CAPA Empresas & Economia Notícias Novidades

KLM se une à equipe estudantil AeroDelft para desenvolver avião movido a hidrogênio

O projeto coloca a KLM na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias para voar. (Foto: Divulgação)

A KLM Royal Dutch Airlines e a equipe de estudantes AeroDelft, da Holanda, iniciaram uma parceria em abril para desenvolver uma aeronave movida a hidrogênio. Batizada de Projeto Phoenix, a iniciativa trará um melhor entendimento de como a substância pode ser aplicada na aviação, incluindo a criação de tanques de hidrogênio líquido e recursos essenciais de segurança. O projeto coloca a KLM na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias para voar.

KLM se une à equipe estudantil AeroDelft para desenvolver avião movido a hidrogênio. (Foto: Divulgação)

A KLM e a AeroDelft compartilham a ideia de que as viagens aéreas são essenciais para as pessoas e diversos setores, e que a inovação na aviação é vital. Assim, a colaboração entre as empresas chega para integrar vários ecossistemas em torno de tecnologias futuras, como voar com hidrogênio.

Nesse sentido, a KLM e a AeroDelft querem contribuir para o desenvolvimento da tecnologia de hidrogênio e pré-condições associadas. Isso pode incluir certificação, regulamentos e infraestrutura. Afinal, as tecnologias atualmente em andamento ainda enfrentam muitos desafios, como a distribuição e o transporte de hidrogênio líquido, por exemplo.

AeroDelft é composta por 50 alunos da Delft University of Technology, na Holanda. (Foto: Divulgação)

O objetivo do Projeto Phoenix é construir uma aeronave movida a hidrogênio. O plano envolve o desenvolvimento de um drone, o Phoenix-Prototype, que servirá de trampolim para a construção da primeira aeronave tripulada movida à hidrogênio líquido-elétrico, o Phoenix Full-Scale.

O Phoenix-Prototype funciona com um motor elétrico, alimentado por hidrogênio líquido e tecnologia de célula de combustível. O drone já completou seu primeiro voo, dando uma contribuição importante para o projeto. O teste avaliou se o equipamento poderia voar com hidrogênio líquido e se poderia ser controlado do solo.

O drone serve como ponto de partida para a futura aeronave tripulada que voará com hidrogênio: o Phoenix Full Scale. A equipe construiu a estrutura para esse modelo e está testando os sistemas de alimentação dentro desse mesmo molde. Além disso, o time pretende pilotar suas aeronaves tripuladas já em 2024, usando hidrogênio gasoso e, posteriormente, em sua fase líquida, em 2025.

A AeroDelft é composta por 50 alunos da Delft University of Technology, na Holanda, que tem como missão demonstrar e promover o hidrogênio como uma alternativa aos combustíveis convencionais.

“A KLM almeja desempenhar um papel de liderança na inovação para a aviação e está buscando ativamente oportunidades para acelerar esses desenvolvimentos. A inteligência e as soluções da geração mais jovem são necessárias para pensarmos fora da caixa, e o entusiasmo e o trabalho árduo da AeroDelft contribuem amplamente para isso”, destaca Barry ter Voert, CXO e vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Negócios da empresa.

“Estamos muito felizes em atuar com a KLM para o futuro da aviação e é muito gratificante ter o apoio de um grande player da indústria. Juntos, trabalharemos intensamente para criar tecnologias novas e inovadoras, e para ensinar os engenheiros do futuro”, finaliza Wouter van der Linden, gerente da equipe AeroDelft.

Sobre a KLM Royal Dutch Airlines

Por mais de um século, a KLM tem sido pioneira no setor de aviação civil. A KLM é a companhia aérea mais antiga ainda operando com seu nome original e tem como objetivo ser a companhia aérea europeia líder em foco no cliente, eficiência e sustentabilidade. A malha aérea da KLM conecta a Holanda com todas as principais regiões econômicas do mundo e é um poderoso motor que impulsiona a economia holandesa.

A KLM também é membro da aliança global SkyTeam, que tem 19 companhias aéreas associadas.

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ