhoso, foi bastante gratificante para nós. Estava estampado no rosto das pessoas, essa felicidade  de também estar revendo e conhecendo novas pessoas depois desse longo tempo de afastamento”, completou. “O ambiente era de amigos, porém a seletiva foi bastante disputada e bem profissional. Acreditamos que foi um trabalho difícil para os jurados”, concluiu.
E fez questão de ressaltar que… “os cantores e jurados da Regional Norte, além de membros da diretoria da UPK, comemoraram junto com a Regional Higashi, a festa pela conquista do Dantaisen no último Brasileirão e o sucesso de seu evento em prol à sua regional. Nesse clima de festa, não dá para imaginar a falta que as pessoas sentiam desse contato, dessa adrenalina”, sorriu.

Aproveitando o ensejo, Marcello Tamashiro, vice-presidente da Regional Higashi, que tmbém subiu ao palco no encerramento e no brinde de kanpai, deu suas impressões a respeito do que viu e ajudou a realizar nesse dia. “O Yosen e o Irokai da regional Higashi mostrou que o espírito do Karaokê continua mais forte mesmo depois da pandemia. Foi a alegria, a amizade, voltando aos palcos dos Karaokês Taikais. A Regional Higashi mostrou mais uma vez a sua união, a sua competência e sua força”, afirmou com firmeza. “Parabenizo a todos os cantores participantes tantos da regional Higashi, como aos da regional Norte, pelo alto nível nas apresentações. Com toda a certeza iremos fortes para o Paulistão 2023!“, concluiu.

(Texto e fotos: Silvio Sano)

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ