Acontece Cultura Exposição Notícias

“Japão 47 Artesãos” apresenta peças que contam um pouco da história das 47 Províncias japonesas

A beleza e simplicidade do tradicional papel japonês, Washi (Foto: Luci Judice Yizima)
Nova mostra da Japan House São Paulo expõe o processo criativo de 47 artesãos contemporâneos. (Foto: Luci Judice Yizima)

Entre a tradição e inovação, a nova mostra da Japan House São Paulo expõe o processo criativo de 47 artesãos contemporâneos, que ressignificam técnicas milenares do Japão. Combinando design, artesanato, contemporaneidade e tradição, a Japan House São Paulo apresenta JAPÃO 47 ARTESÃOS, exposição em cartaz de 22 de abril a 17 de julho, com curadoria do designer japonês Kenmei Nagaoka, do D&DEPARTMENT PROJECT. O segundo andar do centro cultural é o cenário para descobertas resultantes de um Japão contemporâneo, que jamais abandona suas tradições, a ser revelado em suas características, habilidades e sensibilidades, por meio de peças feitas por artesãos das 47 províncias que compõem o Japão.

 

Os Jovens curadores Miho Kuroe, Mitsuko Matsuzoe, Hanae Murata e Zenyo Saito (Foto: Luci Judice Yizima)

 

JAPÃO 47 ARTESÃOS traça um amplo panorama do fazer manual no Japão atual, com itens que revelam histórias e características individuais das províncias e se utilizam de designs típicos, inclusive para subvertê-los. A primeira vista, os itens podem parecer distantes da regionalidade típica, porém, o ponto de partida para esses artesãos em suas criações são, muitas vezes, as memórias de sua terra natal, os materiais e as técnicas herdadas nos muitos séculos de saber.

 

“Tendo como pano de fundo a história e a atmosfera de cada região, incluindo o artesanato tradicional e a indústria local, esses artesãos misturam a própria criatividade e as necessidades da sociedade de forma equilibrada, expressando a si mesmos na forma de recipientes e utensílios”, revela Kenmei Nagaoka. A seleção das peças ressalta que o design não está relacionado ao consumo desenfreado, mas sim, na valorização dos objetos de qualidade, que contam uma história.

 

Para ajudar a alcançar as singularidades e contar estas histórias, as peças da mostra estão divididas em cinco agrupamentos que formam as áreas geográficas do país nipônico: Hokkaido, Honshu, Shikoku, Kyushu e Okinawa. “A exposição é uma forma visual de apresentar ao público um panorama das 47 províncias japonesas, traduzidas por meio de objetos contemporâneos que seguem preceitos tradicionais em sua técnica ou na escolha de materiais. É mais um exemplo dessa harmonia tão importante na cultura japonesa entre o passado e o presente”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo.

 

A beleza e simplicidade do tradicional papel japonês, Washi (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Dentro da programação de JAPÃO 47 ARTESÃOS, será realizado no dia 23 de abril, às 19h, a palestra “Artesanato contemporâneo do Japão” sobre os detalhes da exposição, com foco nos processos produtivos. O evento será coordenado pelo vice-presidente do D&DEPARTMENT PROJETC, Mitsuko Matsuzoe, que se dedica a pesquisas sobre as particularidades das províncias japonesas.

 

Artesanato em madeira cedro, Hinoki, um cipreste japonês (Foto: Luci Judice Yizima)

 

A JAPÃO 47 ARTESÃOS amplia o entendimento sobre o Japão contemporâneo, além de demostrar o apreço e o respeito que a cultura japonesa carrega por seus conhecimentos milenares e suas técnicas em constante aprimoramento.

 

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

 

 

JAPÃO 47 ARTESÃOS

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

De 22 de abril a 17 de julho de 2019

Segundo andar

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

 

Palestra “Artesanato contemporâneo do Japão”  

Quando: 23 de abril de 2019, às 19h

Participação Gratuita

Ingressos distribuídos uma hora antes do evento na recepção

 

 

Sobre D&DEPARTMENT PROJECT

O D&DEPARTMENT PROJETC – fundado em Tóquio, em 2000 – realiza atividades para rever e apresentar algumas das particularidades das 47 provinciais japonesas, incluindo seus designs típicos. Criado pelo designer Kenmei Nagaoka, o espaço composto por museu, loja e restaurante propõe transmitir as sensibilidades, habilidades e características individuais do Japão atual. Todas as atividades são realizadas sob o conceito Long Life Design, que não trata apenas de design, mas da influência que o ambiente, processos produtivos e as formas de venda, exercem sobre objetos que continuam a ser regularmente produzidos.

 

 

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo (JHSP)

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JHSP promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão de visitantes.

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Acontece

Associação Hokkaido

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Acontece

Associação Hokkaido

%d blogueiros gostam disto: