Colunas Krônicas

KRÔNICAS: 19º Melodias Imortais… ainda, o show!

Melodias Imortais (Nipponjin no Kokoro no Utah)! (Foto: Silvio Sano)

O problema de escrever semanalmente é que estamos sujeitos a nos depararmos com mais de um bom tema. Por exemplo, nesse interim entre a Krônica anterior e a atual ocorreram-me quatro: Movimento Político Nikkei, Confraternização TV Utiná, Melodias Imortais e, acredite!… outra caminhada, com minha esposa, nos arredores de casa!

Escolhi… Melodias Imortais (Nipponjin no Kokoro no Utah)!

Já escrevi três sobre esse que considero o melhor espetáculo do ano dentre os realizados no grande auditório do Bunkyô. Na primeira, aliás, em 2007, já o considerando assim. Na época, nesse auditório, já ocorriam dois ou três grandes Kouhaku, o Zenpaku e nascia o Bunka Matsuri, do próprio Bunkyô-SP.

Não me recordo, mas acho que o acompanho desde a primeira edição porque entrei nesse meio em 1999, quando minha esposa passou a cantar em concursos de karaokê e, “ligado como sou”, minha antena também se direcionou a essa área. Por isso escrevi Krônicas também a respeito, uma das quais com o título “Boom do Karaokê”.

Voltei a abordar sobre o Melodias, em 2011, porque minha esposa fora convidada a substituir uma cantora que havia desistido em cima da hora; e, em 2014, porque dentre dois temas da semana, conforme acima, acabei tendo de optar por esse, novamente. Veja a razão pelo título da mesma:Debate no Bunkyô? Não! Melodias Mais do que Imortais!”

Mas, lógico, nem tudo são flores! Ainda mais neste país repleto de problemas econômicos… principalmente a eventos realizados por mãos não profissionais… mas que só conseguem serem concretizados graças ao conhecido voluntarismo nikkei. Ainda bem! 

Lembro-me de que em 2011 já havia a preocupação em relação ao prosseguimento desse evento por parte da comissão. A “culpa” da continuidade até hoje é devido ao auditório, todos os anos, sempre lotado e à satisfação, ainda com muita emoção, mostrada pelo público.

Sem contar os comentários, agora também nas redes sociais, de cantores top que participaram do mesmo, ao testemunharem, de cima do palco, as reações do público, firmando o desejo de retornarem no próximo ano.

Silvio Sano

- Formado em arquitetura pela Univ. Mackenzie (1974), auge: ampliação do estádio Santa Cruz (Recife, 1981); conhece o Japão por quatro óticas (bolsista 1975, lua-de-mel 1980, Univ.Nagoya 1985/887 e decasségui 1989/1992); colunista e chargista desde 1996; escritor, com sete livros publicados (Kontos, Krônicas & Kanções foi o último); compõe versões em português de músicas japonesas (Youtube), mas também de outras línguas (Hallelujah=>HalleLULA, do inglês); cantor nas categorias Pop e Internacional e, palestrante (tema atual = conflitos nikkeis mesmo 110 anos depois);

- Vice-presidente do Conselho Deliberativo da ACA Mie Kenjin do Brasil, Assessor de Comunicação e Imprensa da UPK (União Paulista de Karaokê) e um dos adminiostradores dos sites Nikkeyweb e UPK. 

www.facebook.com/silvio.sano.7
twitter.com/silvio_sano
silvio.sano@yahoo.com

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Haru Matsuri

Arena Radical

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Haru Matsuri

Arena Radical

%d blogueiros gostam disto: